Melhor região do Canadá para as áreas de tecnologia e marketing

share on

O objetivo de muitos brasileiros é ter vínculos de estudo e trabalho no Canadá, especialmente se for possível se mudar para o país norte-americano. Estudar em Montreal, nesse sentido, é uma das opções para quem quer se dedicar a fazer um curso de marketing ou voltado para a tecnologia, por exemplo, já que essas são áreas com crescente demanda mundial.

 

A cidade de Montreal, ultimamente, tem sido vista como um lugar que está à procura de brasileiros, especialmente aqueles que atuam ou que desejam atuar com marketing e com TI. Por isso, a realização de um intercâmbio no Canadá, instiga curiosidades nas pessoas sobre como é trabalhar em Montreal e o que ela oferece aos profissionais que lidam diariamente com esses setores em constante evolução, resultado incontestável de um mundo digitalizado e pós-pandêmico.

 

Por isso, neste artigo você vai entender tudo sobre as novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional em Montreal, no Canadá.

Quais são as vantagens de morar e de estudar em Montreal?

Montreal é uma cidade que chama muita atenção do mundo todo, sendo um centro de diversidade multicultural, com uma população considerável de imigrantes. Isso se deve a alguns fatores, como:

 

●     Educação de alta qualidade, já que as melhores universidades canadenses estão na cidade;

●     Permissão para estrangeiros estudarem e trabalharem;

●     Língua oficial é o francês, mas se vive bem falando inglês;

●     Financeiramente acessível.

 

Um fenômeno comum na cidade é que os estudantes estrangeiros, depois de se formarem, optam por viver na cidade. Alguns motivos fazem isso ser possível como a não distinção étnica, de gênero e religiosa e também a taxa de desemprego consideravelmente baixa, de 6,1%, conforme
matéria do Correio Braziliense, o que possibilita o ingresso no mercado de trabalho com mais rapidez.

 

A pirâmide etária do Canadá está direcionada para uma população local cada vez mais idosa. Esse evento, somado ao fato do país ser conhecido pela
receptividade com imigrantes, faz com que haja uma
necessidade de mão de obra. E é claro que Montreal não fugiria disso.

 

Montreal é uma cidade em crescimento econômico acelerado. A variedade de talentos multiculturais, decorrente do alto número de imigrantes, traz uma mentalidade de sucesso que está atrelada à facilidade de adaptação, a aceitar mudanças e a assumir riscos.

 

Sendo assim, segundo Martin Goulet, vice-presidente de Talentos internacionais da Montréal International, recrutadores canadenses também vão em busca de brasileiros in loco para atuarem com TI e as experiências têm sido bastante positivas.

Montreal – hub tecnológico

Montreal é uma cidade que resolveu focar na economia do futuro, potencializada pela tecnologia. Isso é explicado pelas áreas que estão em ascensão para se trabalhar: engenharia aeroespacial, tecnologias de saúde e ciências da vida, inteligência artificial, efeitos especiais, animação e desenvolvimento de videogames.

 

A Montréal International também evidencia que em 3 anos (entre 2015 e 2018),
o número de estudantes internacionais na metrópole aumentou em 21%, correspondendo a novos estudantes das 11 universidades, das mais de 60 faculdades e outras 50 unidades de ensino técnico.

 

Em consequência disso, Montreal se tornou um polo de startups canadense: o local é barato para morar e para fazer negócios; os custos para abrir um empreendimento são competitivos;
mais de 30 aceleradoras e incubadoras
apoiam projetos que estão iniciando; a cidade conta com mais de 45 espaços de coworking.

 

Um dos grandes pólos de desenvolvimento de inteligência artificial em Montreal é o laboratório
Mila. Ele foi fundado por Yoshua Bengio – referência global em aprendizagem de máquinas – em parceria com universidades canadenses. Ali, encontram-se 19 startups, originadas de uma rede composta por quase 500 pessoas, entre professores e estudantes.

