PGWP: como morar no Canadá por pelo menos 5 anos.

share on

Quer imigrar para o Canadá? Em 7 tópicos, nós vamos revelar o que fazer para morar no Canadá por, pelo menos, 5 anos (e pagando muito menos).

Viver no Canadá é um projeto de vida de muita gente. Afinal, como alguém consegue mudar para o Canadá? Tudo bem que cada jornada é única, mas será que existem atalhos gerais que podem ajudar no processo? Em 7 tópicos, nós vamos revelar como morar no Canadá por, pelo menos, 5 anos (e pagando muito menos). Ah, essa leitura levará só 5 minutos.

PGWP: Como morar no Canadá por pelo menos 5 anos

Quanto tempo levam os cursos no Canadá?

Um curso bem curto no Canadá é de uns 6 meses. Essa é, geralmente, a duração de um curso de inglês — pra quem vai e logo volta. Mas, a depender do seu objetivo, esse prazo pode ser insuficiente. Outros cursos, por outro lado, podem levar de 3 a 4 anos. É esse o tempo que leva um curso superior no Canadá, o que pode ser um tempo de estudo longo demais para muitos. Agora, estudar por cerca de 2 anos e morar no país por até 5 parece ser uma ótima medida, né? É sobre isso que vamos abordar a seguir.

Vamos falar antes, quanto custa um curso desses no Canadá?

Muita gente pensa que um curso no Canadá custa uma fortuna. Na verdade, cursos superiores custam mais caro mesmo. Acontece que o preço tem relação direta com a extensão do curso — quase sempre, quanto mais longo mais caro. Por isso que vamos falar dos cursos com duração de dois anos, que  permitem que você fique muito mais tempo no país. Ou seja,  os cursos de Colleges, mais curtos e muito mais baratos — com pagamentos iniciais de CAD$1.500.

Curso perfeito no Canadá!

Os cursos oferecidos pelas Colleges canadenses formam alunos em, aproximadamente, 2 anos, e muitos deles permitem que o estudante fique por até 5 anos no país. Isso tudo graças a um programa de estudo e trabalho chamado PGWP (Post-Graduation Work Permit Program). Sim, você estudaria por uns 2 anos e teria mais três para trabalhar, casar, esquiar ou o que quiser fazer por lá. Esse é, aliás, o prazo que muita gente leva para atingir a qualificação acadêmica, a experiência de trabalho e a grana necessárias para mover a papelada de um eventual processo de imigração.

Posso trabalhar no Canadá durante esse tempo? O PGWP é pra isso.

Se a gente estuda, é pra trabalhar, né?  A imigração canadense concorda, e criou o PGWP com as instituições designadas para oferecer aos estudantes uma entrada direta no mercado de trabalho canadense. A sigla PGWP quer dizer, em português, algo como “permissão de trabalho para formados”. Basicamente, um visto no Canadá para quem quer trabalhar na área em que se formou.

Resumindo: Como funciona o PGWP?

Como já falamos, PGWP é uma permissão de trabalho pós-estudo que autoriza sua estadia no Canadá por até três anos, depois que seu curso se encerrar. Mas não falamos, ainda, da importância prática disso. Poder trabalhar no Canadá por até 3 anos pode te ajudar MUITO na hora de tentar uma residência permanente. Mas não se engane: não são todos os cursos que te dão direito a esta aplicação. Por isso, o principal é escolher o curso certo para partir para o PGWP quando seu curso se encerrar.

Como eu vou saber se o curso que eu escolhi dá direito ao PGWP?

Muita gente tem o mesmo problema que você. Por isso, a equipe da Spiible está disponível para te atender a qualquer momento. O time de consultores especializados consegue verificar GRATUITAMENTE quais as opções de curso que você pode fazer, dentro do seu orçamento, e que te darão acesso ao PGWP. Quer conversar com os especialistas? Clique aqui!

Legal! Mas existe algum pré-requisito?

Na verdade sim. Existem algumas regras que seu curso precisa cumprir para você ter este direito.

Quem tem direito ao PGWP?

  • Estudantes de uma faculdade ou college público;
  • Estudantes de uma faculdade privada que seja credenciada para PGWPP;
  • Pessoas que fizeram cursos de Certificados (duração de 1 ano), diplomas (2 anos de curso), graduação ou bacharelado (de 3 a 4 anos de estudos) ou pós-graduação (duram, em geral, 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses.).


Quem não tem direito 
ao PGWP?

  • Curso com duração inferior a 8 meses;
  • Cursos de inglês ou vocacionais;
  • Participantes de algum programa de bolsa de estudos;
  • Estudantes que concluíram o curso superior online;
  • Qualquer pessoa que já teve um PGWP.

Como eu calculo o tempo que o curso que eu escolhi vai me dar de PGWP?

É importante deixar claro que apenas a imigração poderá garantir o tempo que seu curso vai te oferecer de PGWP e se você será elegível. Porém, existe uma métrica que geralmente é utilizada no momento da aplicação, conforme tabela abaixo.

Tempo de cursoPGWP
Você fez um curso de 8 meses ou 1 ano?Recebe o PGWP equivalente ao período de estudo.
Você fez um curso de 2 anos ou mais?O agente de imigração irá avaliar e poderá te dar até 3 anos de PGWP.

Um pouco mais sobre a Spiible, a agência que te mostra como morar no Canadá ou onde quiser:

 

Um pouco mais sobre a Spiible. Uma agência de intercâmbios que está revolucionando os estudos no exterior. Formada pelos mais reconhecidos especialistas em consultoria e mentoria educacional, para ajudar você a ser feliz no destino dos seus sonhos. 


As estratégias e possibilidades são vastas para quem quer imigrar, e nós da Spiible as conhecemos em detalhes. O prazo dependerá do que você quiser fazer no exterior, e nós vamos fazer nosso papel de orientar sua tomada de decisão. Sobre os custos e condições de pagamento, a gente flexibiliza para você embarcar. 


Participe de nossos eventos e conheça nosso trabalho!

Quero uma consultoria gratuita do time Spiible