Como conseguir um emprego na área de Comunicação no Canadá?

share on

Sendo um país repleto de oportunidades profissionais e que oferece uma excelente qualidade de vida, além de ser muito receptivo a estrangeiros, o Canadá é um dos países que mais atrai imigrantes e estudantes estrangeiros atualmente. 


Muitas pessoas se questionam sobre os melhores lugares para estudar no Canadá, em que área vale a pena investir e como conseguir um trabalho no Canadá. Dentre os segmentos que estão em alta no momento, neste post vamos destacar a área de Comunicação. Além disso, abordaremos quais são as habilidades requisitadas para conseguir trabalho no Canadá.


O que eu preciso para conseguir trabalho no Canadá?

Algumas dicas gerais também se aplicam para quem almeja conseguir um emprego no Canadá. 


Mantenha seu currículo atualizado (e devidamente traduzido para a língua inglesa) e adapte-o, se necessário, destacando as experiências mais relevantes de acordo com os requisitos da vaga para a qual estiver se candidatando. 


Se possível, indique referências contactáveis e que, de preferência, ainda estejam empregadas no seu local de trabalho anterior. 


Use plataformas on-line, como o LinkedIn e o

eJobbo, tanto para procurar vagas quanto para ser encontrado por recrutadores, mantendo seu perfil atualizado e atraente de acordo com a área de atuação e o tipo de cargo que você pretende ocupar.


Escreva uma boa carta de apresentação, evidenciando suas habilidades que são compatíveis com o que a empresa está buscando para preencher a vaga que você almeja conquistar.


É altamente recomendável que você busque orientação especializada para adaptar seu currículo, portfólio e carta de apresentação aos moldes exigidos pelas empresas canadenses. 


Não saia “atirando para todos os lados”. Estude bem as empresas e as vagas que realmente têm fit com seu perfil profissional e foque nelas.


Acompanhe ativamente suas aplicações, solicitando feedbacks quando os recrutadores não retornarem no prazo combinado, mostrando seu interesse e comprometimento com os processos seletivos de que participar.


Participe de eventos voltados para carreira, como feiras de empregos, aproveitando para fazer networking com potenciais empregadores e criar conexões com outros profissionais da sua área. 

Como posso me preparar para conseguir um trabalho?

O primeiro passo é procurar entender as diferenças culturais que possam existir em relação ao mercado brasileiro. Isso se aplica ao comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, ao vestuário e outros aspectos do dia a dia.


Pesquise sobre as empresas em que deseja trabalhar e fique por dentro de como funcionam as coisas por lá, especificamente na sua profissão. Antes da entrevista, treine algumas respostas de modo que possa abordar aspectos relevantes das suas experiências para o cargo pretendido, adaptando o discurso de acordo com o que você pesquisou antes sobre a empresa.


Um ponto fundamental é a comunicação. Além da proficiência no idioma, é importante atentar para a forma como os canadenses se comunicam no meio corporativo, que pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. 


Seja paciente, pois os relacionamentos interpessoais podem impactar muito no desenvolvimento da sua carreira internacional. Nesse caso, é mais seguro pecar por excesso do que por falta de cuidado. Aos poucos você se sentirá mais à vontade e confiante para se expressar.


Algo muito bem visto no mercado canadense é o funcionário que demonstra ter iniciativa e espírito empreendedor, no sentido de não apenas apontar problemas, mas também soluções, de maneira proativa (tendo cautela para não exagerar ou parecer algo “forçado”).

Por que estudar Comunicação no Canadá?

A comunicação é um pilar fundamental da vida em sociedade, já que ela é o que possibilita a conexão entre as pessoas. Estamos o tempo todo nos comunicando por diversos meios, presencial e virtualmente: diálogos, textos, mensagens, e-mails, reuniões, entrevistas, e-mails, postagens nas redes sociais… 


O mundo virtual e as mídias vem se transformando em ritmo acelerado, e somente quem estuda comunicação consegue ter uma visão ampla para acompanhar essa transformação digital e fazer parte dela de maneira efetiva. 


Nos programas de Comunicação geralmente estão incluídas disciplinas como humanidades, artes liberais, ciências sociais e prática de mídia. Os especialistas dessa área também costumam se interessar por idiomas, política e outras culturas. 


Nas empresas, os profissionais de comunicação têm um papel relevante, podendo atuar nos segmentos de branding, publicidade, design, produção de conteúdo, dentre outros, e precisam ser capazes de compreender a fundo o consumidor para fazer essa ponte. 


