Como conseguir um emprego na Austrália?

share on

Estudo e trabalho na Austrália estão entre os objetivos mais visados por brasileiros que desejam ter uma experiência completa no exterior. O país da Oceania atrai olhares de todo o mundo também pelo fato de o idioma oficial falado ser o inglês: porta de entrada para muitas outras oportunidades profissionais.

 

A prova disso é que, nos últimos anos, o Google foi bombardeado por perguntas como “tem emprego na Austrália?”; “é fácil conseguir emprego na Austrália?” “como é o trabalho na Austrália?”; “como trabalhar na Austrália 2020?”. O volume alto de buscas indica que a vida na terra dos cangurus chama a atenção de muita gente.

 

A boa notícia é que você pode ficar tranquilo, porque a Austrália é bastante conhecida pela sua receptividade com quem se muda para lá com o intuito de estudar e de trabalhar, visto que é conhecida pela sua diversidade multicultural.

 

Por isso, se você quer saber se trabalhar na Austrália vale a pena, trouxemos um panorama geral para que você comece a traçar planos para o seu futuro intercâmbio.

Como está o mercado de trabalho na Austrália?

Os níveis de desemprego na Austrália são extremamente baixos se comparados aos do Brasil, por exemplo. Você não precisa ser extremamente bom com números para entender os dados abaixo. Veja só!

 

Atualmente, conforme levantamento feito pelo IBGE sobre o terceiro trimestre de 2021, 13,5 milhões de brasileiros estão desempregados, o que sinaliza uma taxa de 12,6%. Neste mesmo período, segundo o site internacional de economia Trading Economicsa taxa para o país oceânico foi de 4.6%, quase três vezes menos que a brasileira.

 

E, a depender de cada cidade, o mercado de trabalho australiano se torna ainda mais interessante: em cidades como Sydney, Melbourne, Brisbane, Adelaide ou Perth, a taxa de desemprego é consideravelmente menor, não passando de 3,5%. Este indicativo faz as regiões citadas serem consideradas em pleno emprego.

 

Nesse caso, não é possível dizer que não exista desemprego, mas sim que, quando algum trabalhador, por algum motivo, sai do seu trabalho, o seu tempo de retorno para o mercado é pequeno. Ele praticamente tira férias! Estes números, fazem com que os brasileiros busquem um intercâmbio na Austrália, para obterem melhores condições de vida.

Quais os empregos requisitados?

É muito importante destacar, outra vez, que a língua oficial falada na Austrália é o inglês. Sendo assim, o seu nível de proficiência neste idioma determinará as vagas que você estará apto a ocupar.

 

Contudo, mudar-se para lá com a finalidade de estudar o idioma também é uma ótima opção, sendo o terceiro destino mais buscado por estudantes estrangeiros, conforme diz a International Education Association Australia (IEAA), já que o país preza pelo alto controle de qualidade nas instituições de ensino, como o Greenwich College – do qual falaremos melhor mais adiante.

 

Bom, você quer saber então as vagas de emprego com mais disponibilidade, não é mesmo? As mais recorrentes são aquelas relacionadas à área de hospitalidade, como restaurantes, cafés, hotéis e pubs.

 

Vagas com remuneração mais alta, certamente, exigirão mais fluência no idioma(além de qualificação, claro). Contudo, independentemente do cargo que você ocupar, você jamais receberá menos que AU$ 3.090,40 mensais, que é o valor do salário mínimo da Austrália.

 

Abaixo, vamos listar as vagas por nível de inglês, informando a remuneração média de cada uma delas.

 

Para você que está iniciando no idioma:

  • Lavador de pratos (entre AU$ 18 e AU$ 25 / hora);
  • Ajudante de obras (entre AU$ 18 e AU$ 30 / hora);
  • Limpeza/diarista (entre AU$ 18 e AU$ 24 / hora).

 

Para quem tem um nível intermediário de inglês:

  • Cozinheiro(a) (entre AU$ 18 e AU$ 24 / hora);
  • Garçom (entre AU$ 20 e AU$ 34 / hora);
  • Ajudante de loja (entre AU$ 18 e AU$ 25 / hora).

Para os falantes em nível avançado de língua inglesa:

  • Assistente administrativo (cerca de AU$ 25 / hora);
  • Chef de cozinha (entre AU$ 22 e AU$ 30 / hora);
  • Barista (entre AU$ 18 e AU$ 25 / hora).