Cenário tecnológico em Montreal, Canadá

Diversas empresas de Montreal estão em busca de talentos que trabalhem com
tecnologia da informação, visto que ela, nos últimos anos, tornou-se uma referência global no segmento – sendo, inclusive, uma das cinco cidades norte-americanas com a maior concentração de empregos em tecnologia. Isso porque, em 10 anos, a metrópole – que faz parte da província de Quebec – teve uma demanda crescente de mais de 64% empregos para os profissionais que atuam diretamente na área.

 

Com a
alta demanda pela digitalização das empresas
em decorrência da pandemia de Covid-19, as empresas de informática e de tecnologia alavancaram resultados. É fato que, a partir do surto mundial da doença, o mercado de trabalho precisou se reinventar, fazendo destes profissionais as peças chaves para o seu efetivo funcionamento.

 

A Montréal International acompanhou, desde o início do período, o surgimento de mais de 30 projetos de aplicação financeira estrangeira para o setor, prevendo mais de 3,5 mil postos de trabalho nos próximos três anos.

 

E, com a recuperação gradativa do mercado, Montreal tem se mantido entre os grandes centros econômicos canadenses e das Américas, revelando uma demanda alta em contratações. A previsão do Conference Board of Canada para a cidade é que ela tenha o maior crescimento ao final de 2021 entre as metrópoles do país.

Cenário do marketing em Montreal, Canadá

Ter um diploma na área do marketing permite aos brasileiros se encaixarem nos diversos cargos deste setor no país norte-americano. Conforme aponta a pesquisa da
Randstad, em 2018,
quase 1.200 empregos foram criados direcionados para esses profissionais.

 

As principais requisições para a atuação satisfatória neste segmento são criatividade, análise de dados e capacidade de efetuar vendas. O uso pleno de algumas ferramentas também é um pré-requisito, sendo algumas delas:
softwares de CRM, SEO, PPC e Google Analytics.

 

O salário médio para um profissional de marketing em 2018 no Canadá foi de
CAD 59.200 anuais, sendo que, em Montreal, variou-se entre CAD 32.250 E CAD 57.350.

 

O marketing ainda não é uma profissão regulamentada no Canadá, o que facilita o exercício dela no país por estrangeiros. Porém, alguns cargos dentro da área requerem algumas profissões específicas. Por exemplo, os cargos de advertising e public relations, geralmente são ocupados por colleges em comunicação ou profissionais de jornalismo, do marketing, das relações públicas; já os cargos específicos de marketing demandam colleges em administração, com especialização em vendas ou em marketing.

Conheça o Canada College

O
Canada College Inc. funciona sob os
princípios de excelência acadêmica, suporte profissional e sucesso do aluno.
Dessa maneira, a teoria e a prática no ensino andam juntas e a faculdade, que é particular, oferta-as de forma significativa em todos os seus programas.

 

O programa mais tradicional do Canada College é o
AEC em Administração de banco de dados (LEA.CC), oferecido desde 2012. Além deste, outros cinco programas são oferecidos, a maioria deles porta de entrada para os futuros profissionais que desejam atuar com marketing e com tecnologia da informação no país, como dito anteriormente:

 

  1. Administração de empresas e comércio;
  2. Administração de banco de dados;
  3. Analista de Business intelligence;
  4. Criação de conteúdo digital;
  5. Marketing digital;
  6. Educação Infantil.

 

Dois são os campi do Canada College Inc. em Montreal:
King’s Campus e 1118 Campus. Os dois edifícios principais possuem uma localização de fácil acesso por meio de transporte público.


Provavelmente você ficou interessado em adiantar o seu sonho de realizar um intercâmbio no Canadá, não é mesmo? As chances de estudar no país e ainda morar em Montreal para trabalhar em áreas promissoras é um plano que chama a atenção de quem quer ter seu talento valorizado. Para te ajudar a alcançar este objetivo, você pode contar com um dos consultores especialistas da Spiible.
Entre em contato por meio do botão abaixo!



Quero entrar em contato!