Mercado de trabalho no Canadá: International Hospitality Management

share on

O turismo no Canadá tem aumentado bastante e, por isso uma das áreas com mais empregos para estrangeiros é a de Turismo e Hotelaria.

O Canadá é um país reconhecido mundialmente como um excelente destino seja para passar as férias com a família, estudar ou trabalhar. Por esse motivo, o turismo local é bastante movimentado e, consequentemente, uma das áreas com mais oportunidades e vagas de emprego para estrangeiros no Canadá é a de Turismo e Hotelaria.

Além de criar diversas vagas para os cargos diretos de atendimento ao cliente, como em atendimento ao cliente em hotéis e restaurantes, essa característica também impulsiona os cargos de gerência em hotelaria.

Engana-se quem pensa que esse profissional só pode trabalhar em hotéis, o setor abrange também outros tipos de empresas voltadas ao turismo como restaurantes e acomodações, transporte, agências de viagens e muito mais.

Um dos cursos em alta é o de International Hospitality Management, que forma profissionais para a gestão da hospitalidade, uma das áreas que mais cresce no Canadá e no mundo.

grátis Foto profissional grátis de andando, Canadá, cidade Foto profissional

Quer saber mais sobre como está o mercado e os requisitos para trabalhar no Canadá na área? Então, continue a leitura!

Saiba tudo sobre o mercado de Hospitality Management no Canadá

O turismo sempre será um dos ramos que mais se movimentam anualmente em todo o mundo e no Canadá não é diferente. Em 2017, por exemplo, mais de 20 milhões de turistas visitaram o país norte-americano e foi reconhecido como mais visitado naquele ano. A receita movimentada pelos turistas no período foi de CAD $97,4 bilhões (dólares canadenses).

O mercado de turismo e hospitalidade é responsável por 2% do PIB canadense e é o maior serviço de exportação. Além disso, estima-se que um em cada dez empregos dependem do setor (quase 2 milhões de postos de trabalho). Outro dado bastante interessante é que mais de 99% das empresas do segmento são de pequeno ou médio porte.

Ainda em 2017, os dados da Work BC apontam que a região de British Columbia, onde fica Vancouver, empregou mais de 290.600 pessoas e a expectativa é que os números continuem crescendo. Até 2027, pelo menos mais 110 mil vagas de trabalho sejam criadas na região. Tudo isso tem origem no aumento do consumo e das atividades turísticas no país.

Apesar de serem números de apenas uma região, o restante do país também passa por um crescimento acelerado no setor de turismo. Em Mailand, Southwest, por exemplo, espera-se que mais 74 mil vagas sejam abertas e em Thompson-Okanagan, 12.954.

Entre as indústrias que mais contratam no segmento de Hotelaria e Turismo estão:

  • Serviço de alimentação;
  • Varejo;
  • Finanças e seguros;
  • Entretenimento;
  • Atacado.

O salário de cada trabalhador varia de acordo com a posição ocupada e muda de acordo com o nível e o tipo de habilidade do profissional, ou seja, o seu código NOC. De maneira geral, o salário médio no segmento de Hotelaria e Turismo é de CAD $36.400 por ano (para quem atua com atendimento ao cliente).

Entretanto, esses valores podem ter um mínimo de CAD $28.450/ano e um máximo médio de CAD $44.300. Vale lembrar que cada região pratica seus valores, alguns exemplos são:

RegiãoCosto
Toronto$26,950 a $39,150
Vancouver$27,650 a $41,600
Montreal$25,750 a $34,900
Calgary$28,450 a $44,250
Edmonton$29,350 a $47,350
Ottawa$28,200 a $43,450
Quebec City$25,150 a $32,850
Halifax$27,300 a $40,400

Como trabalhar com turismo no Canadá?

A principal vantagem de atuar na área de Turismo e Hospitalidade no Canadá é que as oportunidades são abrangentes e quase todo perfil de profissional pode encontrar vagas de emprego.

