Computer Science Technology: como ser um programador no Canadá?

share on

Tecnologia é a área mais promissora do Canadá, que busca por esses profissionais. Veja aqui tudo sobre uma dessas profissões com excelentes salários.

Você já pensou em fazer um curso de programação no Canadá? O país tem se destacado pelo crescimento acelerado na área de tecnologia, sendo um dos lugares mais procurados por profissionais, estudantes ou investidores da área de todo o canto do mundo. Isso, somado à multiculturalidade e à urgência de mão de obra estrangeira pela baixa demanda, atrai olhares de imigrantes que buscam valorização e posicionamento sólido no mercado tecnológico internacional.

 

Essa realidade é comprovada com facilidade. Basta fazer uma pesquisa no Google sobre as buscas mais recentes sobre o país, que você encontrará alguns termos como “tecnologia Canadá”, “programador no Canadá” e “TI Canadá”. Sem dúvidas, como essas pesquisas têm sido recorrentes, é notável que o foco dos brasileiros é viver de tecnologia da informação no maior país das Américas.

 

Se o seu foco é estudar TI no Canadá, ou ser um cientista da computação no país norte-americano, leia todo este artigo, pois vamos te dar informações sobre como é o mercado atual canadense nesta área.

 

Computer Science Technology: como ser um programador no Canadá?

Ciências da computação: o que faz e como é o mercado de trabalho?

Cientistas da computação são profissionais que, hoje, são necessários em todos os setores da economia, tendo sido ainda mais procurados após a pandemia de covid-19, em um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado – até mesmo para as empresas de pequeno porte. Trata-se do profissional que elabora programas de informática.

 

O bacharel em Ciências da computação elabora desde aplicativos mais simples de organização de tarefas pessoais até softwares de gerenciamento de cadeias produtivas, por exemplo. Em relação ao desenvolvimento de tecnologias computadorizadas, ele pode atuar como autônomo, em equipes de desenvolvedores e também em departamentos de pesquisa.

 

Outras atuações nas quais um cientista da computação pode estar inserido:

 

  • Analista de sistemas: elaboração de documentos analíticos e de alguns modelos com requisitos específicos para o funcionamento de softwares;
  • Arquiteto de software: estrutura e modela os softwares para que eles funcionem da melhor maneira possível;
  • Gerente de TIgestão de projetos de TI, coordenando equipes e projetos para voltados para o desenvolvimento de sistemas tecnológicos de informação;
  • Docência ou pesquisa: trabalhar como professor em instituições de ensino superior que atuam com desenvolvimento tecnológico.

 

O perfil ideal de um cientista da computação é aquela pessoa que lida bem com cálculos e, é claro, que tenha aptidão com dispositivos tecnológicos. É preciso ser também bastante curioso e atento às tendências do mercado, já que a tecnologia evolui em uma velocidade bastante acelerada.

Demanda de cientista da computação e programador no Canadá

No Canadá, há uma grande demanda por profissionais de TI, por cientistas da computação e por profissionais de formação relacionadas, que são qualificados com conhecimento de sistemas operacionais, bancos de dados e programação.

 

A expectativa é que o país norte-americano atraia mais de 1 milhão de imigrantes até 2023, por meio dos seus 40 programas de imigração. E, certamente, a procura por pessoas que atuem com aplicativos, softwares e análise de dados é bastante evidente.

 

Isso acontece porque a população canadense caminha para ser, em sua maioria, idosa. A alta qualidade de vida no Canadá proporciona que as pessoas vivam mais e se aposentem. Portanto: falta mão de obra!

 

Aliado a esse fato, cidades como Montreal, Toronto e Vancouver, são centros urbanos com desenvolvimento econômico e criação de empresas e startups constantes; e o país é marcado pela diversidade multicultural, contando com uma população considerável de expatriados.

 

Conseguir um visto canadense para trabalhar é mais fácil quando se estuda. E, com um mercado quente para os programadores, o Canadá se torna um grande atrativo para estes futuros profissionais que querem uma nova oportunidade de vida no exterior.

