O que é NOC e como me ajuda na imigração no Canadá?

share on

Descubra a imigração no Canadá, onde o país busca talentos qualificados para impulsionar sua economia. Explore a importância da Classificação Ocupacional Nacional (NOC) na identificação de oportunidades de trabalho e requisitos para imigração. Conheça o Atlantic Immigration Pilot Program e suas opções para trabalhadores qualificados, incluindo a relação com a Cape Breton University.

Morar fora do país é o desejo de muitos brasileiros e um dos destinos mais procurados é o Canadá, por diversos motivos, desde a diversidade cultural até a grande possibilidade para aplicação aos vistos permanentes.

A imigração no Canadá, então, torna-se a opção de muitos estudantes e profissionais ao redor do mundo que sonham em ter uma experiência de vida no exterior ou oferecer uma melhor qualidade de vida para os familiares.

A maioria dos candidatos estão em busca de um trabalho e, para isso, precisam saber em qual categoria se encaixam, que no Canadá se determina pelos NOC (National Occupational Classification). As chances aumentam se a sua profissão fizer parte dos grupos pelos quais o governo canadense mais deseja.

Para explicar melhor sobre imigração no Canadá, trabalho e o que é NOC, este post irá abordar todos os detalhes sobre o assunto!

É verdade que o Canadá precisa de imigrantes?

Sim, é verdade. A chegada de estrangeiros ao país é incentivada pelo governo local, que busca com os programas de imigração do Canadá atrair mão de obra qualificada, a fim de movimentar a economia local.

Isso ocorre porque a população canadense é pequena, principalmente se considerar o tamanho territorial do país. Além disso, o aumento do índice de qualidade de vida faz com que as pessoas vivam mais, ocorrendo um envelhecimento da população e, consequente, queda no número de pessoas em idade produtiva.

Quais profissões o Canadá precisa?

De maneira geral, o Canadá busca por profissionais altamente qualificados para preencher as vagas que não são ocupadas pelos nativos. Você pode encontrar oportunidade de empregos em diversos setores, mas, algumas áreas em específico estão em alta, como tecnologia da informação, marketing e negócios, vendas, saúde e engenharias.

Imigração Canadá: requisitos

Existem uma série de programas de imigração no Canadá, como o Atlantic Immigration Pilot Program, específico para províncias do Atlântico, e o Canadá Express Entry (mais comum e que funciona pela somatória de pontos).

Os requisitos para você receber um convite para imigrar ao país variam de acordo com cada um dos programas, mas, alguns itens são primordiais a todos: como comprovação de renda, comprovação de proficiência nos idiomas locais, entre outros.

O que é NOC?

NOC ou National Occupattional Classification significa, em português, Classificação Ocupacional Nacional. Trata-se da referência utilizada no Canadá para categorizar os empregos. Todos as profissões e ocupações recebem um NOC específico que é determinado a partir de dois aspectos do mercado de trabalho:

  • Categoria ocupacional ampla: tipo de trabalho realizado, área/campo de estudo e setor da ocupação;
  • Categoria nível de habilidade: considera itens como educação, treinamento, experiência de trabalho e as tarefas e responsabilidades associadas ao trabalho.

Não importa qual o nível hierárquico ou qual sua área de atuação, todas as ocupações possuem um NOC e você precisará deles para a sua aplicação de visto ou para conquistar uma vaga de emprego no país.

Essa classificação é atualizada a cada cinco anos pelo Employment and Social Development Canada e pelo Statistics Canada. Por isso, você deve ficar atento com a inclusão ou alteração dos grupos e categorias.

Para que serve?

Como não há nada parecido no Brasil, pode parecer um pouco confuso o conceito do NOC, porém, é bastante simples. Basta ter em mente que quando o assunto for oportunidade de trabalho, ele estará envolvido e saber o seu corretamente fará toda a diferença.

Para quem procura um emprego, ele pode ser útil na hora de pesquisar uma oportunidade, pois você consegue encontrar ocupações relacionadas, habilidades necessárias, requerimentos educacionais e descrição de empregos por meio dele.

