Estude Marketing Digital no Canadá

share on

O Canadá está se tornando um polo tecnológico mundial e ganhando a fama de “Vale do Silício do Norte”. Neste cenário, profissões relacionadas à área de TI e outras, como o marketing digital, estão em alta no país.

As universidades canadenses têm investido fortemente na formação de profissionais que empresas buscam para ocupar vagas de marketing no Canadá. Portanto, se você pensa em fazer um intercâmbio no Canadá e tem experiência ou interesse no segmento de marketing digital, fique de olho nas oportunidades que vamos apresentar neste post!

Como trabalhar com marketing no Canadá?

Se você está se perguntando qual a melhor maneira de entrar no mercado de marketing digital canadense, saiba que fazer um curso de marketing em um college no Canadá, além de ser um diferencial e tanto para seu currículo, pode abrir portas para você conseguir uma vaga de emprego no país e ganhar experiência internacional na área.

Muitas empresas e startups buscam talentos em instituições reconhecidas pela qualidade de ensino, por isso é importante escolher uma boa universidade ou college para fazer seu curso de especialização em marketing digital.

Além disso, as próprias universidades ajudam os(as) alunos(as) a se prepararem para essas oportunidades, oferecendo suporte na elaboração de currículos, orientação para entrevistas e, ainda, promovendo eventos ou outras iniciativas para conectar os estudantes às empresas.


Vale ressaltar que a área não é regulamentada no Canadá, o que facilita bastante para que estrangeiros consigam uma posição neste mercado, já que, em geral, 
não é exigida uma licença ou registro em órgão regulador da profissão na província.

Quais os diferenciais que um profissional de marketing precisa ter para trabalhar no Canadá? 

O principal requisito para um profissional de marketing atualmente é estar antenado e atualizado em relação aos meios digitais. Ter domínio de determinados softwares e estar por dentro das tendências digitais é muito importante para atuar na área no Canadá. Veja a seguir exemplos de habilidades desejáveis, que farão você se destacar:

  • Domínio de sistemas de CRM
  • Habilidade com vendas
  • Conhecimento de Marketing digital
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • B2B Sales (Business to Business Sales)
  • Google Analytics
  • Adobe Photoshop
  • Marketing Communications

Empresas de diferentes portes e segmentos buscam por excelentes profissionais de marketing digital para se manterem relevantes e competitivas no mercado. Com a pandemia, pequenos e médios negócios que ainda não estavam inseridos no meio digital precisaram fazer esse movimento para sobreviver, criando novas oportunidades para profissionais dessa área.

Com um curso de especialização internacional em marketing digital e fluência no inglês, você terá um currículo competitivo para atuar no mercado canadense ou até de outros países, inclusive atendendo empresas e clientes de forma remota onde quer que você esteja. Afinal, quase tudo migrou para o on-line, principalmente no contexto pós-pandemia. 

Se você optar por voltar ao Brasil depois do seu curso, poderá ainda receber por seus serviços em dólar ou em euro, atendendo clientes internacionais.

Qual o salário médio dos profissionais de marketing no Canadá?

A média salarial para marketing no Canadá varia de acordo com a província e o cargo.


Para ter uma base, veja a 
média salarial por ano em algumas das principais cidades que podem ser destinos de intercâmbio para marketing digital no Canadá:

 

  • Toronto: CAD $34.300 a $64.000
  • Vancouver: CAD $33.400 a $61.400
  • Montreal: CAD $32.250 a $57.350
  • Calgary: CAD $35.050 a $67.000
  • Edmonton: CAD $34.00 a R$63.450
  • Ottawa: CAD $33.400 a $61.400
  • Quebec City: CAD $29.650 a $48.450
  • Halifax: CAD $32.950 a $59.800

Quais são as carreiras mais promissoras na área de marketing no Canadá?

A área de marketing é muito mais ampla do que a maioria das pessoas imagina. No Canadá, a demanda predominante é por carreiras de marketing ligadas a vendas. Quem tem interesse e qualificação para ocupar cargos de gestão no setor de marketing também pode encontrar boas oportunidades no Canadá. 

Veja a seguir uma lista de cargos para os quais existe maior demanda:

  • Representante de vendas (sales representative)
  • Gerente de vendas (sales manager)
  • Gerente de contas (account manager)
  • Executivo de contas (account executive)
  • Desenvolvimento de negócios (business development)
  • Gerente de marketing (marketing manager)
  • Coordenador de marketing (marketing coordinator)
  • Gerente de produto (product manager)

Como o digital marketing pode ajudar você a imigrar para o Canadá?

A maioria dos vistos temporários no Canadá são de 6 meses, podendo ser renovados ao final desse período. O visto de estudante, por exemplo, permite que você estude e trabalhe por 20 horas semanais durante o curso e 40 horas nas férias, e seus filhos têm direito de estudar gratuitamente em escolas públicas (a partir de 5 anos de idade). Isso se aplica tanto para colleges públicos quanto privados.

Se você estiver matriculado(a) em um college público no Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar em tempo integral enquanto durar o seu programa de estudos, o que pode contribuir bastante para que a família se mantenha nesse período. De toda forma, é preciso comprovar autonomia financeira no processo de visto, então é preciso já ter uma reserva planejada para isso.


Tendo um 
diploma de uma instituição de ensino canadense, e considerando também o networking e a experiência profissional obtida durante o curso, você melhora consideravelmente suas chances de conseguir uma posição no mercado local e se tornar elegível para um visto de residência permanente. Assim, você e seu cônjuge terão permissão para trabalhar, acesso ao sistema de saúde e possibilidade de se tornarem cidadãos canadenses — há uma série de pré-requisitos para isso, mas este seria um primeiro passo importante para quem tem a intenção de imigrar um dia.

 

Digital marketing no Canada College

Canada College é uma instituição fundada sob os princípios de excelência acadêmica, suporte profissional e sucesso do aluno. Acompanha seus alunos em seu processo de desenvolvimento e integração ao Quebec e à sociedade canadense.

Também tem como objetivo criar um ambiente saudável, seguro e cooperativo. Assim, visa o desenvolvimento harmonioso das práticas pedagógicas respeitando os alunos, os funcionários e suas práticas profissionais.

Todos os programas oferecidos aos alunos incluem aprendizagem teórica e prática significativa. O Canada College acredita fortemente na importância de ambos os tipos de aprendizagem, a fim de proporcionar uma formação plena e completa, permitindo que os graduados iniciem melhor suas carreiras profissionais.

O objetivo do programa de Marketing Digital do Canada College é formar técnicos capazes de coordenar e integrar conteúdos multimídia em diversas plataformas digitais. Eles terão as habilidades necessárias para fazer gestão de relações públicas em mídias sociais, desenvolvimento de negócios e aplicação de estratégias de marketing on-line.

Este programa permite que os graduados aprendam a comunicação na Internet e a gestão de comunidades na web. Eles serão capazes de melhorar o reconhecimento, a imagem e a visibilidade de uma empresa nos meios digitais.

Os graduados deste programa poderão trabalhar em empresas de consultoria, agências de publicidade, negócios comerciais, governo, organizações sociais, galerias de arte, organizações culturais e qualquer outra empresa que queira se promover na Web.