Comprovação financeira no Canadá

share on

Saiba tudo sobre comprovação financeira para os diferentes tipos de vistos para o Canadá.

Como funciona a comprovação financeira no Canadá?

A imigração exige que todo estudante seja capaz de manter a si próprio e seus dependentes financeiramente durante o período no Canadá.

Instituição Financeira –Fundos* – você pode utilizar mais de uma fonte:

  • Extrato de conta corrente dos últimos 3 meses;
  • Carta de suporte financeiro (se o responsável financeiramente não for você mesmo)**
  • Documento de identificação (se o responsável financeiramente não for você mesmo)**
  • Comprovação de parentesco ou relação (se o responsável financeiramente não for você mesmo)**

 

AplicanteTodas ProvínciasProvíncia de QuebecTodas Províncias SUGERIDOProvíncia de Quebec SUGERIDO
PrincipalCAD 10,000 (CAD 833/mês)CAD 13,000 (CAD 1080/mês)CAD 1000/mêsCAD 1600/mês
Primeiro membro da famíliaCAD 4,000 (CAD 333/mês)CAD 5,100 (CAD 425/mês)CAD 1000/mêsCAD 1600/mês
Demais membros da famíliaCAD 3,000 (CAD 255/mês)CAD 3,800 (CAD 317/mês) – Menor que 18 anos CAD 5,125 (CAD 427/mês) – Maior que 18 anosCAD 1000/mêsCAD 1600/mês

É necessário incluir na comprovação o saldo do valor do primeiro ano do curso que ainda não foi pago + passagem aérea.

A comprovação é para duração de um ano ou a duração do curso, qual for menor.

 

Levando o seu Cônjuge

Estudantes de inglês ou Francês (Pathway ou não), não têm o direito de levar dependentes no visto. O cônjuge que deseja acompanhar o estudante, deverá entrar no país com um visto de turista ou ETA.

Estudantes de College podem levar o cônjuge como dependente dentro de seu visto de estudos.

É comum para cônjuges de estudantes de instituições públicas receberem uma permissão de trabalho (WP).

Oficialmente em college privado o cônjuge não deveria receber a permissão de trabalho (WP), porém estamos vendo casos com WP. Isso ocorre quando na LOA vem descrito que o trabalho faz parte do programa para sua conclusão.

Esta permissão de trabalho permite que o cônjuge trabalhe no Canadá 40 horas semanais.

 

Levando as suas Crianças

 

Cada província tem regras específicas, vamos ver o exemplo de Toronto. Caso o cônjuge tenha um visto de trabalho (WP) o mesmo poderá apresentar  à escola pública das crianças o visto para obter a matrícula do filho. Esta opção é válido para crianças em idade escolar (a partir de 4 a 5 anos de idade) e para cursos maiores do que 1 ano acadêmico (1 ano acadêmico não é aceito, tem que ser maior).

Neste caso somente é possível para pais estudando um curso em College Público.

Sugerimos que consulte o school board da sua província destino

 

Você quer saber mais sobre o processo de Visto de estudante no Canadá?

Continue a leitura!

Matrícula na Escola

Equipe de Students Advisors da Spiible

 

 

 

Visto de Turista Canadense

Válido para cursos até 23 semanas!

Visto “relativamente” simples de obter – custo de CAD 100 + taxa VAC. A aplicação é realizada presencialmente no VAC para cadastrar a biometria e dar entrada no processo.

Lembrar que é importante comprovar vínculos com o Brasil (emprego, objetivo claro, financeiro, imposto de renda, bens, contas, etc.)

A validade da estadia da sua viagem será definida ao entrar no país pelo oficial da imigração – é comum ser 6 meses de estadia – recomendamos levar todos seus documentos relevantes para entrar no país, incluindo a sua carta de matrícula na instituição.

 

ETA – Electronic Travel Authorization

Válido para cursos até 23 semanas!

Processo fácil e rápido!  Online, custa CAD  7, sai normalmente entre  24  e  72  horas.  Ele poderá permitir um visto de turismo e estudos de até  6 meses.

ETA para o Canadá é aceito para quem tem visto americano válido ou teve um visto prévio canadense nos últimos 10 anos (data de emissão daquele visto).

Apenas permitido para entradas aéreas no Canadá.

Importante: recomendamos carregar todos seus documentos relevantes para entrar no país.

