Como abrir uma empresa na Austrália?

share on

Viver e trabalhar na Austrália pode te trazer inúmeras oportunidades, uma delas é empreender em uma das áreas mais promissoras.

Você já pensou em como abrir uma empresa na Austrália ou em outro país, para ampliar os seus negócios internacionalmente? Muitos empreendedores não sabem direito como realizar esse processo ou nem imaginam que há essa possibilidade. Sabemos que o processo burocrático no Brasil é bem longo e demorado, e às vezes temos a sensação de que em outro país pode ser ainda mais complexo realizar esse sonho de empreender.


Porém, quando falamos em Austrália, essa complexidade é praticamente inexistente. Isso porque o 
governo australiano investe constantemente em incentivos fiscais e programas de apoio aos empreendedores no país. Um exemplo disso é a Agenda Nacional de Inovação e Ciência, um plano de financiamento para startups. Outro é o Programa de Empresários da Iniciativa de Apoio à Incubadora, que auxilia os fundadores de startups com conselhos sobre o mercado de trabalho.


Para que esse ecossistema de empresas prospere de maneira efetiva na Austrália, o governo está plantando diversas sementes, além do 
investimento de mais de USD 35 milhões no setor nos próximos 5 anos e a liberação de uma página para dar suporte a empreendedores no país. Desta forma, o governo pretende desenvolver em seu território um epicentro tecnológico de atividades originais e inovadoras.


Além disso, a 
Austrália facilita a abertura de empresas, ajudando empreendedores a conseguirem seu ABN ou registro da empresa (similar a um CNPJ no Brasil) em questões de minutos e cobrando impostos de forma simples.


Agora, se você acha que estes benefícios são apenas para nativos da Austrália, está muito enganado! Existem várias formas de conseguir entrar no mercado de inovação australiano e uma delas é
 por meio dos estudos. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue com a gente nas próximas linhas!

 

Como estudar na Austrália me ajuda a empreender no país?

Austrália está cheia de oportunidade para estudantes internacionais que desejam empreender, porém você precisa entender e conhecer o mercado para conseguir ser bem-sucedido. 


O país é reconhecido por ter uma educação de qualidade em nível internacional, com investimentos constantes no sistema educacional e instituições de ensino que aparecem frequentemente nos rankings das melhores do mundo.


Como já mencionado, o país encoraja iniciativas inovadoras e independentes, e suas instituições de ensino são moldadas para incentivar este tipo de comportamento no país, desenvolvendo profissionais do mundo todo e criando grandes empreendedores.


Estudar empreendedorismo na Austrália certamente é uma forma de inserir você no mercado australiano, aprendendo como a região funciona, e desenvolvendo ainda mais suas habilidades de gerenciamento e inovação. Além disso, os cursos permitem que você faça networking com outros profissionais e empresas que futuramente podem ajudar o seu negócio a crescer.

Conheça a Design Factory Melbourne

Um bom exemplo de tudo o que foi exposto até o momento é a Design Factory Melbourne (DFM). O programa é promovido pela Swinburne University of Technology, situada em Melbourne, e reúne estudantes, líderes de pesquisa, parceiros da indústria e empresários para resolver problemas complexos, gerar soluções inovadoras e prever cenários futuros. 


Ela também fornece uma plataforma interdisciplinar para pesquisas engajadas na indústria. O hub de colaboração reúne usuários finais, estudantes e pesquisadores para os estágios iniciais de desenvolvimento de produtos e serviços para experimentar conceitos e seu valor potencial.


A DFM promove a cultura de inovação e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de parcerias entre os institutos e centros de pesquisa da Swinburne, além de construir relacionamentos duradouros com organizações externas.


A iniciativa já entregou mais de 100 projetos interdisciplinares para o mercado, com mais de 80 parceiros em diversos setores, incluindo inúmeras colaborações nacionais e internacionais com organizações corporativas, governamentais e sem fins lucrativos.


A ideia do programa é procurar parceiros de projetos para apresentar soluções criativas e criar mudanças na forma de novos produtos, serviços ou inovações de sistemas. Por meio de um processo de inovação de design que inclui geração de ideias, prova de conceito, prototipagem e teste, as equipes de projeto fornecem soluções criativas, visualizam resultados e desenvolvem protótipos para a indústria — tudo realizado pelos alunos da universidade com o apoio de professores e pesquisadores da Swinburne.


