Visto para casal: como fazer intercâmbio no Canadá com meu cônjuge?

share on

Reunimos as principais informações sobre intercâmbio no Canadá e programas de imigração para casais.

Por oferecer grandes oportunidades acadêmicas e profissionais, o Canadá atrai estudantes estrangeiros do mundo inteiro com diversos perfis. Um perfil que tem sido cada vez mais frequente nos últimos tempos é o de casais que desejam fazer intercâmbio juntos, participando do mesmo programa de imigração.


Neste post, reunimos as principais informações sobre 
intercâmbio no Canadá programas de imigração para casais, para você que pensa em imigrar para o Canadá com seu cônjuge e viver essa experiência incrível muito bem acompanhado(a).

Como imigrar para o Canadá com meu cônjuge?

Muitas pessoas ficam em dúvida se existe a possibilidade de imigrar para o Canadá com seu cônjuge e, na realidade, pode ser até mais simples caso o processo de imigração seja feito de forma conjunta.


Student Work Permit, por exemplo, é um sistema de imigração do governo canadense voltado para casais. Ele permite que um cônjuge trabalhe em profissões não regulamentadas no país enquanto o outro estuda em um college canadense, contribuindo para que o casal possa cobrir parte do seu custo de vida no país.


O casal deve escolher um dos programas de imigração disponíveis de acordo com seus interesses e objetivos e verificar as regras para incluir o cônjuge no trâmite. Algumas opções são: 
Open Work PermitPost Graduate Work Permit e Express Entry.


Claro que há regras e requisitos a serem cumpridos, assim como para qualquer 
tipo de visto ou programa de intercâmbio, mas também há caminhos que podem se abrir para você e seu companheiro de jornada.


Para obtenção de residência permanente, existe um 
programa de patrocínio de casal e família no Canadá. Desde dezembro de 2014, cônjuges e parceiros em união estável conseguem obter permissão para trabalhar no Canadá enquanto aguardam o processamento de sua solicitação de residência permanente. Nesse programa de patrocínio familiar, as regras são mais rígidas.

O mais indicado é procurar um consultor de imigração para avaliar seu caso individualmente e prestar orientação quanto às melhores opções de programas para você e seu cônjuge. Ele também lhe passará informações atualizadas sobre as taxas referentes a cada processo para que você fique a par do custo de imigração para o Canadá e os requisitos que deverão ser cumpridos no seu caso específico, auxiliando o casal em todas as etapas e tirando todas as dúvidas particulares.

O que é necessário para viajar em casal?

Uma das principais exigências para o aplicante principal de um visto de estudos é a comprovação do nível de inglês (ou francês, no caso da província de Québec) por meio de um exame de proficiência internacional, como o TOEFL ou IELTS. Com isso, você pode se matricular em um curso profissionalizante de pós-graduação ou especialização.

Essa é uma das maneiras mais indicadas para dar início a um processo de imigração, porque um diploma de uma instituição de ensino canadense abre portas para estender seu prazo de permanência no país, e ainda dá possibilidade de trabalhar enquanto estiver estudando para cobrir parte das suas despesas e se qualificar de forma direcionada para o mercado local, aumentando suas chances de conseguir um bom emprego no Canadá quando terminar os estudos. Dependendo do programa escolhido, seu cônjuge também poderá trabalhar enquanto durar seu curso.


Outro requisito importante para a obtenção de visto de estudos e trabalho é a 
contratação de um seguro saúde tanto para você quanto para o seu cônjuge. O sistema de saúde canadense é um dos melhores do mundo, e com o seguro vocês terão acesso a um atendimento de qualidade em casos de emergência.

Que cidade escolher para imigrar em casal?

Ao decidir o país para o qual deseja imigrar, você ainda precisará escolher a cidade ou região para onde vai com seu cônjuge. Em se tratando do Canadá, essa escolha é particularmente desafiadora, porque o país todo praticamente oferece excelente qualidade de vida, segurança e ótimas oportunidades de trabalho, além de ser receptivo para com os estudantes estrangeiros. Alguns aspectos que devem ser considerados são: clima e custo de vida na regiãooferta de empregos na área de interesse, estilo de vida (mais urbano ou mais natureza) etc.


Pensando nestes fatores, uma ótima opção para casais que desejam imigrar para o Canadá é a Nova Escócia, cuja capital é Halifax. Um dos motivos para considerar a região é a combinação de 
alta qualidade de vida com baixo custo. Os valores de moradia, por exemplo, são bem inferiores comparando a províncias como Ontário e British Columbia.

Outro ponto favorável é a abundância de recursos naturais. A economia da região é baseada em plataformas de petróleo offshore e no turismo, mas sua indústria de informação e tecnologia vem se expandindo rapidamente. Além disso, a Nova Escócia é o maior exportador mundial de árvores de Natal, gafanhotos e frutos silvestres, oferecendo aos imigrantes oportunidades de trabalho interessantes em áreas como comércio e exportação, pesca e turismo, dentre outras.

Processo de imigração das Províncias do Atlântico

Nova Escócia é uma das províncias do Atlântico, região que tem atraído muitas famílias e casais que desejam imigrar para o Canadá, por todos os motivos citados no tópico anterior.

Caso tenha se interessado e acredite que a Nova Escócia possa ser o destino ideal para você e seu cônjuge, saiba que, além de ter seu próprio PNP, a região conta com outros programas para facilitar a imigração no Canadá, como o Atlantic Immigration Pilot Program (AIPP)Veja aqui 3 tipos de processo para imigrar para o Canadá pelas províncias do Atlântico

Cape Breton University (CBU)

A Cape Breton University (CBU) é lar de quase 5.500 alunos de mais de 40 países ao redor do mundo. Ela oferece um conjunto abrangente de programas de artes liberais, ciências, negócios, saúde e profissionais no primeiro campus autossuficiente em energia da América do Norte.


Como uma universidade que se dedica à excelência em ensino e aprendizagem, a CBU oferece aos alunos a vantagem de uma 
aprendizagem experiencial excepcional e oportunidades de pesquisa de graduação em um ambiente acadêmico de apoio.


Os programas da CBU estão consistentemente bem 
acima das médias nacionais em interação professor-aluno e aprendizado de serviço.


O povo, a cultura e um forte senso de comunidade fazem da Cape Breton University um lugar especial. Há um comprometimento com o futuro da Ilha de Cape Breton, com 
programas inovadores de desenvolvimento econômico e sustentabilidade e com a liderança na aprendizagem indígena.