Os programas de imigração no Canadá atraem olhares do mundo todo, porque o país é conhecido pela receptividade com o povo estrangeiro tanto para estudar, quanto para trabalhar. A qualidade de vida oferecida pelo país norte-americano faz com que a própria população esteja cada vez mais idosa, vivendo por mais tempo, o que demanda mão de obra jovem. Sendo assim, é verdade que o Canadá precisa de imigrantes? Sim, é.
Por isso, migrar para o maior país das Américas é a vontade de muitos brasileiros, que pesquisam no Google, frequentemente, “como imigrar para o Canadá legalmente?”, “qual cidade do Canadá é mais barata?”, “imigração Canadá profissões”, entre diversas outras buscas recorrentes.
Assim, vamos falar mais neste artigo, por exemplo, sobre o custo de vida para realizar um intercâmbio no Canadá, especialmente nas províncias do Atlântico – destino estratégico para quem deseja conseguir um visto permanente. Leia com atenção!
Quais são e onde ficam as províncias do Atlântico
Nos últimos anos, as províncias localizadas na região do oceano Atlântico foram responsáveis pela maioria das migrações que ocorreram para o Canadá. Abaixo, listamos cada uma delas, com as suas características geográficas e econômicas, para você começar a levar em conta uma vida em algum desses lugares paradisíacos:
New Brunswick
Com clima ameno, uma vegetação vasta e tendência anual de um clima mais frio, New Brunswick parece uma pintura de quadro. A economia local é centrada na produção em larga escala voltada para o setor de bens – responsáveis pela maior parte das vagas de emprego – e também para o setor de construção.
Além disso, nas áreas de saúde, de comércio e de assistência social também há oportunidades de se conseguir um emprego.
Nova Scotia
A Nova Scotia é uma província bem pequena, sendo a segunda menor do país em extensão territorial, e é cercada pelo mar, como nos filmes! O clima é temperado, com o inverno mais frio que o brasileiro e o verão com temperaturas amenas, livre de mormaço.
A renda da província vem, principalmente, de recursos naturais como pesca, agricultura, silvicultura e extração de gás natural. A extração de madeiras nas florestas da Nova Scotia é feita controladamente, de modo que haja o reflorestamento, para que se preserve o meio ambiente local.
Newfoundland and Labrador
Localizada no extremo leste do Canadá, Newfoundland and Labrador é dividida pelo Estreito de Belle Isle, fazendo que esta província tenha duas regiões complementares. A parte com maior território faz parte do continente e leva o nome de Labrador, já a ilha anexada se chama Newfoundland (Terra Nova).
Trata-se de uma região extremamente rica em recursos naturais, o que determina o segmento no qual a economia e a indústria local atuam: mineração, extração de óleo e desenvolvimentos de hidroelétricas.
Prince Edward Island
Ao norte de Nova Scotia e a leste de New Brunswick está localizada a menor província canadense: Prince Edward Island. O lugar é o foco de quem busca tranquilidade, campos de verdejantes extensos, bosques e enseadas. As paisagens do local são facilmente encontradas como cenários da literatura.
Os setores mais fortes da região são: a agricultura, o turismo, a construção e a manufatura de recursos primários.
4 vantagens de estudar na região
Separamos quatro vantagens pelas quais você deve optar por ser um estudante internacional em alguma das províncias do Atlântico. Confira:
- Oportunidade de emprego: o Canadá precisa de mão de obra internacional e tem muitas vagas de emprego, como já mencionamos. Sendo assim, estudar em uma instituição do país para se profissionalizar e atuar nele, proporcionará mais chances de consegui-las;
- Custos mais baixos: os maiores gastos que são levados em conta ao se mudar para cursar um ensino superior fora do país são com o valor de moradia e o de educação. Nas províncias do Atlântico, estes preços são mais baratos, se comparados com outros destinos populares, visados por brasileiros;
- Padrão canadense de qualidade de ensino: seu estudo está sendo feito dentro do Canadá, então, ele será valorizado em qualquer canto do país;
- Facilidade para imigração: o Programa de Imigração do Atlântico é uma das maneiras que facilitam que estrangeiros consigam visto permanente no Canadá. O programa funciona com “ordem de chegada” e não por pontuação, sendo mais democrático na correção das aplicações – que algumas podem ser feitas do Brasil mesmo. Nos parágrafos abaixo, você saberá mais detalhes.
Como funciona a imigração na região?
Cada uma das províncias citadas neste artigo possuem demandas diferentes de migração. Contudo, a falta de mão de obra é um ponto em comum entre todas elas, o que demanda a contratação de profissionais estrangeiros qualificados.
Para conseguir ingressar na região, o Programa de Imigração do Atlântico é uma das possibilidades que funciona como um atalho, visto que ele foi criado com o foco de contratação de pessoas para as vagas que não são preenchidas dentro das províncias.
Passo a passo mais fácil para imigrar para as províncias do Atlântico
- Conseguir uma indicação de vaga de emprego por um contratante que esteja vinculado ao Canadá Atlântico;
- Então, você precisa apresentar cópias de confirmação e de designação para a vaga pleiteada, de forma que a empresa valide sua elegibilidade para o programa;
- Caso a empresa não seja designada para o programa, você deve solicitar que ela busque a “confirmação de designação”;
- Então, você deve atender aos requisitos dos programas que estão dentro do projeto de imigração, que são três: Atlantic International Graduate Program, Atlantic High-Skilled Program e Atlantic Intermediate-Skilled Program.
Vejamos o que cada programa requer:
Atlantic International Graduate Program
Atlantic High-Skilled Program
Atlantic Intermediate-Skilled Program
Deu para perceber que o modo mais fácil de ingressar em alguma das províncias é tendo um diploma canadense de educação. Por isso, você deve levar este ponto em conta no seu planejamento.
Conheça a CBU
Uma das instituições mais renomadas das províncias do Atlântico é a Cape Breton University (CBU). A universidade fica localizada na Ilha de Cape Breton, New Scotia, e tem matriculados 5.500 alunos de mais de 55 países ao redor do mundo.
Os programas oferecidos abarcam as mais diversas áreas do conhecimento, sendo: artes liberais, ciências, negócios, saúde e outros programas profissionalizantes.
Os alunos têm amplo apoio para a realização de pesquisas e de projetos de extensão universitários e a metodologia de ensino é fortalecida na proximidade da relação professor-aluno, o que faz da CBU uma instituição acima da média canadense.
Além disso, a CBU valoriza as origens territoriais, oferecendo programas inovadores de desenvolvimento econômico e sustentabilidade, focados em liderança na aprendizagem indígena.
O seu intercâmbio para o Canadá será facilitado por meio da educação, como você mesmo notou. Então, quer saber mais sobre como as suas chances de vivenciar essa experiência em lugares paradisíacos e propícios para o seu desenvolvimento pessoal e profissional podem se tornar reais? Entre em contato com os consultores especialistas da Spiible, pelo botão a seguir: