Custo de vida na Austrália: o passo a passo para você saber quanto vai gastar durante seu intercâmbio!

share on

Planeje os gastos do seu intercâmbio. Aqui você encontra valores e custo de vida na Austrália para um estudante internacional.

Receptividade, alta qualidade de vida, um dos maiores salários mínimos do mundo, possibilidade de visto de trabalho e de imigração, segurança e belezas naturais espalhadas por todos os cantos. Por isso a Austrália é um dos países mais procurados por intercambistas do mundo inteiro! Mas muitos estudantes internacionais ainda se perguntam: Quanto custa um intercâmbio na Austrália? Para te ajudar com isso, resolvemos montar um passo a passo para você saber quanto vai gastar e quando vai recuperar o seu investimento! Levantamos todos os valores para você ter acesso ao Custo de vida na Austrália, real e atualizado (fevereiro de 2021) e entender quanto custa morar na região.

Acomodação na Austrália

 

De todas as despesas que você terá no seu intercâmbio a acomodação provavelmente será a mais alta. Claro que depende bastante do tipo da acomodação que você irá escolher. Para te ajudar com isso, fizemos um levantamento de preços médios para diferentes hospedagens na Austrália. Assim, você já consegue ter uma noção de quanto irá gastar por semana e por mês. 

 

Tipos de AcomodaçãoValores
Aluguel de apartamento ou casaAU$165 – AU$440 por semana
Aluguel compartilhadoAU$85 – AU$215 por semana
Albergue ou PensãoAU$90 – AU$300 por semana
Residência UniversitáriaAU$90 – AU$280 por semana
Casa de famíliaAU$235 – AU$400 por semana

 

Como já falamos, existem diversas opções de acomodação na Austrália e a região escolhida também irá influenciar bastante nos valores. Porém vale a pena entender o que cada um desses valores inclui. Para você conseguir definir se está caro ou não.

1. Aluguel compartilhado ou aluguel de apartamento/casa

 

É uma boa opção para quem quer ter o conforto de estar em sua própria casa e ter independência durante toda sua estadia. A desvantagem aqui é que algumas casas não estão mobiliadas e você terá que comprar tudo para ter mais conforto. Você também terá que arcar com todas as contas e cuidar das compras do mercado.

 

A solução para reduzir o custo e manter o conforto de um apartamento/casa alugado é compartilhar a acomodação com outras pessoas. Isso irá te ajudar a pagar bem menos. Esta opção costuma ser mais comum entre os intercambistas e provavelmente será compartilhada com pessoas de outras nacionalidades, ou até mesmo australianos (o que é maravilhoso para o inglês).

 

Vale lembrar também que ao alugar uma casa é normal que o proprietário solicite o pagamento do mês antecipado, além de pedir um valor adicional de segurança, como caução.

2. Albergue ou Pensão

 

Nessa opção você irá dividir o seu quarto com outras pessoas e poderá interagir com muitas pessoas de várias nacionalidades diferentes. Você não terá nenhum luxo por aqui, mas com certeza irá se divertir muito! Os preços vão variar de acordo com a região escolhida e com as comodidades. Por exemplo, você pode escolher um quarto simples, duplo ou para oito pessoas. A vantagem é que você pode conseguir uma acomodação próxima ao centro pagando muito menos por isso.

3.  Residência Universitária

 

Muitas universidades da Austrália oferecem acomodação dentro do próprio campus, que podem ser um apartamento estudantil, colégios residenciais ou residência universitária. Se você irá estudar em uma universidade, talvez deva considerar esta opção. Isso porque , algumas universidades incluem as refeições, limpeza e cuidados com a casa na própria acomodação. Além de ser dentro do seu campus universitário e te oferecer todas as comodidades que a própria instituição já tem (quadras esportivas, bibliotecas, etc).

4. Casa de família

Nesta opção você irá morar na casa de outra família, então terá que respeitar as regras e as rotinas da pessoa que irá te receber. É uma forma de fazer uma imersão total na cultura australiana. O legal é que aqui normalmente já estão inclusas as refeições e um quarto individual ou compartilhado. Normalmente esta opção é escolhida por pessoas que desejam passar pouco tempo na Austrália.

 

Transporte na Austrália

 

transporte público da Austrália é muito funcional e atende bastante a demanda do dia a dia. Os valores costumam girar entre AU$15 a AU$55 por semana de acordo com a utilização e com a distância percorrida. Isso porque os ônibus cobram um pouquinho diferente daqui. Você irá pagar pela distância percorrida.

 

Mesmo assim, existem algumas pessoas que preferem comprar o veículo na Austrália. Nesse caso, os custos semanais irão subir bastante. Calculamos uma média de AU$200 por semana para se ter um veículo próprio.

 

Agora, se você pretendealugar um carroapenas para algum passei específico ou para ficar por alguns dias, você terá um gasto diário de aproximadamente AU$60, podendo variar de acordo com o veículo escolhido.

