Conheça Toronto | Guia completo

share on

Embora não seja a capital do Canadá, é considerada a capital empresarial, além de um dos destinos mais procurados por turistas e intercambistas por ser um pólo econômico, cultural e turístico.

 

 

O Canadá já é conhecido pela abertura a estrangeiros, e isso se intensificou ainda mais como reflexo dos efeitos da pandemia. Como a meta de aprovação de novos vistos permanentes não foi atingida em 2020 por conta das restrições impostas para conter a disseminação do Coronavírus, ela foi aumentada para os próximos anos, visando que esses imigrantes possamajudar o país a se reerguer, ocupando postos de trabalho para os quais há falta de mão de obra qualificada.

 


O país tem planos para receber
mais de 1 milhão de imigrantes até 2023. A meta do governo canadense gira em torno de 400 mil novos residentes por ano, contando a partir de 2021. Este ano, as admissões começaram em maio e vão até o começo de novembro. 

 


O
salário mínimo no Canadá é pago por hora, variando de uma província para outra. Em média, gira em torno de 2 mil dólares canadenses por mês, sendo um pouco maior em alguns locais da região de Ontário, cuja capital é Toronto.

 


De um lado, o país busca
atrair trabalhadores qualificados que possam contribuir para impulsionar sua economia. De outro, estrangeiros que buscam ter melhores condições e qualidade de vida,enxergam a imigração no Canadá como a oportunidade perfeita para isso. Se este é o seu caso e você se interessa em saber mais sobre a região de Toronto, que tem muitas oportunidades com salários atrativos, leia este guia até o fim!

 

Por que o Canadá quer atrair mais imigrantes

Embora tenha uma enorme extensão territorial, o Canadá tem uma população relativamente pequena. Além disso, a taxa de natalidade é baixa, e essa população nativa está envelhecendo, de modo que há cada vez menos canadenses em idade ativa. Assim, não há trabalhadores locais suficientes para suprir a demanda de crescimento do mercado no Canadá

 


O país conta, então, com regras flexíveis de imigração, tanto as temporárias quanto para residência permanente. Há uma política de valorização dos imigrantes, reconhecendo sua importância para o crescimento populacional, econômico e cultural do Canadá, que tem acolhido estrangeiros em busca de melhores condições econômicas e/ou de estarem próximos de membros de sua família que já residam no país, e também refugiados e pessoas em busca de proteção.

Programas de imigração

Embora haja essa flexibilidade nos processos de visto e acolhimento por parte das empresas e do governo, naturalmente existem regras e algumas exigências que precisam ser cumpridas por quem deseja imigrar para o Canadá. 

 


Há mais de 60 programas de imigração voltados para diferentes públicos e perfis de profissionais. No próprio site do governo do Canadá você consegue ter acesso a algumas informações sobre esses programas. 

 

 

Um dos mais interessantes é o PGWP, um visto pós-estudos que pode conceder até 3 anos para você permanecer no Canadá trabalhando depois de concluir um curso em alguma instituição de ensino do país. Ele pode contar, ainda, para o Express Entry, uma das formas de conseguir residência permanente posteriormente.

 

 


Para saber qual o programa mais adequado para você e seguir as etapas do processo de forma segura, procure um agente de imigração ou agência especializada para lhe orientar. Sobre a questão da abertura das fronteiras no Canadá, acesse este post aqui!

 

 


A Toronto School of Management (TSoM) tem programas e cursos que oferecem uma combinação equilibrada para apoiar o sucesso dos alunos no trabalho e na vida, ministrados por um experiente corpo docente. O campus está localizado na região central de Toronto, próximo a diversas empresas e comércios, facilitando o acesso dos alunos.

 

 

São 23 salas de aula, um auditório e três laboratórios de informática, distribuídos em cinco andares. No primeiro andar, há ainda um café TSoM administrado por estudantes, uma cozinha, sala de estudos e algumas salas de aula.

Por que fazer um intercâmbio em Toronto

 

Localizada no lado norte do lago Ontário, sul da província, Toronto é a maior cidade do país e capital da província de Ontário. Embora não seja a capital do Canadá, é considerada a capital empresarial, além de um dos destinos mais procurados por turistas e intercambistas por ser um pólo econômico, cultural e turístico.

