Consultoria gratuita

Mercado de trabalho na Austrália: Marketing

share on

Nos últimos anos, a área de marketing se tornouuma das mais promissoras em termos de carreira. Isso porque empresas do mundo todo, de diferentes portes e segmentos precisam cada vez mais de bons profissionais de marketing.


Houve também um crescimento expressivo do 
marketing digital. Com os recentes avanços tecnológicos e o boom das mídias sociais, as empresas se viram praticamente obrigadas a marcarem presença e construírem umposicionamento digital forte para se manterem competitivas no mercado.

Então, se você pretende trabalhar na área, ou até já trabalha, mas tem vontade de se atualizar e/ou se especializar ainda mais, umintercâmbio na Austrália de curso técnico em marketing pode ser uma excelente oportunidade de ter uma experiência internacional de estudo e iniciar no mercado de trabalho na Austrália, tendo um bônus em seu currículo.

O que faz um profissional de marketing? 

Foi-se o tempo em que a área de marketing era relacionada apenas a vendas. Embora ainda tenha um papel importante nesse sentido, o profissional de marketing atualmente também se envolve em diversas atividades ligadas ao posicionamento de marca, relacionamento com o cliente e aumento de lucro da empresa.

Na parte de marketing digital, que como ressaltamos está bastante em alta, esses profissionais realizam funções que vão desde de pesquisa de conteúdo à avaliação das métricas e análise de engajamento, considerando o público-alvo da marca.

Veja a seguir um resumo das principais áreas de atuação do profissional de marketing atual.

Eventos

Para garantir o sucesso de um evento, é importante que haja um bom profissional de marketing na equipe de organização desenvolvendo estratégias para oferecer a melhor experiência aos participantes e alcançar os objetivos da empresa que está promovendo aquele evento.

E-commerce

Comprar on-line é um hábito que se instalou definitivamente em nossa sociedade. Muitas lojas, hoje, existem apenas no ambiente virtual.

Neste contexto, o profissional de marketing tem o papel de analisar os fatores que impactam na experiência de compra dos clientes de um e-commerce, como a disposição dos produtos na página e a criação de campanhas em datas comemorativas, fazendo com que aquela loja virtual se torne referência para os consumidores.

Se você tem perfil analítico e criativo, voltado para inovação, há possibilidade de atuar como gestor de marketing para e-commerce.

Mídias sociais

Para conquistar um espaço relevante no meio virtual, algo que se tornou praticamente obrigatório para empresas de diversos segmentos que pretendem se consolidar no mercado atual, não basta estar presente nas redes sociais: é preciso que haja uma estratégia bem pensada por trás de cada conteúdo publicado.

É aí que entra o profissional de marketing, que deve realizar pesquisas para definição de público-alvo e planejamento de conteúdo, bem como análise das métricas e estatísticas para verificar o desempenho das postagens e da estratégia de conteúdo como um todo.

Trade marketing

Entender os hábitos dos consumidores, analisar suas preferências e, atrelado a isso, definir metas financeiras e de crescimento da empresa é crucial para o sucesso de vendas de produtos e/ou serviços prestados por ela.

Por isso as empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados para atuar com trade marketing, de modo que elas possam se diferenciar e se destacar em relação à concorrência.

Propaganda

Embora a publicidade on-line tenha ocupado um espaço cada vez maior nos últimos tempos, há muitas empresas que ainda utilizam e têm bons resultados com a propaganda tradicional .

Para criar uma campanha bem-sucedida para ser distribuída em canais de televisão, banners e anúncios em revistas, por exemplo, é indispensável contar com a expertise de um bom profissional de marketing, que cuidará de toda a parte estratégica, muitas vezes liderando uma equipe formada para executar as diferentes atividades envolvidas nesse tipo de ação.

Consultoria de marketing

Quem já tem uma boa bagagem profissional e pretende empreender na área de marketing, pode prestar consultorias compartilhando sua experiência e conhecimento para orientar as ações de marketing de diferentes empresas. Outra possibilidade é realizar palestras e ministrar workshops para profissionais iniciantes da área. Entender os hábitos dos consumidores, analisar suas preferências e, atrelado a isso, definir metas financeiras e de crescimento da empresa é crucial para o sucesso de vendas de produtos e/ou serviços prestados por ela.