Vale destacar que a mesma categorização é utilizada em todo território canadense, facilitando a busca, inclusive em quadros de empregos governamentais, como o Job Bank e o WorkBC

Geralmente, as empresas utilizam a Classificação Ocupacional Nacional para a construção de descrição de vagas, assim, conseguem informar corretamente quais os requisitos de habilidades para os novos cargos.

Outro benefício do NOC é a possibilidade de identificar quais funções estão em escassez no país. É por meio desta classificação que agências governamentais, como o IRC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada), verificam quais profissionais estão em falta e, consequentemente, entram na lista prioritária para receber o convite de imigração ao Canadá.

Quais são os grupos e como saber qual é o meu?

Agora que você já sabe o que é NOC e para que ele serve, provavelmente, está se questionando como ele é organizado e, principalmente, como descobrir o seu.

Cada ocupação possui um NOC, que é formado por um código de quatro dígitos, que representam o nível do cargo, o tipo de indústria, o nível de educação e as habilidades necessárias para aquele cargo.

Eles são divididos em alguns grupos principais de tipos de habilidade. Eles são determinados da seguinte forma:

  • 0 – cargos de gerência;
  • 1 – cargos de negócios, finanças e administração;
  • 2 – ciência natural e aplicada e cargos relacionados;
  • 3 – cargos de saúde;
  • 4 – ocupações na educação, direito e serviços sociais, comunitários e governamentais;
  • 5 – ocupações em arte, cultura, recreação e esporte;
  • 6 – cargos em vendas ou serviços;
  • 7 – operadores de comércio, transporte e equipamentos e ocupações relacionadas;
  • 8 – recursos naturais, agricultura e ocupações de produção relacionadas;
  • 9 – ocupações na indústria e serviços públicos.

Além disso, são divididos em cinco níveis de habilidades:

  • Nível de habilidade 0 (zero): geralmente, trabalhos de gestão;
  • Nível de habilidade A: trabalhos que exigem um diploma de universidade;
  • Nível de habilidade B: trabalhos técnicos, que exigem um diploma universitário ou treinamento;
  • Nível de habilidade C: trabalhos intermediário que exigem ensino médio ou apenas um curso específico para o trabalho;
  • Nível de habilidade D: trabalhos que precisam apenas do treinamento de emprego;

 

De maneira geral, o governo canadense busca por imigrantes que se encaixam nas três primeiras categorias: 0, A e B. Por isso, é importante saber corretamente qual o seu NOC.

 

O primeiro passo é saber todas as informações sobre a sua formação, experiência e nível de habilidade. O ideal é conversar com um consultor de imigração que ajudará você na definição correta, antes da aplicação para o visto permanente ou vagas de emprego.

NOC e o processo de imigração das Províncias do Atlântico

Uma das maneiras de aplicar para visto permanente no Canadá é por meio do Atlantic Immigration Pilot Program, direcionado para as quatro províncias do Atlântico: Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island, Newfoundland and Labrador.

Uma das obrigatoriedades para essa aplicação é possuir uma oferta de trabalho e, por isso, saber seu NOC é requisito essencial. Dentro do programa, existe pelo menos duas possibilidades: o Atlantic High-Skilled Program para trabalhadores qualificados com NOC 0, A ou B ou Atlantic Intermediate-Skilled Program para trabalhadores com qualificações Intermediárias.

Este último abre oportunidades para aqueles que ainda não possuem uma formação universitária, pois abrange ocupações como: atendimento ao cliente, hotelaria e alguns trabalhos em restaurantes.

Entretanto, se você deseja se qualificar para um NOC de maior habilidade, uma opção é optar por estudar em uma das universidades da Província do Atlântico, aumentando suas chances de conquistar o visto permanente e, principalmente, melhorando o seu nível de habilidade.

Na Cape Breton University (CBU), localizada na província de Nova Scotia, por exemplo, a experiência de estudar e trabalhar fora do país pode ser completa. A CBU oferece um conjunto abrangente de programas de artes liberais, ciências, negócios, saúde e profissionais. A universidade é focada em criar uma experiência acadêmica global, estimulando a inovação e a liderança e já recebeu mais de 5.500 alunos de 55 países ao redor do mundo.

Quer saber mais sobre o NOC e conhecer os cursos da Cape Breton University em Nova Scotia? Entre em contato um dos consultores da Spiible para saber mais sobre como realizar seu sonho de estudar e morar fora do país.