Uma das maneiras de comprovar seu nível de inglês é por meio dos testes de proficiência, IELTS e Cambridge são alguns deles. Normalmente, esse tipo de confirmação de conhecimento em um idioma estrangeiro é solicitada por motivos acadêmicos, profissionais ou no processo de imigração para um novo país.
Como existem mais de uma opção de testes, é comum que os estudantes tenham dúvida sobre qual é o mais indicado para suas necessidades. AUniversidade de Cambridge é uma das mais tradicionais quando o assunto é a emissão de certificados de conhecimento da língua inglesa.
Outro tipo de teste de proficiência bem conhecido é o IELTS (International English Language Testing System), organizado por três instituições distintas e aceito inclusive em processos de aplicação de visto.
Apesar de ter basicamente os mesmos objetivos, cada um deles tem suas particularidades e cada estudante deve entender seu perfil antes de prestar um dos exames.
Se quer saber mais sobre o tema, continue a leitura. Este texto irá esclarecer as principais dúvidas sobre o teste de IELTS e Cambridge, e qual a diferença de uma para a outra, sendo ambas as provas reconhecidas em vários locais do mundo.
O que é Cambridge?
A Universidade de Cambridge é uma instituição de ensino superior, localizada no Reino Unido, a segunda no mundo em língua inglesa. A organização é responsável pela aplicação do teste de proficiência em inglês mais tradicional do mundo. O primeiro teste Cambridge foi aplicado em 1913.
Estima-se que, anualmente, pelo menos cinco milhões de pessoas de mais de 130 fazem o teste em busca do certificado.
Certificado de Cambridge: para que serve?
O Certificado de Cambridge é um comprovante de proficiência na língua inglesa, utilizada por diversas empresas e universidades ao redor do mundo para confirmar o nível de conhecimento no idioma para candidatos a vagas de trabalho ou bolsas de estudos.
Muitas vezes, esse certificado também é solicitado durante a aplicação para vistos de estudo, trabalho ou moradia permanente em países que possuem o inglês como língua nativa.
Mais de 20 mil instituições de ensino (públicas e privadas), governos e empresas aceitam o certificado de Cambridge ao redor do mundo.
Cambridge: quais são os tipos de certificações existentes?
Para conseguir um certificado de Cambridge, o estudante de inglês precisa prestar uma prova, que irá medir o conhecimento em pelo menos quatro pilares: Reading (leitura), Writing (escrita), Use of english (uso do inglês) e Listening (escuta). Todas as provas são aplicadas em dupla.
Um dos diferenciais das certificações de Cambridge é que existem testes para cada perfil de candidato e que, ao passar do tempo, é possível realizar as demais provas, conforme a evolução no aprendizado do idioma.
Conheça um pouco mais de cada teste de Cambridge:
Cambridge English: Young Learners – YLE
- São destinados a crianças de 7 a 12 anos, normalmente, iniciantes no idioma. O diferencial é que as atividades são lúdicas e motivadoras.
- É possível conquistar três níveis distintos de conhecimento: Starters, Movers e Flyers. Cada um deles possui um brasão.
- Ao mudar de nível, um novo brasão e certificado é concedido aos jovens.
Cambridge English: Preliminary – PET
- É um teste que exige um nível intermediário de conhecimento da língua inglesa.
- Geralmente, ele é uma fase inicial de comprovação de domínio do idioma.
- Os estudantes que realizam essa prova estão se preparando para conquistas certificados mais robustos no futuro.
Cambridge English: Advanced – CAE
- Esse é um certificado aceito por muitas empresas e universidades em todo o mundo, especialmente, pois indica um nível avançado de conhecimento do inglês.
- Os estudantes acadêmicos e profissionais que desejam comprovar sua proficiência avançada no idioma, normalmente, optam por esse teste, já que é reconhecido por muitas instituições.
Cambridge English: Proficiency – CPE
- Este é um dos testes mais difíceis aplicados pela Universidade de Cambridge, pois é a comprovação de que o candidato tem domínio total da língua inglesa, ou seja, utiliza o idioma como um nativo.
- Essa prova confirma a fluência e gramática em inglês nos quatro pilares citados acima: writing, listening, speaking e reading.
- De maneira geral, esse é o nível mais aceito pelas instituições acadêmicas e pelas empresas.
Cambridge English: Proficiency – FCE
- Um dos mais procurados por brasileiros, esse certificado comprova que o estudante utiliza o inglês de acordo com as normas cultas do idioma, com boa noção de fala, leitura e escrita.
- Como o próprio nome já diz, ele é o primeiro teste a ser realizado quando o aluno finaliza o curso de inglês tradicional. Esse teste é o mais aplicado no mundo.
O que é IELTS?
IELTS (International English Test system) é mais um tipo de exame de proficiência em inglês, aceitos por universidades e empresas para a comprovação de conhecimento no idioma. O teste é organizado por três instituições: British Council, Cambridge Language Assessment e IDP Australia.
Assim como o Cambridge, o teste do IELTS testa as seguintes habilidades: listening, Reading, writing e speaking. Esse certificado é solicitado por instituições de diversos países como Austrália, Canadá, Irlanda, África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido.
Cada vez mais procurado, o teste tem dois módulos diferentes:
Módulo acadêmico: utilizado por muitos cursos de graduação e pós-graduação em vários países para comprovar a proficiência de inglês dos estudantes.
Módulo geral: é um dos requisitos solicitados por países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá para a liberação do visto. Muitas empresas também solicitam esse tipo de certificado do IELTS para estágio profissional.
IELTS e Cambridge: como escolher?
A escolha de qual tipo de teste você deve fazer vai depender do seus objetivos, por exemplo, pode ser que a universidade onde você quer estudar só aceite um tipo específico de certificado.
Outro ponto a se levar em consideração é o nível do seu inglês. O exame de Cambridge, por exemplo, permite que você inicie prestando a prova para o conhecimento intermediário e depois vá aumentando gradativamente até conseguir o CPE, que demonstra a fluência na língua inglesa.
Onde estudar para estes testes?
Uma das possibilidades para quem quer um certificado de proficiência de Cambridge ou do IELTS é fazer um curso preparatório no país.
Assim, além do aprendizado na sala de aula, o aluno ainda pode praticar o idioma com nativos, que é a forma mais eficiente se melhorar a fluência em uma língua estrangeira.
O intercâmbio na Austrália é bastante procurado por brasileiros por diversos motivos, como a diversidade cultural, o clima, a qualidade das instituições de ensino e a possibilidade de trabalhar enquanto estuda.
A Greenwich College e a Impact English School, escolas renomadas na Austrália, oferecem diversos tipos de curso de inglês na Austrália, inclusive, preparatórios para os exames de Cambridge e IELTS.
Com campus em Sidney e Melbourne, a Greenwich College tem aprovação de qualidade de mais de 98% dos seus alunos e conta com professores especializados em ensinar inglês para estrangeiros.
Já a Impact English School possui campus em Melbourne e Brisbane e coleciona prêmios que destacam a qualidade da instituição e professores.
Quer saber mais sobre a instituição? Entre em contato com a Spiible e um de nossos consultores especializados em intercâmbio irão te atender e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como estudar inglês na Austrália!