 

Economia

 

Sua localização estratégica, próxima ao Lago Ontário, que é um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte, faz dela um importante centro comercial. Os navios que transportam mercadorias podem alcançar facilmente o Oceano Atlântico através da via marítima do Rio São Lourenço

 


Setores como moda, cinema, processamento de alimentos, tecnologia da informação movimentam a economia da cidade, que também é sede de grandes bancos e instituições financeiras, o que faz dela um dos principais centros financeiros mundiais.

 


Embora tenha um custo de vida mais alto em comparação a outras cidades do Canadá, os salários pagos em Toronto também tendem a ser maiores.

 

Cultura

Toronto também é a sede das principais redes nacionais de transmissão e meios de comunicação do país. Centro da vida intelectual e cultural do Canadá anglófono, abriga uma rica produção de cinema, teatro, música e televisão, e também muitas galerias, museus, festivais e eventos públicos. 

 


Por receber visitantes e imigrantes do mundo inteiro, é considerada uma 
cidade multicultural. Além do inglês, que é a língua oficial, estima-se que sejam mais faladas mais de 160 línguas na cidade.

 

Gastronomia

Como você pode imaginar, em Toronto é possível experimentar diversos tipos de culinária típica de diferentes partes do mundo. Um ótimo lugar para isso é o Kensington Market, um mercado ao ar livre no centro da cidade, que se desenvolveu com a chegada de imigrantes e é considerado um Patrimônio Histórico do Canadá.

 


No Saint Lawrence Market, você encontra frutas, queijos e pães, e o Distillery District é cheio de bistrôs, cafés e lojinhas.

 

Transporte

 

Toronto é uma cidade plana, o que favorece quem gosta de caminhar. No entanto, como a cidade é bem grande, não é possível fazer tudo a pé. Mas não se preocupe quanto a isso, porque a cidade tem uma excelente infraestrutura de transporte. 


O Toronto Transit Commission (TTC) é um sistema completamente integrado, com ônibus (bus), metrô (subway) e bondes elétricos (streetcar). 

 

Turismo

 

Toronto é um destino cada vez mais procurado por turistas em busca de explorar a cidade e viver novas experiências. Belezas naturais, atrações turísticas e culturais diversas e povo amigável atraem cerca de 23 milhões de visitantes por ano.

 


Alguns dos pontos turísticos de destaque em Toronto são:

  • Torre CN: com 365 metros, oferece uma vista aérea de todo o horizonte da cidade.
  • Toronto Motorsports Park: para quem adora velocidade e quer se tornar piloto de corrida por um dia.
  • Ripley ‘s Aquarium of Canada: uma imersão segura no mundo marinho, em que você consegue ver de perto criaturas como arraias gigantes, tartarugas marinhas e tubarões-tigre.
  • Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher: com mais de 7500 exemplares raros e até cartas escritas à mão por Charles Dickens, é um paraíso para os amantes da literatura.

 

Clima e temperatura

Toronto tem as quatro estações bem definidas, com verão quente e úmido e inverno frio e secoEmbora o inverno possa ser rigoroso, é uma das cidades mais quentes no Canadá nessa época, com médias mínimas de -6,6º C  e máximas de 0º C. No verão, a temperatura em Toronto costuma variar entre mínimas de 15,5º C e máximas de 26º C.

 


Esperamos que este guia tenha sido útil para você decidir se Toronto é a escolha certa para você. Não restam dúvidas de que a cidade que é pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá, tem muitos atrativos para turistas e imigrantes, além de oportunidades de trabalho em diversas áreas e instituições de ensino renomadas, que preparam os alunos estrangeiros para ocuparem essas vagas. 

 

 

Aliás, uma das melhores portas de entrada para o mercado de trabalho são as universidades do Canadá, que costumam firmar parcerias com empresas para que os alunos tenham experiência prática na área de estudo e também promovem eventos e outras ações que conectam estudantes a possíveis empregadores.

 

 


 

 

Não restam dúvidas que Toronto é uma cidade perfeita para realizar aquele tão sonhado intercâmbio. Agora basta fazer seu planejamento para tirar esse sonho do papel. Faça uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas!