7 dicas para perder o medo de viajar sozinha para o exterior.

share on

Viajar sozinha é uma grande insegurança das intercâmbistas de primeira viagem. Separamos algumas dicas nesse blog Spiible para te ajudar.

Se você quer viajar sozinha para o exterior e fazer o seu intercâmbio dos sonhos, talvez tenha alguns medos impedindo você de tirar o seu projeto do papel. Afinal, viajar sozinha pela primeira vez pode gerar algumas inseguranças. Como eu vou me localizar num lugar novo sozinha? Como vou pedir informações sem saber o idioma? Como vou chegar na minha acomodação sem conhecer a região? E se a imigração não me deixar entrar no país? Será que vou conseguir fazer novos amigos mesmo estando em um país diferente? E se meu dinheiro acabar durante meu intercâmbio, como vou sobreviver?

 

Calma! Você não é a única que está com estas preocupações. E nosso objetivo hoje é acalmar suas inseguranças para que você finalmente consiga abrir seu horizonte e dar o passo que irá transformar por completo a sua vida com milhares de oportunidade novas!

 

Sozinha no aeroporto internacional: Como vou me localizar?

 

Parece um medo bobo, né? Mas não é! Muitas pessoas que nunca viajaram sozinhas, quando se deparam com esta situação, ficam com medo de não conseguir localizar nada e não encontrarem o portão de embarque correto. E o medo aumenta ainda mais, quando não conhecemos o idioma do país que vai nos receber.

 

Dica: RESPIRA FUNDO!

 

 

Viajar sozinha para o exterior: 7 dicas para perder o medo

 

 

Depois de respirar fundo é hora de parar para pensar: Você realmente acha que todas as pessoas que passam pelo aeroporto sabem onde fica tudo? Não, né? Por isso, todos os aeroportos possuem funcionários prontos para te ajudar com suas dúvidas. Então, se você não tiver certeza qual o seu portão de embarque ou como fazer para chegar até ele, basta relaxar e procurar um destes profissionais.

Respira fundo vai dar tudo certo!

E se eu perder a minha conexão? Como vou resolver isto em um idioma que não conheço?

 

Se seu voo atrasar e você perder sua conexão a companhia aérea contratada terá que colocar você em um novo voo. Fique tranquila! Basta falar com a equipe do aeroporto que eles vão conseguir te ajudar com isto.

 

Agora, se você ainda não souber falar nem o básico do inglês, você pode utilizar o Google Tradutor para dar aquele empurrãozinho. Basta acessar o wi-fi do aeroporto e escrever a sua dúvida em português na plataforma. Automaticamente sua frase será traduzida para o idioma escolhido. Então, basta mostrar a tradução para os funcionários do aeroporto. As pessoas vão conseguir te entender e vão resolver o seu problema.

 

Dica: PROGRAME-SE!

 

Sabemos que imprevistos acontecem, como o avião atrasar. Mas se você escolher um voo com um tempo de escala mais longo a possibilidade deste atraso não atrapalhar o seu próximo voo é muito maior. E você ainda ganha um tempinho para conhecer as lojas do aeroporto, comer alguma coisa ou até mesmo fazer algum passeio na região, dependendo do tempo da sua conexão.

E se a imigração me barrar quando eu chegar no país?

Sim, isto pode acontecer! Porém, mantenha a calma. Se você estiver com toda a sua documentação e não estiver carregando nada proibido nas suas malas, provavelmente conseguirá entrar no país sem muitos problemas.

 

O ideal é chegar na imigração com tudo preparado para a sua entrevista. Por isso, recomendamos que converse com um profissional especializado em vistos. Eles vão conseguir te passar diversas dicas e a lista de documentos que precisam estar com você naquele momento.

 

Dica: CONVERSE COM UM ESPECIALISTA EM VISTOS

 

Normalmente as perguntas que a imigração faz são padrões como: Por que você escolheu o país? O que você vai fazer por lá? Onde vai ficar e por quanto tempo? Se você conhece alguém no país e qual a sua profissão?

 

De qualquer forma, um bom profissional de vistos pode te orientar com todas essas questões e te deixar prontinho para este momento. Sobre o idioma, você poderá solicitar um tradutor, caso prefira. Então, não precisa ter medo. Basta procurar um profissional qualificado, que sua entrada no país é quase certa.

Como vou encontrar minha acomodação? Não conheço nada no país

Relaxa! Você poderá escolher como resolver este problema, enquanto estiver no Brasil. E terá algumas opções para isto.