 

Tipo de TransporteValores
Passe de Transporte Público mensalAU$150
Bilhete Unitário em Transporte PúblicoAU$4,30
Gasolina (1 litro)AU$1,42
Aluguel de CarroA partir de AU$60
Taxi Tarifa (Bandeira 1)AU$2,05 por KM

Alimentação na Austrália

 

Você terá muitas opções de alimentação na Austrália e o valor gasto dependerá da opção selecionada. Em média você irá gastar em torno de AU$50 a AU$150. Lembrando que você pode economizar ao comprar produtos “Home Brand“, ou seja, da marca dos supermercados.

 

Restaurante

Tipo de AlimentaçãoValores
Refeição em Restaurante BaratoAU$20
Almoço em Restaurante (Duas Pessoas)AU$90 (dois pratos principais e sobremesa)
McDonalds, Burger King ou SimilaresAU$12
Cerveja ImportadaAU$9 (garrafa 330ml)
Cerveja NacionalAU$8 (garrafa 500ml)

Mercado

AlimentosValores
ÁguaAU$2,31 (1,5L)
PãoAU$2,80 (1Kg)
LeiteAU$1,64 (1L)
Peito de FrangoAU$10,53 (1Kg)
ArrozAU$2,72 (1Kg)
OvoAU$4,74 (12 unidades)
VinhoAU$15 (garrafa)
Cerveja NacionalAU$5,40 (garrafa 500ml)
Cerveja ImportafaAU$5,90 (garrafa 330ml)

Entretenimento na Austrália

 

A Austrália possui diversas opções de diversão durante o dia todo, os valores irão variar um pouco de acordo com a cidade do seu intercâmbio. Porém você pode ter uma noção dos valores na tabela abaixo.

Tipo de EntretenimentoValores
CinemaAU$20
ShowsAU$20 – AU$120
Entrada Bares ou BaladasAU$0 na maioria dos lugares
Teatro e Espetáculos de DançaAU$25 – AU$50

Outros Custos

 

Dependendo da acomodação escolhida você terá que se preocupar com internet, luz, água, gás e lixo. Levantamos uma média dos valores gastos com esses itens para você conseguir se programar também.

 

Outros gastosValores
Internet (6 Mbps, plano, a cabo/ADSL)AU$70
Ligação Local de Celular Pré-PagoAU$0,39 (por min.)
Básicos (Eletricidade, Gás, Água, Lixo)AU$220

Média de Gastos na Austrália

Considerando todos os gastos mencionados acima chegamos a uma média de custo de vida de AU$400 por semana, o que representa cerca de AU$1600 por mês, dependendo das opções que você escolher.

 

Legal! Mas e o salário mínimo?

 

Agora que você já sabe quanto vai gastar com cada item durante o seu intercâmbio na Austrália é legal entender quanto você irá ganhar trabalhando por lá. Para isso, precisamos deixar claro que um estudante pode trabalhar legalmente 20h por semana durante seus estudos e 40h por semanas em suas férias.

 

Os salários na Austrália são calculados por hora e o mínimo permitido por lei é de AU$19,84 ou AU$24,80 para funcionários ocasionais. Claro que dependendo da função que você irá exercer esse valor irá subir bastante. Mas vamos nos basear no mais baixo possível? Nesse caso, seu rendimento mensal será de AU$1587,20 – AU$1984.

 

Então, pode ficar tranquilo que com certeza você conseguirá pagar suas contas e ainda sobrará dinheiro para você se divertir ou juntar, caso prefira! 

 


Custo de vida na Austrália, por cidade

Você já sabe qual a média geral da Austrália, mas ainda está se perguntando quanto será o custo específico de cada cidade? Relaxa que também montamos uma tabela com a média dos custos que os estudantes internacionais têm nas cidades mais escolhidas para intercâmbio na Austrália. 

 

Despesas (por semana)AdelaideBrisbaneGold CoastMelbournePerthSydney
AcomodaçãoAU$80 – AU$340AU$120 – AU$190AU$90 – AU$250AU$120 – AU$300AU$150 – AU$220AU$150 – AU$350
AlimentaçãoAU$30 – AU$120AU$50 – AU$80AU$50 – AU$150AU$50 – AU$150AU$50 – AU$100AU$50 – AU$100
Transporte PúblicoAU$15 – AU$20AU$50AU$15 – AU$40AU$35 – AU$39AU$15 – AU$25AU$10 – AU$35
TelefoneAU$10 – AU$20AU$30 – AU$45AU$7 – AU$15AU$10 – AU$25AU$10 – AU$25AU$10 – AU$35
TOTALAU$135 – AU$500AU$250 – AU$365AU$162 – AU$445AU$215 – AU$514AU$225 – AU$370AU$215 – AU$514

Tem outras dúvidas sobre intercâmbio na Austrália? Faça uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas!

 

Quero uma consultoria gratuita com o time Spiible