Web e mobile development no Canadá: oportunidades imperdíveis

share on

A área de Web e Mobile development chama atenção pela ótima remuneração e oportunidades de trabalho no Canadá.

Web Development é uma das áreas de trabalho que está mais em alta no momento. Recrutadores do mundo todo buscam por profissionais qualificados em Desenvolvimento de Software para trabalhar em empresas dos mais diversos ramos, e não só no de Tecnologia especificamente, afinal trata-se de algo cada vez mais demandado em praticamente todos os tipos de negócio.


Se você tem o sonho de
 estudar e trabalhar no exterior como desenvolvedor de software, fazer um intercâmbio CO-OP no Canadá pode ser um caminho bastante promissor. Para saber mais sobre as condições, pré-requisitos, vantagens e valores, continue com a gente nas próximas linhas!

Por que estudar desenvolvimento de software no Canadá? 

Se você almeja ter uma carreira internacional, fazer um curso no país em que deseja viver e trabalhar vai lhe garantir inúmeros benefícios e uma enorme vantagem competitiva. Isso porque o fato de ter um diploma em uma instituição de ensino credenciada do país em questão, contará pontos na hora de aplicar para um visto de trabalho ou mesmo de residência permanente.


Além disso, o
 networking que você fará dentro das próprias universidades e colleges será muito valioso para conseguir uma vaga de trabalho durante e/ou após os estudos. Muitas dessas instituições de ensino têm departamentos dedicados a fazer a ponte entre seus alunos estrangeiros e as empresas locais.


Outro ponto bastante relevante, nesse caso, é que a área de Web e mobile development está bastante aquecida no Canadá, tanto que o país já tem seu próprio 
“Silicon Valley”.


Uma experiência internacional de estudos e/ou de trabalho bem direcionada fará grande diferença no seu currículo, alavancando sua carreira, com potencial de aumentar significativamente sua média salarial, mesmo que você decida retornar ao Brasil após os estudos — ou pode ser o primeiro passo para você imigrar definitivamente, caso seja essa sua vontade.

Quanto custa um College no Canadá?

É possível fazer estágio remunerado como parte da grade curricular, além de ter permissão para trabalhar part-time (20h semanais) durante o curso, e ful-time (40h semanais) nas suas férias e também depois que você se formar. Assim, você consegue custear parte das suas despesas em curto prazo, e até recuperar o investimento em médio e longo prazo.


Como já destacamos, o mercado canadense de Web e mobile development está em franca expansão, apresentando
 altíssima taxa de empregabilidade da área. Você pode conquistar salários de até $87 mil dólares anuais (profissional sênior) e, quem sabe, conseguir um visto de residência permanente, já que essa é uma das ocupações listadas no programa acelerado de migração e residência, o Tech Pilot BC, focado na província de British Columbia (onde fica Vancouver, Whistler, Victoria, dentre outras cidades). 


Respondendo, finalmente, à pergunta que deu início a este tópico, para que você possa ter um parâmetro, o investimento para um curso de Web Development no Canadá gira em torno de CAD 14.945 (com as taxas inclusas), que pode ser pago em uma entrada mais parcelamento enquanto você estuda. 

Quais instituições de ensino canadenses oferecem este curso?

Devido a essa alta demanda na área de Programação no Canadá, as instituições de ensino do país têm investido em cursos que formam profissionais qualificados de Web e mobile development para o mercado canadense.


Uma dessas instituições é a Cornerstone, que oferece o Programa de Diploma em Web Design e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. Fica em Vancouver, que é uma das melhores cidades para se viver no mundo, e ainda faz parte do Tech Pilot BC. 


curso é dividido em duas etapas: a primeira, com duração de 3 meses, aborda os Fundamentos da Programação, para todos os alunos. Depois, você escolhe entre duas especializações: Web ou Mobile.


Quem opta por 
Web, vai aprender a desenvolver sites e aplicativos web para se tornar um desenvolvedor front-end. Já os que optarem por Mobile vão se especializar em desenvolvimento de aplicativos móveis


A instituição orienta seus alunos para que encontrem emprego na indústria canadense de desenvolvimento de softwares, que tem ofertas de vagas para 
Web developerWeb DesignerDesenvolvedor de aplicativos móveis (iOS e Android), Desenvolvedor Front-endDesenvolvedor Back-endDesenvolvedor Full-stack etc.


Neste programa da Cornerstone, são 
12 meses de estudo, com permissão para trabalhar em tempo parcial (20 horas semanais), e mais 12 meses de Cooperativa Paga, com permissão para trabalho em tempo integral (40 horas semanais) no Canadá — o que consiste no intercâmbio CO-OP, mencionado na introdução.

Como funciona o BC PNP Tech Pilot?

O programa foi criado para que empregadores do setor de Tecnologia em British Columbia (província localizada no extremo oeste do Canadá) pudessem recrutar e reter talentos internacionais para suprir a alta demanda por profissionais qualificados nessa área, quando ela não pudesse ser suprida por trabalhadores locais.


Assim, oferece uma 
oportunidade de imigração com possibilidade de residência permanente aos profissionais que se encaixam nos requisitos para uma das 29 ocupações listadas. Essa foi uma forma encontrada para sustentar a expansão do setor, de modo que esses trabalhadores estrangeiros pudessem contribuir para uma prosperidade compartilhada da província.


Uma grande vantagem do BC PNP Tech Pilot é que, para se inscrever, não é necessário apresentar uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, o que facilita e acelera bastante o processo de conseguir uma oferta que o qualifique para a inscrição. Os requisitos são:

  • ter uma oferta de trabalho em uma das 29 ocupações elegíveis (veja a lista aqui);
  • a oferta de emprego deverá ser de, pelo menos, 365 dias, e deverá ter, no mínimo, 120 dias restantes no momento da inscrição;
  • requisitos mínimos de idioma e formação especificados pela província.

Ficou interessado(a)? Nós temos essa e diversas outras oportunidades para este curso no Canadá. Entre em contato com nosso time para saber mais.