 

Dica:  PESQUISE!

 

Se você estiver insegura e não se sentir confortável em andar de transporte público, você pode contratar um transfer. Isto irá facilitar bastante as coisas, pois quando você contrata este tipo de serviço, a empresa anota algumas informações do seu voo e consegue pedir para uma pessoa aguardar por você no seu destino. Será igual as cenas de filme, assim que você desembarcar irá encontrar alguém segurando uma plaquinha com o seu nome.

 

Mas e se meu voo atrasar e empresa não estiver mais lá quando eu desembarcar? Relaxa, a chance de acontecer isto é extremamente baixa. A empresa irá acompanhar toda a rota do seu voo e garantirá que tenha um profissional te aguardando por lá. Porém, se isto acontecer, você pode entrar em contato com o Transfer utilizando o Wi-fi do aeroporto.

 

Agora, caso você não queira contratar um tranfer, você terá outras opções. Como pegar um táxi ou utilizar o transporte público da região. Caso escolha o táxi, procure o serviço dentro do aeroporto, nos guichês próximos a saída. Desta forma você garante um profissional credenciado para te levar e evita riscos desnecessários.

 

Agora, se você está louco para começar a viver intensamente a cultura da região escolhida, você pode fazer o trajeto do aeroporto até sua hospedagem com os transportes públicosPara isso basta baixar alguns aplicativos de mapa que funcionem offline ou contratar internet para já chegar no país com seu celular funcionando.

E se eu não conseguir conversar com ninguém?

Este com certeza é um dos medos mais comuns entre as pessoas que estão planejando fazer a sua primeira viagem internacional.

Dica: NÃO TENHA VERGONHA DE ERRAR!

Grande parte deste medo vem davergonha de falar alguma coisa errada ou de ser julgadopor não conseguir se expressar. Não pense nisso! Pense que esta experiência irá transformar totalmente seu jeito de se comportar e ajudar no seu desenvolvimento, além de melhorar muito seu inglês (caso seja este o idioma do seu destino).

Mas existem algumas formas de reduzir este medo, enquanto você ainda estiver no Brasil. Você pode começar estudando o básico do idioma que você irá enfrentar no dia a dia.Comece escutando mais!Você pode fazer isso assistindo um filme ou uma série sem legenda. Isso vai acostumar o seu cérebro com novos desafios e te ajudará nos primeiros meses do seu intercâmbio.

 


Aproveite e confira quais são as dificuldades do primeiro mês de um intercâmbio.

Leia mais! 


 

Será que eu vou conseguir fazer novos amigos?

 

Legal, então você deve ser tímida ou meio introvertida, certo?

Dica: USE SUA NACIONALIDADE PARA QUEBRAR BARREIRAS

Provavelmente esta será uma das melhores experiências da sua vida. Você irá descobrir que as pessoas costumam estar dispostas a ajudar estudantes internacionais. E o fato de você não ter nascido no país, vai ser o passo inicial para fazer grandes amizades.

Você vai perceber que as coisas vão acontecer bem naturalmente. Então, não se preocupe com isto!

E se eu não me adaptar a outras culturas?

 

Esta é uma das coisas mais interessantes durante todo o seu intercâmbio! Você irá conhecer novas formas de ver o mundo e isto pode fazer você passar por um choque cultural.

Dica: VÁ COM A MENTE ABERTA

Para não ter problemas com isto, você precisa manter a mente aberta e entender que não existe certo o errado quando o assunto é cultura. Respeite todos que conhecer e prepare-se para chegar no seu destino. Pesquise ao máximo os hábitos locais e a forma como as pessoas agem no dia a dia. Isto vai evitar que você seja surpreendido e trazer mais confiança para embarcar no seu intercâmbio. 

 


 

Uma das partes mais legais de viajar sozinha é poder fazer o que desejar, quando quiser! Desbravar um lugar novo, conhecer pessoas diferentes e visitar diversos pontos turísticos. Não precisamos nem falar que esta experiência irá te ensinar a ver o mundo de outra forma, né? Sem contar que vai aumentar muito a visibilidade do seu currículo nacionalmente e internacionalmente.

 

Está esperando o que para cair de cabeça no seu intercâmbio e finalmente viajar sozinha para o exterior? Se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a gente! Nosso time está pronto para ajudar você a tirar este projeto de vez do papel. 

 

Quero entrar em contato!