Passo a passo para estudar e trabalhar na Europa

share on

Veja aqui porque um intercâmbio de estudo e trabalho na europa pode abrir portas para você encontrar oportunidades de emprego em qualquer lugar do mundo.

Se você tem o sonho de ter uma carreira internacional, fazer faculdade na Europa deve estar no seu radar. Ter uma experiência de estudos e/ou de trabalho no Velho Continente pode abrir portas muito importantes para você viver e encontrar oportunidades de emprego em qualquer lugar do mundo. 


Neste post, vamos dar dicas para você saber como
estudar na Europa, abordando, além de aspectos ligados ao processo burocrático e de visto, questões como: Vale a pena estudar na Alemanha? É possível fazer uma graduação na Suíça? Vale a pena estudar e trabalhar na Europa? Leia até o fim e entenda como fazer faculdade no exterior pode propulsionar seu currículo e sua carreira!

Passo a passo para estudar e trabalhar na Europa

Por que estudar e trabalhar na Europa?

Há muitas oportunidades de estudo e de trabalho na Europa que a maioria das pessoas desconhece. Na Alemanha, por exemplo, é possível conseguir uma permissão para ficar no país por 18 meses após concluir seus estudos e, caso você arranje um emprego nesse meio tempo, não terá prazo definido para ir embora. E se você acha que esse é um sonho (ou uma realidade) distante, tire isso da cabeça agora mesmo e preste atenção nas próximas linhas e nos tópicos a seguir.


Para começo de conversa, uma graduação na Europa costuma ter um tempo de duração menor do que no Brasil. Por aqui, os cursos de bacharelado mais curtos costumam ser de 4 anos, certo? Na Europa, você consegue organizar seus créditos (ou cadeiras) para concluir seu curso de graduação em 3 anos. 


Assim, seus custos de estadia diminuem e você pode entrar no mercado mais rápido, trabalhando para recuperar o investimento em menos tempo, além de garantir um enorme diferencial em seu currículo. 


Se você almeja fazer 
carreira no exterior, um curso na Europa, seja bacharelado, seja mestrado, doutorado ou MBA, com certeza vai lhe abrir muitas portas e proporcionar uma vantagem competitiva considerável.


Além disso, o 
networking feito dentro das instituições de ensino europeias, que recebem alunos do mundo inteiro, é um ativo valioso que fará toda a diferença na sua bagagem de vida, assim como em sua trajetória profissional.

Como escolher uma instituição de ensino na Europa?

Dentre as opções de universidades na Europa que valem ser mencionadas, destacamos a E‌U Business School, cujo padrão de qualidade se equipara ao das melhores universidades internacionais, oferecendo um custo-benefício bem atrativo.


Fundada na Suíça, onde tem dois campi (em Genebra e Montreaux), hoje está presente também também na Espanha (Barcelona) e na Alemanha (Munique), mantendo o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades. Todas as aulas são ministradas em inglês, promovendo uma interação global entre professores e alunos de diversas partes do mundo que a universidade recebe.


Outra grande vantagem da EU é que, além da qualidade acadêmica, ela propicia aos alunos uma inserção no
mercado de negócios internacionais por meio de uma abordagem prática, com cases reais, e que estimula, ainda, o empreendedorismo. No corpo docente, há empresários, consultores e líderes empresariais com expertise de mercado, o que faz toda a diferença para esse aprendizado integral, que extrapola o campo teórico, afinal, se trata de uma Business School, atendendo a objetivos educacionais e profissionais ao mesmo tempo.

Como funciona o visto na Europa para brasileiros e o processo de admissão em instituições de ensino internacionais?

Turistas brasileiros que pretendem ficar na Europa por até 90 dias não precisam de visto, somente passaporte válido e seguro saúde obrigatório, além de comprovar um valor mínimo exigido por dia de permanência no território europeu.


No caso de estudantes, é necessário apresentar uma carta de aceitação da escola, passaporte válido por todo o período do curso a ser realizado, comprovante de renda demonstrando que o estudante tem condições de se manter no país em questão e seguro saúde. 


O que pode variar de um país para outro é o modelo de carta e as exigências de cada universidade. O processo de admissão para o Bachelor na E‌U Business School, por exemplo, pode ser feito online ou por correio. Além dos requisitos obrigatórios, que serão detalhados mais adiante, serão avaliados critérios como potencial de liderança, realizações acadêmicas, desempenho textual, atividades extracurriculares e experiências pessoais.


As inscrições podem ser feitas durante todo o ano e 
há 4 datas possíveis de início para foundation e bachelor (setembro/outubro, fevereiro, junho e agosto) ou 3 para mestrado e MBA (outubro, janeiro e março). Essa flexibilidade facilita bastante para que você possa se organizar da melhor maneira e sem perder tempo!


Os 
principais requisitos e documentos obrigatórios para admissão no bachelor da EU são os seguintes:

  • Proficiência em inglês;
  • Carta de recomendação;
  • Dissertação ou vídeo;
  • Application form;
  • Histórico escolar e diploma do Ensino Médio com tradução juramentada;
  • Comprovante de pagamento da taxa relativa ao application;
  • No caso de Master ou MBA, é necessário envio de currículo.


Não há nenhuma prova a ser feita no processo de admissão, e entrevistas são realizadas apenas em casos excepcionais. Atendendo aos pré-requisitos e enviando a documentação correta,
a chance de aprovação é bastante alta. Caso a universidade não o(a) considere apto(a) para ingressar no bachelor, ela pode sugerir, ainda, um curso de preparação de um ano.


É válido lembrar que, após a conclusão de um curso superior na Europa, há grandes chances de conseguir
extensão do visto e permissão para trabalhar, contando, ainda, com possíveis indicações que você pode conseguir por meio da própria universidade para vagas de emprego no país em que você estiver (ou até mesmo em outros países).


Animado(a) para viver essa experiência que vai revolucionar sua vida e sua carreira? Nossa dica principal é que você participe da Feira de Intercâmbio e Estudos no Exterior (clique no link para fazer sua inscrição), gratuita e online, no dia 20 de abril


Você vai poder tirar todas as suas dúvidas com representantes de instituições de ensino internacionais, como a E‌U Business School e terá uma equipe de especialistas preparados para orientar você que deseja estudar fora e/ou construir uma carreira no exterior. Já imaginou trabalhar e estudar na Suíça, por exemplo? Então, não perca essa chance!

INSCREVA-SE!