Veja mais infos no site do governo do Canadá

Visto de Estudante – Cursos + de 6 meses + ou Pathway

 

 

Tempo de análise da Imigração

A imigração canadense tem demorado em média 60 dias (8 semanas) da data da aplicação do visto até a resposta.

No caso de visto de turismo o tempo de processamento e de 23 dias.

Para os vistos de estudante é exigido o exame médico que pode custar de R$600 até R$800. São exigidos exames de sangue, urina e raio – x.

Também é necessário comparecer presencialmente no VAC para tirar a foto, coletar a biometria e entregar seu processo de visto.

Taxas Consulares: Por aplicante

Tipo de VistoCusto
ETACAD 7
VisitorCAD 100
Student PermitCAD 150
Work PermitCAD 155 + CAD 100 para a condição Open Work
BiometriaCAD 85

 

Trabalho e estudo no Canadá

Você poderá trabalhar part-time, período parcial, até 20 horas semanais durante o seu período de aula do College e ilimitado durante as férias e dias sem aula.

Verificar no documento de permissão de estudos emitidos na imigração do país se consta as permissões de trabalhar 20 horas on and off campus. Se porventura não constar pedir essa condição com carinho para o oficial que está te atendendo.

NO WORK – Durante seu curso de inglês ou francês

ETA/Turista para Estudante – Change of Status

Foi para o Canadá com um ETA ou Visto de Turista e agora quer estudar em um College?

Somente é permitido realizar o processo de mudar de ETA/Turista para estudante com o curso de inglês – PATHWAY e o curso principal posterior (inglês + carta condicional de estudo college ou ensino superior – LOA)

Uma prática comum é dar entrada no visto de estudante (SW1/S1) já com o certificado de conclusão do Pathway no nível de inglês exigido para seu curso, caso isso não seja possível devido ao prazo de visto que tenha (perto de expirar), aplica-se para o visto de estudante e o governo do Canadá vai colocar seu status em “Implied” status – que permite que você mantenha no país legalmente, porém sem poder estudar (até terminar seu curso de pathway) ou trabalhar.

Este processo é realizado online. É necessário enviar seu passaporte para receber o carimbo/visto para um local indicado pelo governo.

Incluir cônjuge e filhos no visto posteriormente

Sim, pode incluir a família direta.  Este processo e como fazer um novo processo de visto, terão que ser mostrados novamente todos os documentos do estudante principal mais as comprovações financeiras e o preenchimento de todos os formulários novamente.

Todos os dependentes devem fazer os exames médicos.

 

Post-graduation Work Permit – PGWP

O PGWP é uma permissão de trabalho com duração de até 3 anos que um estudante internacional poderá ter direito de solicitar após completar alguns tipos de estudos no Canadá.

O PGWP oferece uma permissão de trabalho sem restrição de horas, é uma das principais opções para ajudar aqueles que desejam imigrar.

Quem tem direito?

  • Estudantes de College Privado no nível de Bacharel, Pós Graduação ou Mestrado poderão ser elegíveis a aplicar para o PGWP.

Exceção: Na Província de Quebec alguns Colleges Privados com cursos de Diploma também se qualificam para o PGWP.

  • Estudantes de Colleges Públicos de qualquer cursos com mais de 8 meses de duração.

 

A duração do PGWP normalmente é igual à duração do curso, com duração máxima de 3 anos. Para o curso ser elegível o mesmo terá que ter duração mínima de 8 meses – considerado 1 ano acadêmico e full-time.

 

Seu cônjuge (spouse) poderá solicitar a extensão da permissão de trabalho (WP) se no momento do PGWP do principal aplicando o mesmo estiver trabalhando em emprego qualificado (NOC 0, A ou B), apresentando 3 “holerites”/ carta de oferta entre outras comprovações.

Seguro de Saúde / Viagem

O governo canadense não se responsabiliza por gastos relacionados a saúde, no caso de estudantes estrangeiros. Como não há uma determinação por parte da imigração em relação ao tipo de cobertura, a mesma sugere que seja verificado diretamente com cada escola.

A Spiible trabalha com a GTA que oferece diversas opções de seguros para seus estudantes.

 

 


 

Quer saber mais sobre quais as exigências que a imigração faz para o processo do seu visto/ comprovação financeira? Fale com o nosso time!

 

Quero entrar em contato