Boa parte dos postos de trabalho exigem uma certa especialização no ramo em áreas como hospitalidade, transportes, artes, entretenimento e atividades recreativas e, quem já tem uma formação ou experiência no setor, tem uma certa vantagem.

Também há uma série de vagas de emprego em estabelecimentos voltados à alimentação, na área de eventos e em pontos turísticos, como museus. Em algumas cidades, há ainda oportunidades nas organização de shows, festivais e megaeventos.

Caso você ainda não tenha escolhido uma área para trabalhar, investir em um curso de hospitalidade e turismo é uma boa alternativa, pois muitos empregadores irão exigir a combinação de diploma e experiência na função.

Porém, se você ainda não atua no segmento de Hotelaria e Turismo, mas tem interesse em trabalhar no Canadá, as conhecidas posições entry-level (vagas operacionais como atendimento ao cliente em restaurantes e lojas, estoquista e caixa) podem ser o caminho ideal. Normalmente, quem está iniciando uma nova vida no país e quer ganhar fluência no idioma e experiência profissional opta por buscar emprego nestas oportunidades que possuem menos exigências.

Inclusive, algumas pesquisas apontam que o turismo é a área que mais oferece primeiro emprego para os jovens canadenses e estrangeiros. Outra vantagem desse tipo de vaga é que, normalmente, são part-time, ideal para quem ainda está em busca de maneiras de como morar no Canadá e trabalhar, enquanto estuda.

Como aumentar as chances de empregabilidade no ramo

Quanto maior for seu nível de habilidade, maiores serão suas chances de conquistar uma vaga no setor. Algumas ocupações, por exemplo, como gerentes de restaurantes ou de acomodações, gerente de transportes, entre outros cargos de gerência, exigem tanto uma formação superior quanto experiências profissionais.

Se você quer melhorar suas chances de conseguir um bom emprego no setor de Hotelaria e Turismo, a indicação é que você faça um intercâmbio no Canadá e opte por um curso de especialização em uma universidade ou college. Mesmo que as empresas aceitem a formação no exterior, estudar nas excelentes instituições de ensino do Canadá pode turbinar o seu currículo.

Conheça o curso International Hospitality Management do grupo Hermes

Um dos melhores cursos do setor é o de Internacional Hospitality Management (Gestão de Hospitalidade Internacional) da Academy of Learning Career College’s, instituição do Grupo Hermes Colleges Network. O curso profissionalizante tem como objetivo formar gestores qualificados para trabalhar em hotéis, restaurantes e outros serviços de hospedagem em nível de supervisão.

Os alunos irão adquirir uma ampla gama de habilidades operacionais e de gerenciamento e ferramentas práticas que os ajudarão a lidar com situações diversas que podem surgir em uma empresa do setor. Durante as aulas, os estudantes irão aprender:

  • Habilidades para gerenciar todos os aspectos físicos de um hotel, restaurante ou propriedade de hospitalidade, incluindo: front office, limpeza e operações de serviços de alimentação;
  • Habilidades de supervisão e comunicação essenciais para uma liderança eficaz;
  • Técnicas para desenvolver e manter equipes de alto desempenho;
  • Estratégias para gerenciar recursos humanos e maximizar a produtividade da equipe, esforçando-se para superar as expectativas dos hóspedes;
  • Estratégias e técnicas de compra;
  • Capacidade operacional para sistemas de computador, como hardware, software e aplicativos genéricos, bem como sistemas de gerenciamento de propriedade baseados em computador;
  • Estratégias de marketing para empregar na indústria de hospitalidade.

Com esta formação, os futuros profissionais poderão atuar em posições de nível superior ao combinar habilidades e experiências profissionais. Além disso, existe uma oportunidade de criar uma rede de networking ao conhecer pessoas que já atuam no ramo e a própria instituição pode auxiliar o aluno ao entrar em contato com empresas locais.

O grupo Hermes Colleges Network está entre as maiores redes de instituições de ensino superior e é comprometida com a excelência acadêmica. O foco das universidades e colleges do grupo é oferecer aos alunos treinamento voltado para o trabalho que os posicione para uma carreira de sucesso.