Programa de imigração do Atlântico – AIPP.

share on

O Programa Piloto de Imigração do Atlântico visa trazer estudantes e profissionais do exterior para 4 províncias no Canadá.

O que é o AIPP?

O Programa Piloto de Imigração do Atlântico visa trazer estudantes e profissionais do exterior para 4 províncias no Canadá.

Quais suas vantagens?

• Exige nível mais baixo de proficiência no idioma (Teste de proficiência em inglês ou francês com, pelo menos, CLB 4 nas quatro modalidades da prova (listening, writing, reading e speaking). São aceitos os seguintes testes: IELTS general training, CELPIP e TEF.) • Comprovação financeira menor (Se feita durante um intercâmbio no Canadá, não exige comprovação) • Não há restrição de idade

• Possibilidade de aplicar para um visto temporário de trabalho se você está morando fora do Canadá.

• Você também pode aplicar para um visto de trabalho aberto para seu cônjuge.

Onde são as províncias?

São 4 províncias do atlântico:

– Nova Scotia

– New Brunswick

– Prince Edward Island

– Newfoundland Tipos de AIPP Existem três tipos diferentes de AIPP:

– High Skilled

– Intermediate Skilled

– International Graduate

Desde sua criação, os empregadores participantes do Programa apresentaram mais de 7.500 ofertas de emprego em setores-chave, incluindo manufatura e saúde; resultando em mais de 6.900 residentes permanentes aprovados na região do Atlântico, de acordo com estatísticas do Refugees and Citizenship Canada (IRCC),

Se eu me formei em outra província, posso aplicar para esse programa?

Pode. Mas você não se enquadra na categoria International Graduate Program, mas se enquadraria nas outras duas categorias: Atlantic High-Skilled Program e Atlantic Intermediate Skilled Program.

 

Nesse programa, o cônjuge também consegue a residência permanente?

Se a relação for formalizada por um casamento civil, ou estiverem em uma união estável onde consigam comprovar que moraram juntos por pelo menos 12 meses, o cônjuge também poderá aplicar à residência permanente, assim como seus filhos ou enteados dependentes de até 22 anos de idade.

Quem se qualifica?

• Trabalhadores qualificados: O candidato deverá ter trabalhado pelo menos um ano (1.560 horas no total ou 30 horas por semana) nos últimos três anos. Pode ser em tempo integral, não contínuo ou part-time, desde que some, pelo menos, 1.560 horas. O trabalho deve ser com diferentes empregadores, porém deve ser remunerado (voluntariado ou estágio não remunerados não contam) e dentro de um dos NOCs 0, A, B ou C no National Occupational Classification (NOC).

A experiência pode ter sido adquirida dentro ou fora do Canadá. Precisa ter ensino médio completo ou um Curso Post-Secondary (Nível Superior)

– Certificate, Diploma ou Degree, provenientes de uma Instituição Canadense

– Ou um Degree, Diploma, Certificate ou Trade/Apprenticeship Education Credential, provenientes de uma Instituição Estrangeira. Neste caso será necessária realizar a Equivalência das Credenciais de Educação Educational Credential

•Estudantes Internacionais: Para estes candidatos, não é necessária a comprovação de experiência de trabalho. Precisa ter:

– Um Certificate, Diploma ou Degree (Mínimo de 2 anos) ou Trade/Apprenticeship Education Credential de uma instituição reconhecida e financiada por fundos públicos de uma das províncias do Atlântico;

– Ter sido um Estudante em tempo integral (Full-Time) no Canadá por, pelo menos, dois anos;

– Ter se graduado nos últimos 12 meses, a contar da data da aplicação;

– Ter vivido em uma das províncias do Atlântico por, pelo menos, 16 meses nos últimos 2 anos antes da graduação;

– Ter tido um visto ou autorização necessárias para trabalhar, estudar ou “treinar” no Canadá.