Imigração para o Canadá: em casal ou família.

share on

Entenda os programas de imigração para o Canadá, os vistos e requisitos para imigrar em casal ou em família.

Muitas famílias brasileiras têm o desejo de realizar sua imigração para o Canadá com filhos em busca de melhores condições de vida. Existem diversos tipos de vistos temporários que dão permissão para trabalhar, sendo que alguns podem abrir caminhos para conseguir residência permanente. Ao todo, são mais de 60 tipos de programas de imigração, tanto federais quanto provinciais.

O governo canadense espera receber cerca de 1,2 milhão de imigrantes até 2023 para ocupar postos de trabalho que possam contribuir para a retomada econômica pós-pandemia. Isso porque há uma escassez de mão de obra local especializada, devido à baixa densidade demográfica do país — a população inteira do Canadá é menor do que a população do estado de São Paulo.

Neste contexto, em que um maior número de vistos de residência permanente têm sido concedidos — foram cerca de 320 mil em 2018 e 340 mil em 2019 —, pode ser um ótimo momento para dar entrada ao processo ou se preparar para atingir os requisitos e se tornar elegível. Como em 2020 a meta não foi atingida em função do fechamento de fronteiras por conta da pandemia, o governo aumentou esse marco para os próximos anos.

Neste post, reunimos as principais informações sobre imigração para o Canadá, principalmente para quem tem a intenção de ir com o cônjuge e/ou com filhos.

Como ir com a família para o Canadá?

 

Além de ter muitas oportunidades de trabalho, uma excelente infraestrutura e qualidade de vida, o Canadá é bastante receptivo a estrangeiros. Aliás, o país conta com isso para seu crescimento populacional, econômico e cultural, já que além de ter uma população pequena diante de sua enorme extensão territorial, a população local está envelhecendo e as taxas de natalidade no país são baixas.

Embora haja desafios de adaptação por conta do clima frio e do custo de vida, que pode ser mais alto em algumas regiões, o Canadá oferece boas oportunidades para famílias que querem imigrar para ter melhores condições e mais qualidade de vida, prosperando junto com o país.

 

Como os colleges ajudam no processo de imigração familiar

 

Em geral, os vistos temporários são de 6 meses, podendo ser renovados ao final desse período. O visto de estudante, por exemplo, permite que você estude e trabalhe por 20 horas semanais durante o curso e 40 horas nas férias, e seus filhos (a partir de 5 anos) têm direito de estudar gratuitamente em escolas públicas. Isso se aplica tanto para colleges públicos quanto privados.

Embora o investimento seja maior do que no caso de college privados, se você estiver matriculado(a) em um college público no Canadá, seu cônjuge poderá trabalhar em tempo integral enquanto durar o seu programa de estudos, o que pode contribuir bastante para que a família se mantenha nesse período. De toda forma, é preciso comprovar autonomia financeira no processo de visto, então é preciso já ter uma reserva planejada para isso.

Tendo um diploma de uma instituição de ensino canadense, e considerando também o networking e a experiência profissional obtida durante o curso, você melhora consideravelmente suas chances de conseguir uma posição no mercado local e se tornar elegível para um visto de residência permanente. Com ele, você e seu cônjuge terão permissão para trabalhar, acesso ao sistema de saúde e possibilidade de se tornarem cidadãos canadenses (há uma série de pré-requisitos para isso).

Existe também a possibilidade de conseguir um visto de residência permanente no Canadá estando ainda no Brasil. Nesse caso, você precisa ter inglês e/ou francês fluente (já que o Canadá é um país bilíngue), uma sólida experiência profissional em uma das áreas para a qual existe demanda no país e uma oferta de emprego comprovada (não necessariamente aceita).

Para obter um visto de trabalho, é preciso que uma empresa que queira te contratar dê entrada no processo.

 

Quanto custa uma imigração para o Canadá?

Os valores das taxas e a documentação exigida variam de acordo com o programa de imigração escolhido. Você precisa descobrir aquele que é mais adequado ao seu perfil e se programar a partir disso para cumprir os requisitos do programa escolhido e arcar com os valores das taxas (há casos em que a empresa contratante banca o processo de visto).

No programa Express Entry, por exemplo, que funciona em um sistema de pontuação, é o mais conhecido para residência permanente, e também um dos mais ágeis em termos de documentação, as taxas são as seguintes: 1345 dólares canadenses (cerca de 5300 reais) para o aplicante principal, mais 1345 dólares canadenses para o cônjuge e mais 225 dólares canadenses (cerca de 900 reais) por filho de até 22 anos.

Existem ainda outras taxas, como a de processamento, em torno de 825 dólares canadenses (cerca de 3.300 reais) e a taxa de residência permanente a ser paga durante o processo de obtenção de visto, que é de 500 dólares canadenses (cerca de 2000 reais) por adulto acima de 22 anos.

 

 Imigração para o Canadá com a família ou cônjuge

Niagara College Canada

Se você está buscando opções de colleges públicos para o seu intercâmbio no Canadá em que pretende levar a família, conheça o Niagara College.

Com instalações tecnológicas de pontafoco em comunidade e investimentos multimilionários em sustentabilidade, este college público oferece experiências de aprendizado avançadas em dois belos campi na região de Ontário.

Em Welland, há um Instituto de Saúde Aplicada, o Centro de Tecnologia Rankin, o Green Automotive Lab e o Salão de Cabeleireiro Docente.

No Niagara-In-The-Lake, localizado na base da Escarpa de Niagara — uma Reserva Mundial da Biosfera, projetada pela UNESCO —, há Cervejaria de Ensino, Destilaria de Ensino, Vinícola e Vinhedo de Ensino, Estufa de Ensino, Restaurante de Ensino e Spa de Ensino.

Alunos de quase 100 programas se envolvem anualmente em cooperação, colocações em campo, estágios, empreendimentos de aprendizagem, estágios, estágios clínicos, pesquisa baseada em curso, trabalho de campo.

88,1% dos graduados no Niagara College conseguem emprego em até 6 meses após a formatura e 91% dos empregadores relatam ficarem muito satisfeitos com as contratações de profissionais graduados nesta instituição de ensino.

 


Se você ficou interessado(a) e deseja receber orientações mais específicas e direcionadas para seu caso visando imigrar para o Canadá com sua família, entre em contato com a Spiible que podemos lhe ajudar!

Quero saber mais!