Conheça o curso de Computer Science Technology – Software Testing da Hermes

Matrix College, em Montreal, forma profissionais técnicos em ciências da computação, que podem atuar no setor de tecnologia como analistas de software, analistas de negócios e testadores de software no curso “Computer Science Technology – Software Testing”. O salário pode variar entre CAD 36.000- CAD 72.000 por ano.

 

O técnico de ciência da computação é capacitado para testar aplicativos, escrever casos de teste, produtos e soluções usando métodos de teste funcionais e automatizados e para compreender os requisitos de negócios. E, após formado, além das áreas já citadas, o técnico encontra oportunidades de trabalho nas áreas de bancos, seguros, saúde e manufatura no Canadá.

 

curso é ministrado em francês e tem um ano de duração, dividido em dois semestres. Os futuros profissionais estudam: Introdução à TI, Teste de software e Programação. Entenda abaixo a divisão destas disciplinas:

 

  • Introdução à TI:
    • Introdução aos sistemas operacionais (Windows);
    • Introdução ao UNIX, Linux e Internet;
    • Algoritmos;
    • Introdução à programação;
    • Instalação de banco de dados.
  • Teste de software:
    • Design de banco de dados II;
    • Teste manual de software;
    • Big data;
    • Estágio;
    • Introdução ao design de banco de dados;
    • Introdução à programação orientada a objetos;
    • Coleta de requisitos usando modelos orientados a objetos;
    • Ferramentas de teste automatizadas;
    • Comunicações profissionais aplicadas.
  • Programação:
    • Internet I – internet fundamentals;
    • Internet II – programação web.

 

Habilidades adquiridas após um ano de estudos no Matrix College:

 

  • Saber analisar os problemas tecnológicos das empresas;
  • Conseguir determinar as funções principais de um aplicativo, propondo soluções;
  • Escrever casos de negócios e de teste;
  • Conhecer as várias linguagens de programação, incluindo tecnologias baseadas na Web e orientadas a objetos;
  • Lidar com bancos de dados de design;
  • Testar aplicativos usando técnicas funcionais e automatizadas;
  • Identificar defeitos e atualizá-los em ferramentas de rastreamento.

 

O Matrix College oferece algumas opções caso você esteja com dúvidas para se matricular, como ser “estudante por um dia”, de modo a assistir a um dia de aula no campus.

 

Além disso, os horários são flexíveis, o corpo docente de alta qualidade e você pode se reunir e interagir tanto com o conselheiro da instituição quanto com os funcionários – o que inclui os professores – a fim de ter mais contato e sentir segurança para se inscrever no programa de Computer Science Technology – Software Testing.

Hermes Colleges Network e o Matrix College: o que mais você precisa saber

O Matrix College está inserido na maior rede de faculdades privadas do Canadá, a Hermes Colleges Network, que oferece cursos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento, para que o aluno inicie a sua vida profissional já na prática, enquanto estuda.

 

A Hermes tem campus em três cidades canadenses: 4 em Montreal, sendo um deles o Matrix College; dois no Quebec; e um em Toronto. Essa expansão se deve à alta taxa de graduação dos alunos, de 90% – resultado de mais de uma década dedicada à formação voltada para o mercado de trabalho.

A rede Hermes acolhe estudantes internacionais no seu corpo discente ativo de 4 mil pessoas, orientados e assistidos por 400 professores altamente capacitados, em salas de aula modernas. Ademais, os estudantes podem contar com mais de 750 parceiros do mundo todo para atividades extraclasse, com também 150 empregos em tempo integral durante a formação.


Se você quer fazer parte do mercado de trabalho em tecnologia da informação no Canadá, a Spiible pode te ajudar. Basta entrar em contato com os nossos especialistas em intercâmbio para entender tudo sobre a rede Hermes Colleges Network e o curso de técnico em ciências da computação do Matrix College!

Quero entrar em contato!