 

Com estes pagamentos, você consegue se manter por um período com um certo conforto – sem esbanjar muito, claro – enquanto se dedica a uma profissionalização para aumentar a sua renda.

 

Emprego na Austrália

10 principais profissões em demanda na Austrália

Para conquistar um visto permanente no país, um dos pontos fundamentais que podem te ajudar é conseguir um emprego formal, que demanda formação e experiência na área.

 

Anualmente, o departamento de imigração australiano divulga a chamada Skilled Occupations List, com as profissões em demanda na Austrália. Nos anos de 2020 e 2021, o top 10 que tem conseguido o maior número do visto 189 visa, está elencado a seguir (em parêntese, o número de vistos concedidos):

 

  1. Programadores de software e aplicativos (418);
  2. Enfermeiros (223);
  3. Contadores (202);
  4. Engenheiros civis (183);
  5. Clínico geral e oficiais médicos residentes (163);
  6. Analista de sistemas e negócios ICT (154);
  7. Médicos de outras especialidades (132);
  8. Engenheiros de produção, mecânicos e industriais (119);
  9. Engenheiros eletricistas (118);
  10. Administradores de banco de dados e sistemas e especialistas em segurança ICT (117).

 

Para conferir o restante da lista, clique aqui.

Afinal, como conseguir um emprego na Austrália?!

É um fato que as vagas mais bem remuneradas são as mais difíceis de conseguir, mas não são impossíveis. Contudo, até para aquelas que exigem menos profissionalização, você precisa se preparar, porque a Austrália está na mira do mundo todo!

 

Para conseguir a residência fixa no país, estar trabalhando lá é um ótimo início. Então, não deixe de levar em consideração:

 

  1. A elaboração de um bom currículo (em inglês!);
  2. Procurar as vagasdo seu interesse;
  3. Estudar bastante sobre a empresa para a entrevista!

Estudar em um college pode te ajudar a conseguir um ótimo emprego na Austrália

Os colleges são instituições de ensino que possuem parceria com diversas empresas do país. O Greenwich, por exemplo, é um deles, que trabalha para que o aluno tenha todas as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho o mais breve possível.

 

Este college oferece o Career Hub, uma plataforma para te ajudar a encontrar trabalhos com vínculos casuais e profissionais, via workshops que vão desde a elaboração do currículo e de cartas de apresentação, até a candidatura a empregos na Austrália.

Ademais, você terá acesso ao vocabulário de inglês necessário ao tipo de trabalho que você vai se inscrever. Tudo isso em apenas uma sessão!

 

Saiba mais aqui.

10 motivos conhecer o Greenwich College

O Greenwich College é uma instituição que traz mais flexibilidade, opções de estudo aprofundado, praticidade, diversidade de alunos, sucesso rápido, apoio e mais valor para o dinheiro de cada um dos seus alunos. O Greenwich está empenhado em oferecer a você a melhor experiência possível na Austrália, que saber o porquê?

 

  1. Oferece opções flexíveis de pagamento, de horários de estudos e de ingresso;
  2. Por meio dele, é possível entrar em 30 instituições, inclusive as principais de ensino superior no país (até mesmo sem ter concluído o IELTS);
  3. Está localizado em Sydney e em Melbourne;
  4. Conta com alunos de mais de 30 países;
  5. Garante que você alcance uma pontuação alta no IELTS ou um nível avançado em inglês rapidamente;
  6. O nível de satisfação dos alunos com o corpo docente é de 100% e de 98% com o Greenwich College (conforme pesquisa feita em 2016, com 118 alunos);
  7. Ao chegar na Austrália, os alunos recebem apoio e acomodação e também é oferecida uma assistência em seguro de saúde;
  8. Os funcionários falam na sua língua nativa e as recepções funcionam diariamente;
  9. É oferecido um serviço de aconselhamento acadêmico para te ajudar nas melhores escolhas profissionais;
  10. Os campi são modernos, bem equipados, confortáveis, possuindo salas de aula bem iluminadas, cozinhas para uso dos alunos em todos os andares e Wi-Fi grátis.

 


Quer saber como você pode fazer para estudar e trabalhar na Austrália, especialmente no Greenwich College? Entre em contato com a Spiible pelo botão abaixo e tire todas as suas dúvidas com um dos nossos consultores especializados!

Quero entrar em contato!