Estudar comunicação contribui, ainda, para desenvolver habilidades importantes para a vida, como pensamento crítico, resolução de problemas e conflitos, trabalho em equipe e falar em público. Essas habilidades são valorizadas em praticamente qualquer área de trabalho, portanto uma especialização em comunicação poderá lhe dar vantagem competitiva em diversas carreiras, e não apenas na área de comunicação propriamente dita. 


Além disso, neste mundo globalizado, as empresas têm clientes, parceiros e funcionários espalhados em várias partes do mundo. Para conseguir conectar de maneira efetiva todas essas pessoas com diferentes culturas, costumes e idiomas, a atuação do profissional de comunicação é indispensável. 

Que tipo de trabalho posso conseguir com um diploma de Comunicação no Canadá?

Os tipos de trabalhos mais óbvios, que são automaticamente associados a carreiras em Comunicação, estão nos segmentos de imprensa e mídia. No entanto, um diploma em Comunicação pode abrir muitas portas em diversos campos de atuação, incluindo marketing, publicidade, gerência de vendas, dentre outros.


Veja alguns exemplos de cargos que podem ser ocupados por especialistas em comunicação:

  • coordenador de relações públicas
  • planejador de eventos
  • gerente de mídia
  • gerente de recursos humanos


Habilidades de Comunicação para conseguir trabalho no Canadá

Encontrar um primeiro emprego em um novo país é, sem dúvidas, um grande desafio. Desenvolver habilidades em linguagem e comunicação pode representar um grande diferencial competitivo para uma carreira internacional bem-sucedida. Pessoas que falam e escrevem bem, em geral, também recebem melhores salários. 


O ambiente de trabalho canadense é bastante dinâmico e colaborativo, então quem consegue estabelecer uma boa comunicação e criar conexões com as outras pessoas, acaba se sobressaindo. 


Os processos seletivos no Canadá costumam abranger uma série de entrevistas envolvendo o setor de RH, recrutadores e supervisores dos cargos para os quais estão recrutando. Portanto, as habilidades linguísticas e de comunicação já farão diferença desde o primeiro momento para conquistar sua primeira vaga de trabalho no Canadá.whats


Agora você pode estar se perguntando onde estudar comunicação no Canadá, e é o que vamos responder no próximo tópico.


Por que estudar Comunicação na UCW?

O Bacharelado em Comunicação Empresarial da UCW é um programa interdisciplinar focado no desenvolvimento do conhecimento de mídia, estudos culturais e negócios,  combinando habilidades teóricas e práticas. Os métodos de comunicação aprendidos e o treinamento de mídia adquirido ao longo do curso são relevantes para carreiras em redação profissional, jornalismo, relações públicas, comunicações e publicidade.


Os graduados do programa serão capazes de:


  • Avaliar e integrar todos os tipos de comunicação empresarial.
  • Utilizar técnicas e metodologias de pesquisa.
  • Criar conteúdo de forma ética e legal para uma variedade de mercados.
  • Integrar mídia e conteúdo para se comunicar de forma persuasiva para públicos específicos.
  • Aplicar métodos de comunicação a problemas e contextos de negócios.


A UCW é o lar de estudantes de diversos países ao redor do mundo. Comunicar-se com outros alunos e compartilhar experiências pode melhorar ainda mais sua experiência de aprendizado.


 O programa de Bacharelado em Comunicação Empresarial (BA) é um conjunto interdisciplinar de cursos projetados para fornecer habilidades básicas em redação, comunicação, pesquisa e desempenho em equipe. Há também um foco na compreensão dos meios de comunicação e como eles funcionam no mundo empresarial contemporâneo.

O que eu preciso para estudar Comunicação no Canadá?

  • Diploma do ensino médio canadense (12ª série) ou equivalente com uma média geral de C ou melhor (2,0 em uma escala de 4,33)


OU

  • Vinte e um (21) anos de idade ou mais e fora do ensino médio há pelo menos dois anos, e
  • Sucesso documentado por meio de atividades acadêmicas, profissionais ou voluntárias


E



  • Acadêmico IELTS – 6.5 ou superior com um mínimo de 6.0 na faixa de redação, ou equivalente (para alunos cuja primeira língua não é o inglês). 


Você pode concluir os cursos de inglês (Programa de Acesso à Universidade) para atender aos requisitos de proficiência em inglês do programa de Bacharelado em Comunicação Empresarial.


Ficou interessado e quer saber mais?




Entre em contato com a Spiible!