Web development no Canadá: mercado e empregabilidade

share on

Saiba mais sobre o mercado canadense de tecnologia, quanto ganha um Web developer e como conseguir vagas de emprego no Canadá.

Na contramão das leis de imigração mais restritivas impostas pelo último governo dos EUA (como a suspensão do visto H-1B), o Canadá tem facilitado cada vez mais a entrada de trabalhadores estrangeiros qualificados para as áreas em que há alta demanda no país — uma das principais, nesse cenário de expansão tecnológica, é a de Web development.

 

O Vale do Silício estadunidense que se cuide, pois a região de Toronto, no Canadá, está se tornando uma potência tecnológica, e já tem sido chamada de “Vale do Silício do Norte”.

 

Quer saber mais sobre o mercado canadense de tecnologia, quanto ganha um Web developer e como conseguir vagas de emprego no Canadá? Vem com a gente!

 

Confira preços e promoções de cursos na área 

Web development no Canadá

Como está o mercado de Web development no Canadá?

Desenvolvimento de software é uma das áreas de trabalho que mais crescem no mundo todo. No Canadá, o mercado de tecnologia está tão aquecido que a oferta de profissionais qualificados não acompanha a alta demanda, fazendo com que o país receba muitos trabalhadores estrangeiros para ocupar vagas como as de desenvolvedor de front end e back end

 

Como forma de atrair e reter talentos internacionais, principalmente para o setor de tecnologia, foi criado o TECH Pilot BC, focado na província de British Columbia, onde fica Vancouver. Trata-se de um programa de migração acelerada, que inclui 29 ocupações, como  Web designers and developers, Softwares engineers and designers, dentre outras.


Para se inscrever, você precisa ter uma oferta de trabalho (de, no mínimo, 365 dias) de uma empresa em BC para uma das ocupações listadas, requisitos mínimos de idioma e formação especificados pela província… E só! Se for aprovado, você conquista uma 
permissão para viver e trabalhar no Canadá, que pode abrir caminhos para conseguir residência permanente. 


No tópico a seguir, você vai descobrir uma das melhores formas de dar o primeiro passo para ingressar no BC TNT Tech Pilot.

Fazer um curso no Canadá pode ajudar a conseguir um emprego por lá?

Sem dúvidas, fazer um curso em uma instituição canadense é uma das maneiras mais promissoras de se inserir no mercado de trabalho do país. Isso porque o networking que você faz com colegas e professores dentro das universidades e colleges pode abrir muitas portas e render indicações valiosas. 


Aliás, essa é 
uma dica que você não pode nem pensar em ignorar: se estiver estudando no Canadá e quiser conseguir um emprego por lá, fale sobre isso com todas as pessoas que você conhecer, buscando ressaltar suas principais qualificações, sempre que possível.


Muitas vezes, dentro das próprias instituições de ensino, 
há departamentos dedicados a orientar os estudantes para que consigam vagas de emprego na área. É o caso da Cornerstone, que organiza eventos de trabalho e workshops, além de oferecer suporte individualizado para auxiliar os alunos a montarem seus currículos e os prepararem para entrevistas de emprego.


Esse college, inclusive, tem um Programa de Web Design e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, composto por 9 cursos, em que você aprende desde o básico de programação até a prática de habilidades de web design com HTML, CSS, JavaScript etc. Segundo a instituição, 
o índice de empregabilidade na área de Web development no Canadá está acima de 80%!


Além disso, existe a possibilidade de realizar um intercâmbio CO-OP: 12 meses de estudo acadêmico + 12 meses de estágio remunerado. Ou seja, você faz uma qualificação internacional, dando aquele super 
up no currículo e no seu nível de fluência em inglês, e ainda tem a experiência de trabalho no exterior, com chances de engrenar uma carreira internacional, seja no Canadá ou em outros países. Não é incrível?


Outra vantagem é que diferentemente do Brasil, que costuma ter apenas dois períodos letivos anuais, no Canadá são três, o que permite 
maior flexibilidade no seu planejamento. Na Cornerstone, as aulas são ministradas em três turnos (manhã, tarde e noite), então você pode optar pelo horário que se encaixa melhor na sua rotina.

 

Quanto ganha um Desenvolvedor de Software no Canadá? 

O salário de TI no Canadá permite que você tenha uma boa qualidade de vida no país, que tem algumas das melhores cidades para se viver no mundo. Um Web development ganha, em média, $65 mil dólares por ano, sendo o salário de entrada $46 mil dólares anuais, podendo chegar a $87 mil para profissionais sênior. 


Fazendo as contas, se você fizer um curso como o que citamos no tópico anterior, que custa em média $14.945 dólares, conseguir um emprego e seguir carreira na área no Canadá, 
você consegue tranquilamente recuperar o investimento, além de todas as vantagens já mencionadas. Ou seja, trata-se de uma oportunidade única e com excelente custo-benefício!


Conforme ressaltamos, a forma mais comum de conseguir um emprego no Canadá é por meio de 
networking, e fazer um curso em uma instituição canadense é a melhor maneira de alcançar isso. Outra dica importante para arrasar nos processos seletivos das empresas canadenses é conhecer a fundo a empresa e os produtos ou serviços que ela desenvolve.


Se você ficou interessado(a) e tem o sonho de construir uma carreira internacional, estudando e trabalhando no Canadá, veja essa oportunidade da Cornerstone International Community College of Canada