Estude Business Intelligence no Canadá

share on

Entende o que o profissional de Business Intelligence faz e porque esse profissional é super requisitado no mercado de trabalho.

Um dos países mais buscados por brasileiros para fazer intercâmbio é o Canadá. O destino oferece oportunidades de visto de estudo ou de trabalho e até de residência permanente, a depender dos seus objetivos e/ou faixa etária. Para quem opta por ser um estudante no país, atualmente, o Business Intelligencecurso de especialização, é uma das opções disponíveis.

A profissão tem ganhado força em todo o mundo e, além da oportunidade de intercâmbio no Canadá, após a formação ainda é possível conquistar uma vaga de emprego. Caso você tenha o desejo de se aventurar em terras canadenses e tenha familiaridade com análise de dados, essa pode ser a ocasião que estava procurando.

Para entender melhor sobre a profissão de Business Intelligence, o que faz esse profissional e como estudar no Canadá, continue a leitura!

O que é Business Intelligence e para que serve?

A análise de dados tem sido considerada no mercado de trabalho como um diferencial e uma porta de entrada para o sucesso das empresas. Foi a partir desta percepção de que dados são importantes para a gestão do negócio que surgiu o conceito de Business Intelligence (BI).

Resumidamente, o termo se refere a um conjunto de ações voltadas ao estudo de dados da empresa e do mercado como um todoque, em conjunto, auxiliam os gestores na melhora da efetividade da companhia, permitindo rápidas adaptações e mudanças de processos internos.

Vale destacar que o conceito de Business Intelligence não é recente. Ele vem sendo utilizado desde a década de 60 também com a ideia de utilizar os dados de forma estratégica, também conhecido como Business Intelligence tradicional.

Ultimamente, com o advento da tecnologia, o termo ganhou maior popularidade, pois foram desenvolvidos softwares de inteligência artificial e machine learning.  É o que tem sido chamado pelos especialistas da área de Business Intelligence moderno.

Por isso, quem deseja atuar com Business Intelligence precisa entender que a área está diretamente relacionada com a coleta, o armazenamento e a análise de dados da organização na qual irá trabalhar. A integração dessas informações e o olhar estratégico do profissional de BI devem estar voltados sempre para melhora do desempenho do negócio.

O que faz um profissional de Business Intelligence? 

A análise de dados e o uso estratégico dessas informações é a essência do Business Intelligence. Por isso, os analistas de BI utilizam uma série de ferramentas e técnicas para a realização do seu trabalho, como:

  • Mineração de dados;
  • Análise empresarial;
  • Soluções tecnológicas de armazenamento de dados;
  • Visualização de dados;
  • Benchmarking e métricas de desempenho;
  • Produção de relatórios;
  • Entre outras práticas recomendadas.

Com todas essas informações em mãos, é papel deste profissional orientar os demais gestores da empresa em que atuam sobre quais as melhores atitudes a serem tomadas.

A partir do que foi analisado, o BI pode auxiliar com pontos como aumento de lucros, experiência do cliente, análise da concorrência, identificação de tendências do mercado e otimização das operações da companhia. Além disso, o analista de Business Intelligence pode ainda identificar erros e solucionar problemas da empresa.

Desta forma, essa é uma profissão que além de familiaridade com números e estatísticas, exige ainda um forte olhar analítico e estratégico.

No que atua esse profissional?

Uma das vantagens de se especializar em Business Intelligence é que o ramo de atuação é grande. Afinal, empresas de todos os setores podem se beneficiar da análise estratégica de dados. Tradicionalmente, porém, alguns segmentos apostam com mais frequência neste profissional como tecnologia da informação, saúde e educação.

De maneira geral, o foco é sempre o olhar estratégico para o negócio como um todo. Entretanto, ainda existe a possibilidade de ser contratado para atuar em apenas um setor da empresa, por exemplo, analisar os dados de vendas e perfis de clientes para impulsionar vendas.

Sendo assim, oespecialista em BI pode trabalhar em empresas de todas as áreas, desde que o negócio tenha em sua essência a análise de dados ou ainda esteja implementando o sistema n companhia.

Quando ganha quem atua com Business Intelligence no Canadá?

A profissão de analista de Business Intelligence está se popularizando em todo o mundo e o Canadá é um dos países que mais investem no modelo de análise empresarial. Por isso, é um mercado promissor para quem deseja ingressar na área.

Além disso, outro atrativo é a remuneração. Atualmente, em algumas empresas, para o cargo de analista de business intelligence, o salário médio é de 72 mil dólares canadenses ao ano(aproximadamente 320 mil reais).

O país é um bom destino, inclusive, para quem ainda não é especialista em BI, pois existe a possibilidade de solicitar um visto de estudante para intercâmbio no Canadá e, posteriormente, aplicar para visto de trabalho.

Para solicitar o visto de estudantes para cursos de mais de seis meses de duração, como costumam ser a formatação de cursos profissionalizantes, é necessário possuir uma Carta de Aceite de uma instituição de ensino do país, reconhecida pelos órgãos regulatórios canadenses.

Conheça o curso de Business Intelligence no Canada College Inc.

 

Se você deseja fazer um curso na área e ainda estudar fora do país, uma das instituições canadenses que oferecem o cursos de especialização em Business Intelligence, o Canada College Inc. recebe estudantes estrangeiros, inclusive, brasileiros.

O curso tem um total de cinco semestres e 1350 horas de duração, ou seja, caso seja aprovado para estudar na instituição, poderá ficar no Canadá por pelo menos dois anos e meio. A especialização em analista de Business Intelligence tem como intuito treinar o estudante para analisar dados organizacionais e ambientais a fim de auxiliar na tomada de decisões estratégicas dentro da empresa.

Depois de formados, os alunos estarão prontos para exercer a profissão no ramo que escolherem e ainda dominarão as ferramentas mais utilizadas pelas empresas como Oracle e Microsoft. Aliás, um dos diferenciais do Canada College Inc. é que todos os programas oferecidos aos alunos incluem aprendizagem teórica e prática significativa, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

Com tradição em cursos de análise de dados, a faculdade possui reconhecimento do Ministério do Ensino Superior, Pesquisa, Ciência e Tecnologia (MESRST) e do Ministério da Educação e Ensino Superior (MESS).

Por que e como estudar no Canadá?

Caso tenha o desejo de estudar, trabalhar ou morar fora do país definitivamente, o sistema de pontos do Canadá é um dos que mais atraem os brasileiros pela forma de atuação e liberação de visto. Ter um diploma de uma instituição reconhecida no país conta pontos na aplicação para um visto de trabalho ou residência permanente.

Antes de aplicar a solicitação para o visto de estudante de mais de seis meses, como falamos, será necessário possuir a aprovação da faculdade onde deseja estudar. É possível realizar esse processo diretamente com a instituição de ensino, mas contar com o auxílio de uma agência de intercâmbio pode ser um diferencial para receber o aceite.