Por isso as empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados para atuar com trade marketing, de modo que elas possam se diferenciar e se destacar em relação à concorrência.

Mercado de trabalho na Austrália.

VET Austrália

VET (Vocational Education Training) é como são chamados os cursos profissionalizantes na Austrália. Eles são bem práticos e dinâmicos, focados no desenvolvimento de habilidades específicas para o mercado de trabalho. 


Trata-se de uma ótima escolha se você quer se qualificar para entrar no mercado, fazer uma
transição de carreira ou atualizar os conhecimentos em sua área de formação/atuação. 

Para quem quer arranjar um emprego na Austrália em alguns setores específicos, como o de marketing, pode ser necessário ter uma formação reconhecida na área. Se for em uma instituição australiana, suas chances aumentam ainda mais, até porque isso pode contar pontos para uma possível migração.

Se o que você deseja é, tendo uma experiência internacional no currículo para buscar uma recolocação, acessando melhores oportunidades de trabalho e salário na volta ao Brasil, os cursos VET também podem ser uma ótima escolha, porque sãomais flexíveis em vários aspectos em relação aos cursos superiores.

Diploma em marketing e comunicação da Greystone

Este é um programa para quem busca um curso de formação profissional completa, abrangendo todos os aspectos práticos fundamentais para a elaboração e execução de um planejamento de marketing.


Além das aulas, há palestras com profissionais da área, abordando assuntos diversos ligados ao mundo do marketing para além das habilidades técnicas específicas, como o aprendizado de 
apresentações persuasivas, soluções digitais para potencializar o marketing e aprimorar a comunicação, identificação do perfil do público-alvo e preparação de documentos e relatórios.

Confira a seguir algumas das matérias e tópicos abordados neste programa.

  • Gestão de orçamentos e planejamentos financeiros.
  • Habilidades para liderar relacionamentos no ambiente de trabalho.
  • Desenvolvimento de um plano para engajamento de mídias sociais.
  • Interpretação de tendências do mercado e desenvolvimento de uma auditoria de marketing.
  • Combinação de diferentes estratégias de marketing e pesquisa de mercado.
  • Identificação e avaliação de oportunidades de marketing.
  • Criação e desenvolvimento de conceitos para produtos, processos e serviços operacionais.
  • Realização de um projeto prático.


Enquanto estiver estudando, você terá 
permissão para trabalhar 20 horas semanais durante o curso e full-time nas férias. Assim, você consegue custear parte das suas despesas na Austrália.

  • Idade: a partir de 18 anos (tendo, pelo menos, Ensino Médio completo).
  • Duração: 64 semanas (sendo 48 de estudos e 16 de breaks)
  • Carga horária:  20 horas por semana (14 presenciais e 6 on-line)
  • Nível de idioma: intermediário a avançado, que pode ser comprovado por meio de um teste do próprio college ou de exames internacionais de proficiência (nota mínima de 5,5 no IELTS).
  • É necessário realizar o Certificado IV para obter o Diploma.

Se você se interessou emestudar e trabalhar na área de marketing na Austrália, deve ter ficado curioso(a) para saber qual a média salarial de um profissional de marketing no país, certo?


Bom, primeiramente é preciso deixar claro que isso 
varia de acordo com o cargo e a região. Mas para que você possa ter uma ideia, usando como base a cidade de Brisbane, que é a terceira maior da Austrália, onde fica a Greystone College, os números são o seguintes: um gerente de marketing ganha em médiaAUD 90 mil anuais em Brisbane. Já um diretor de marketing tem um ganho médio de AUD 170 mil por ano naquela região, que é uma das mais procuradas porintercambistas na Austrália.


Brisbane é uma 
cidade descontraída e multicultural, que tem todas as facilidades de uma grande cidade e um clima acolhedor ao mesmo tempo. O campus da Greystone fica próximo ao centro da cidade, com facilidade de acesso ao transporte público, shoppings, restaurantes e outros serviços.

 

 


 

Para mais informações e orientações específicas sobre vistos e outras opções de cursos VET na Austrália, entre em contato com a nossa equipe!

Quero entrar em contato! 

Austrália & Canadá

Ressaca da Feira

última chance de garantir promoções da feira de intercâmbio

Escritório Spiible | WeWork
Avenida Paulista, 1374, Bela Vista, São Paulo

Apenas 15 Vagas!