Web & Mobile Development no Canadá: CO-OP e estágio remunerado

share on

O Co-op é um dos queridinhos de quem quer se especializar e trabalhar no Canadá. Entenda esse programa de estágio remunerado.

Você sabia que existem cursos no Canadá que não apenas dão permissão para trabalho, mas também exigem que você passe por um estágio para se formar? Esses estágios são remunerados fazem parte do programa CO-OP.


Para quem quer fazer intercâmbio de estudos e trabalho no Canadá, o CO-OP é, sem dúvidas, uma das melhores opções. A seguir, vamos explicar como funciona, a partir de um exemplo real do curso de Web Mobile Development, uma área que está super em alta no Canadá, apresentando altíssimo índice de empregabilidade.

O que é CO-OP?

Algumas instituições de ensino canadenses têm parceria com empregadores que oferecem vagas de estágio para que alunos estrangeiros de cursos superiores, técnicos ou tecnólogos, tenham uma experiência prática em sua área de estudo como parte da grade curricular obrigatória. 


Esses 
estágios são remunerados e, além disso, no CO-OP é possível obter permissão para trabalhar em tempo parcial (20 horas semanais) durante o curso, enquanto não estiver fazendo o estágio obrigatório, e em tempo integral (40 horas semanais) durante os breaks (ou férias escolares) e também após a finalização do curso.


tempo de duração varia de acordo com o tipo de curso e o tempo de estágio, mas, em geral, o CO-OP dura entre 26 semanas (ou 6,5 meses) e 2 anos.

Quais os requisitos para ingressar no CO-OP?

Para ser elegível a um programa de CO-OP, é preciso ter 18 anos completos (ou 19, dependendo da escola), diploma de ensino médio e nível de inglês, no mínimo, intermediário (varia de acordo com a instituição). Em geral, não é exigido teste de proficiência (como IELTS e TOEFL). A própria escola pode aplicar um teste de inglês ou realizar uma entrevista para avaliar seu nível de fluência no idioma.


Para fazer a aplicação do seu
 visto (modalidade de estudos), você deverá providenciar com a escola uma carta do seu programa de estudos comprovando que ele faz parte do CO-OP. É necessário também comprovar que você tem condições financeiras de se manter no país durante os estudos (1200 CAD/mês).


É importante
 organizar toda a documentação com antecedência para que não haja nenhuma intercorrência que atrapalhe seus planos. Então, mesmo que você esteja se programando para fazer um estágio no Canadá pós-pandemia, por exemplo, quanto antes começar esse planejamento, melhor.

 

Quais as vantagens de fazer um CO-OP no Canadá?

Como ressaltamos no início, o Canadá apresenta um alto índice de empregabilidade em várias áreas, principalmente naquelas ligadas à tecnologia. Além disso, tem muitos cursos com excelente ótimo custo-benefício, cidades com excelente infraestrutura e qualidade de vida, e é um país receptivo a estrangeiros.


Sendo assim, você terá contato com diferentes 
culturas do mundo inteiro e a oportunidade única de desenvolver uma ampla rede de network, visando uma carreira internacional.


O
 CO-OP no Canadá pode ser, ainda, o primeiro passo para que você consiga imigrar definitivamente no futuro, caso tenha interesse. A partir dos contatos feitos durante o curso e da sua experiência de estudos e trabalho, é possível que você arranje um emprego, o que conta pontos para pleitear um visto de residência permanente. 


Dependendo da área de trabalho, essa probabilidade é ainda maior. Por isso, vamos apresentar agora um dos cursos que pode lhe garantir vantagens competitivas relevantes nesse processo.

Web development no Canadá

Para quem deseja construir uma carreira no exterior, a área de Desenvolvimento de Software é um prato cheio! O que não faltam são vagas de emprego no Canadá para profissionais de Web e Mobile Development.

 

No programa de Desenvolvimento Web ou Mobile da Cornerstone, que faz parte do CO-OP, você faz 12 meses de estudo acadêmico e 12 meses de estágio remunerado. Nos 3 primeiros meses, você aprende os fundamentos da programação:

  • Introdução à computação;
  • Algoritmos, fluxogramas e solução de problemas; 
  • Java (introdução à programação orientada a objetos).


Depois, o(a) aluno(a) 
escolhe se especializar em Web ou Mobile. Caso opte por Web, terá os seguintes módulos:

  • Desenvolvimento Web I (design, HTML, CSS, FTP, PHP);
  • Desenvolvimento Web II (estrutura JQuery, JavaScript, HTML5, CSS3);
  • React.js e Javascript moderno;
  • Fundamentos do Node.js;
  • Projeto de Programação (ideia prática).


Se optar por 
Mobile, você vai aprender:

  • Desenvolvimento para aplicativos Android;
  • Desenvolvimento para aplicativos iOS;
  • Programação em Objective-C;
  • Programação Swift;
  • Projeto de Programação (ideia prática).

Qual a probabilidade de conseguir um estágio no Canadá na área de Web Development?

A própria escola tem uma equipe dedicada a organizar eventos de trabalho e workshops para que seus alunos encontrem oportunidades de estágio remunerado no Canadá. Ela oferece, ainda, suporte individualizado para elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego.


Claro que o empenho, as habilidades particulares de cada aluno(a) e a disposição em encarar desafios também contam muito, mas tendo o suporte da escola, o processo certamente se torna menos complicado, né?


Após a formação em Web e Mobile Development da Cornerstone, 90% dos alunos do curso encontram trabalho na área em até 6 meses. A Cornerstone fica em Vancouver, que é uma das regiões onde há mais demanda por profissionais como Software Engineer, Mobile Developer, Front End Developer e Back End Developer. 


A oferta de trabalhadores locais não é suficiente para atender a essa demanda, então foi criado um programa de migração acelerada e residência, o 
BC PNP Tech Pilotpara atrair e reter talentos mundiais das 29 ocupações listadas. 

Web Developer: quanto ganha?

O salário médio de um(a) desenvolvedor(a) de software no Canadá é de 65 mil dólares por ano, mas ele(a) pode chegar a ganhar 87 mil dólares como profissional sênior. O salário de entrada fica na faixa de 46 mil dólares anuais.


Os alunos do programa de CO-OP de Web Mobile Development ganham, em média, $ 22, 45 CAD por hora.


Fazendo as contas, você consegue não só custear parte de suas despesas por meio do estágio remunerado e do trabalho durante os estudos, como tem boas chances de recuperar o investimento no curso em médio e longo prazo.


O Canadá está se tornando um 
polo da tecnologia mundial, tanto que vem sendo chamado de Vale do Silício do Norte. Ou seja, a partir do programa de CO-OP, você terá não só uma experiência internacional incrível de estudos e trabalho, que vai alavancar sua carreira e seu currículo, como pode começar a trilhar um caminho para migração permanente, com ótimas oportunidades de emprego e salário no Canadá, principalmente se souber escolher o curso certo.


A Spiible tem ótimos programas nessa área, entre em contato com nosso time para conhecê-los.