Entenda as novas regras de imigração do governo de Quebec.

share on

Veja as mudanças no processo de imigração para Quebec, que entram em vigor a partir de setembro de 2023 e preocupam quem quer imigrar para o Canadá.

O governo canadense anunciou recentemente as novas regras do PGWP em Quebec e ficou todo mundo de cabelo em pé. Mas nós viemos esclarecer tudo pra você!

Essas mudanças entram em vigor a partir de setembro de 2023 e podem sim afetar (e frustrar) muitos processos de estudos e imigração, tanto os futuros quanto os que já estão em andamento.

 

Se quiser saber mais detalhes sobre, é só continuar a leitura a seguir.

Como é o processo de PGWP atualmente?

As regras de imigração da província de Quebec sempre chamaram atenção justamente por possuir algumas diferenças (e facilidades) das demais, assim como as regras dos Colleges Privados que estavam dentro dessa província também.

O famoso PGWP (post-graduation work permit), que nada mais é do que uma autorização que permite a alunos trabalharem em período integral por até 3 anos após a conclusão dos estudos, pode ser solicitado para alunos que se formam em universidades, colleges públicos e privados no cenário atual.

Ou seja, hoje, o aluno que termina um College Privado em Quebec (com uma quantidade mínima de carga horária) dá entrada no PGWP ao final do programa. O PGWP gera uma experiência de trabalho no Canadá que pode também ser usada em processos de imigração.

Mais o plot-twist dessa mudança é: o benefício do PGWP para Colleges Privados muda a partir de Setembro 2023!

O que mudará a partir de setembro de 2023?

Pois é! A partir dessa data os alunos que se formarem em Colleges Privados, não subsidiados pelo governo, não serão mais elegíveis ao PGWP, que é um benefício tão importante e desejado.

Segundo o governo canadense, o que levou a essa mudança foi o mau uso das permissões de trabalho. Muitas pessoas estavam indo para Quebec estudar em Colleges Privados, que são mais baratos, e depois partiam para outras províncias fora de Quebec.

Ou seja, estudantes formados em instituições privadas em Quebec acabavam usando o benefício do PGWP em outra província.  Por isso, para o governo deixou de fazer sentido conceder esse benefício aos Colleges Privados em Quebec, já que um dos principais objetivos de conceder o PGWP era ter mais mão de obra qualificada em Quebec.

Agora, portanto, as regras do PGWP se igualam a de outras províncias.

Como ficou o processo em Quebec agora?

As atualizações das regras do PGWP no Canadá são as seguintes:

  • Se você concluir seu programa de estudos antes de 1º de setembro de 2023 e solicitar um PGWP dentro de 6 meses após a conclusão de seus estudos, terá acesso ao PGWP de acordo com os critérios atuais. Isso quer dizer que se você terminar um curso em um College Privado em Quebec até 1º de setembro de 2023, pode ser elegível ao PGWP;
  • Se você iniciar um programa de estudos após 1º de setembro de 2023, só poderá solicitar um PGWP se você se formar em um programa de estudos que seja elegível para o PGWP após 1º de setembro de 2023. O College deve ser público ou privado subsidiadopelo governo. Muitos Colleges privados perderam a elegibilidade ao PGWP. É preciso assim consultar a lista oficial de programas e instituições elegíveis ao PGWP;
  • Se você estiver estudando em um programa que não será mais elegível ao PGWP após 1º de setembro de 2023 (que é o caso de muitos Colleges Privados em Quebec), o tempo que você passou estudando no programa antes dessa data poderá ser contado para um PGWP no futuro. Ou seja, você pode receber um PGWP referente apenas ao tempo estudado até Agosto 2023.

Quais os impactos dessas mudanças?

Se o seu objetivo é estudar em um college privado com a permissão de trabalho durante os estudos (Study Permit), Quebec é ainda uma boa opção.

 

Mas se você tem o objetivo de migrar juntamente com sua família, as novas regras do PGWP em Quebec afetam  sim afetar o seu processo. Isso porque apenas os cursos que são elegíveis ao PGWP permitem a aplicação do visto de trabalho aberto para o cônjuge e benefícios para os dependentes/filhos em idade escolar.

Portanto, casais que desejam morar em Quebec precisam optar por Colleges públicos ou privados subsidiados pelo governo para terem o benefício do visto de trabalho aberto para o cônjuge.

Esta é uma regra que já acontece com outras Províncias: para o cônjuge ter direito a solicitar um visto de trabalho aberto (Open Work), o estudante principal precisa estar aceito em um College Público canadense designado (ou u curso de nivel superior cadastrado no PGWP)e com o Study Permit.

Outro impacto das novas regras do PGWP em Quebec é em relação a programas de imigração: muitos programas de imigração canadenses, tanto provinciais como federais, beneficiam pessoas com experiência de trabalho através do PGWP.

Se você planeja futuramente se candidatar a algum programa de imigração canadense é preciso checar se o PGWP é importante para a sua candidatura.

Para saber se seu College ou Universidade é elegível ao PGWP é só conferir a lista no site do governo canadense: a DLI – Designated learning institutions, aqui.