Gestão e Contabilidade no Canadá: conheça o mercado de trabalho

share on

Se especialize e trabalhe com contabilidade no Canadá? Entenda a alta demanda por profissionais especializados nessa área.

Um dos países mais procurados por brasileiros para intercâmbio no exterior, seja para estudo ou de trabalho, é o Canadá. O país oferece uma série de oportunidades para estrangeiros e ainda existe a possibilidade de conseguir o visto permanente para viver no destino.

 

Quando existe esse sonho de morar em um novo país, estudar ou trabalhar são as formas mais fáceis de conseguir um visto temporário e, por isso, optar por profissões mais valorizadas e com maior demanda de emprego é uma boa opção.

 

Por isso, se você deseja fazer um intercâmbio e trabalhar na área de contabilidade no Canadá, saiba que pode ser o destino ideal. Nos últimos anos, o país tem apresentado um alto crescimento no setor, aumentando consideravelmente as oportunidades de trabalho.

 

Quer saber mais? Continue a leitura que iremos abordar todos os detalhes sobre o tema!

 

Conheça o mercado de trabalho: Contabilidade no Canadá

 

Como funciona o mercado de contabilidade no Canadá?

 

Assim como no Brasil, no país da América do Norte o contador é responsável pela gestão de assuntos tributários, financeiros, econômicos e patrimoniais das empresas públicas ou privadas.

 

O primeiro ponto a se ter em mente é que a Contabilidade é umaprofissão regulamentada no Canadá. Se você fizer a graduação no Canadá, precisará se filiar ao Professional Body, o que equivale aos conselhos regionais do Brasil.

 

Se a formação for brasileira ou de outro país, o profissional estrangeiro precisará realizar testes (Avaliação de Credencial Educacional) e adquirir experiência para ter a formação reconhecida.

 

A regulamentação do diploma é possível por meio de dois acordos para alguns países: Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) e Acordo de Associação Recíproca (RMA). Os requisitos para a liberação da licença dependem de cada província.

 

O Brasil não faz parte dos acordos, mas isso não significa que brasileiros não podem atuar no setor. Para receber a licença, é possível solicitar o reconhecimento da formação obtida em terras brasileiras se inscrevendo para um programa de certificação no órgão regulador da contabilidade da província em que deseja trabalhar.

 

Ser contador no Canadá é um bom negócio para brasileiros?

 

O número de empresas no Canadá vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e, obrigatoriamente, elas precisam ter um contador para organizar e gerir as questões burocráticas e financeiras.

 

Por esse motivo, os profissionais de contabilidade encontram diversas oportunidades de trabalho no país. Além da quantidade de vagas de emprego, devido ao desenvolvimento econômico do Canadá,a profissão é bem remunerada e possibilita um crescimento e desenvolvimento da carreira.

 

Há demanda para contadores no Canadá em 2021 e 2022?

 

Como falamos anteriormente, a área da contabilidade está em alta no Canadá e, provavelmente, uma das mais requisitadas, figurando entre as 15 profissões mais procuradas por empregadores.

 

Isso ocorre porque sempre que um nova empresa é aberta mais oportunidades de emprego para contadores são abertas no mercado de trabalho canadense. A tendência é que os números continuem crescendo e que o setor se permaneça aquecido pelos próximos anos.

 

A estimativa é que até 2028 pelo menos 76 mil postos de trabalho sejam oferecidos aos profissionais do ramo. Outro dado que reforça a potência da contabilidade no mercado de trabalho é a taxa de desemprego: 1,9% no caso dos analistas e 2,3% para contadores, auditores e gerentes.

 

Quais são as funções mais comuns para profissionais estrangeiros de contabilidade no país?

 

O contador vem sendo bastante requisitado no Canadá e em diversas funções. No Brasil, existe uma tendência de otimizar a contabilidade de empresas com a criação, por exemplo, de portais online e de baixo custo para microempresas.

 

Já no Canadá, existe uma cultura de valorização deste profissional, considerado peça importante para o sucesso e gestão de uma empresa. Sendo assim, existem diversas oportunidades e em várias funções diferentes.

 

Alguma delas são: técnicos de contabilidade, guarda-livros, auditores financeiros e contadores, representante de vendas e contas, escriturários contábeis, entre outros.

 

Quanta ganha esse profissional no Canadá?

 

O salário do contador no Canadá vai depender principal da função exercida pelo profissional, do seu grau de experiência e do nível de responsabilidade dentro da empresa. Porém, mesmo que comece com uma quantia não tão alta, um dos diferenciais da contabilidade no país é que permite um crescimento, por ser uma profissão extremamente valorizada pelos canadenses.

 

De maneira geral, um contador licenciado para atuar no Canadá pode ter salário inicial de 33 mil dólares canadenses ao ano. Já os mais experientes podem ganhar até 87.500 mil ao ano.

 

Como se tornar um contador no país?

 

Antes de qualquer coisa, é importante que os interessados em trabalhar no Canadá, especialmente em setores burocráticos como a Contabilidade, conheçam bem pelo menos um dos idiomas falados no país: inglês ou francês. 

 

As regras canadenses são bem rígidas e qualquer erro pode gerar o pagamento de multas altíssimas para a empresa. Sendo assim, aperfeiçoar a fluência na língua é um dos primeiros passos.

 

Para trabalhar como contador no Canadá, é necessário fazer a validação do seu diploma e comprovar experiência na área para se tornar apto e ser reconhecido como profissional da área.

 

As regras para reconhecimento da sua formação dependerão da província na qual pretende atuar, mas, certamente, serão solicitados testes para entender o seu nível de conhecimento. Um ponto de atenção é que o sistema tributário funciona diferente no Canadá, logo, é necessário conhecer a legislação local.

 

Agora, se você não tem formação em Contabilidade, mas quer estudar, uma boa opção é realizar o curso de especialização ou graduação no país. Desta forma, você não precisará solicitar a licença para atuar em terras canadenses, já que possui uma formação oficial.

 

Além disso, é uma excelente oportunidade para quem deseja realizar um intercâmbio no Canadá e, quem sabe futuramente, fazer a aplicação para o visto permanente.

 

 

 

Seja qual for o seu caso, o ideal é procurar por instituições que sejam reconhecidas pelos órgãos regulatórios locais, como a Hermes College, uma das maiores redes do país, reconhecida por sua excelência acadêmica.

 

A instituição de ensino superior possui uma variedade de programas em Negócios, Tecnologia e Ciências Sociais, com aulas ministradas em inglês ou francês. Um dos cursos oferecidos pela Hermes College pode ser a sua porta entrada no mercado de trabalho canadense: Accounting and Management Technology (Tecnologia de Contabilidade e Gestão).

 

O curso de especialização de 14 meses de duração tem o objetivo de capacitar os estudantes para se tornarem aptos para atuar com contabilidade e gestão no Canadá, com amplo aprendizado teórico e prático. Ao final das aulas, o estudante recebe o Attestation of College Studies – ACS (Atestado de estudos universitários), certificado concedido na província de Quebec.

 

A formação no Canadá permite que você possa atuar assim que tiver concluído o curso, pois terá a formação solicitada para entrar com o pedid de licença e ser considerado um profissional de contabilidade ou Chartered Professional Accountant (CPA).


 

Se você tem interesse pela área de Contabilidade e Gestão e tem o desejo de imigrar para o Canadá, estudar na Hermes College pode ser a melhor solução para você. Se ainda tiver dúvidas, de como se inscrever, entre em contato com a Spiible, que iremos ajudar com todas as informações necessárias para você começar a planejar seu sonho de estudar e trabalhar fora do Brasil.

 

Quero entrar em contato!