Os membros da equipe recebem liberdade e recursos para criar soluções genuínas, os alunos ganham novas experiências de aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares e internacionais e os patrocinadores do projeto têm acesso a equipes de alunos de alto nível e acadêmicos de destaque.


MERCHAN: Master of Entrepreneurship and Innovation 

Projetado para ajudar os alunos a compreender os desafios e oportunidades que podem surgir ao embarcar em uma nova empresa ou liderar um período de mudança dentro de uma organização, o Master of Entrepreneurship and Innovation, da Swinburne University of Technology, foi desenvolvido para dar todo o suporte necessário a empreendedores de todo o mundo.


Quer conhecer o programa melhor? Fale com a gente!


Quero falar com um Student Advisor 

 

Conheça mais sobre a Swinburne!

 

 

Como abrir uma empresa na Austrália e o que é ABN?

O ABN (Australian Business Number) nada mais é do que onúmero de registro de uma empresa na Austrália, parecido com o CNPJ no Brasil. Este registro tem 11 dígitos e serve para identificar as empresas na região. 


Para você realizar a abertura do seu ABN, basta acessar o site do governo australiano e clicar em “apply for na ABN”. O processo levará apenas alguns minutos para ser finalizado e possui 6 etapas.

  • Etapa 1 – ABN Entitlement– Detalhes sobre o ABN
  • Etapa 2 – Application Detail– Detalhes sobre o registro
  • Etapa 3 – Business Information – Detalhes sobre a empresa
  • Etapa 4 –Associates Details– Detalhes associados a empresa
  • Etapa 5 – Reason for Application – Razões para abertura da empresa
  • Etapa 6 –Declaration– Declaração final para a abertura de empresa


Muito rápido e fácil, né? Porém, 
fique atento ao seu tipo de visto na hora em que for abrir seu ABN! Caso você esteja no país como estudante, como sugerimos anteriormente, você poderá trabalhar no máximo 20h semanais durante as suas aulas e até 40h durante suas férias. 

 

Como abrir uma empresa na Austrália

Quais os tipos de empresa na Austrália?

Existem vários tipos de empresas na Austrália, mas vamos falar aqui das 3 principais categorias, que são: Sole Trader (trabalhador autônomo), Company (companhia) e Trust (focada em negócios familiares ou pequenas empresas). 

 

Sole trader

Esta modalidade se assemelha à de um trabalhador autônomo e tem uma estrutura mais simples e barata. Por ser uma modalidade mais simples, alguns intercambistas acabam abrindo este tipo de empresa para poder ocupar determinadas vagas de emprego na Austrália.


É indicada para 
negócios individuais e para empresas com um único proprietário, sem sócios. Este tipo de empresa pode emitir notas fiscais para outros negócios e contratar pessoas.


Exemplos profissionais que escolhem abrir este tipo de empresas: profissionais de T.I., arquitetos, músicos, e-commerce. Nesta modalidade, o
proprietário está 100% ligado aos lucros e prejuízos da sua empresa. Ou seja, seu dinheiro e bens pessoais estão interligados com o da empresa.

 

Company 

Este tipo de empresa se assemelha a uma companhia, com uma estrutura mais complexa e com mais custos e responsabilidades fiscais. Geralmente este formato é indicado para empresas de médio e grande porte e podem ter vários sócios. Neste caso,dinheiro e os bens dos proprietários não precisam ser partilhados com a empresa.

 

Trust

Focada em negócios familiares ou pequenas empresas, é uma estrutura de negócio bem mais complexa, com o objetivo principal de preservar os bens de uma família, além de beneficiar os membros dela. Nesta categoria, osbens dos proprietários também são separados da empresa. Um exemplo bom desse tipo de negócio é o de fazendeiros locais.

 


 

 

Estes são apenas alguns tipos de empresas que você pode abrir na Austrália durante o seu intercâmbio de estudo e trabalho. Caso você queira saber mais, converse com a gente!

Quero uma consultoria gratuita!