Canadá ou Brasil: Qual o melhor país para o meu MBA?

share on

Fazer um MBA pode fazer sua carreira decolar. Veja as opções de MBA no Canadá e as vantagens de estudar e trabalhar nesse país.

 

Principalmente para quem almeja fazer carreira no mundo corporativo, seja em startups, seja em empresas tradicionais e/ou multinacionais, um MBA faz toda a diferença para que você ocupe cargos mais altos de gestão e conquiste maiores salários.

 

Você se encaixa nesse perfil e tem pensado se é melhor fazer um MBA no exterior ou no Brasil, qual o preço de um MBA no Canadá, a diferença entre pós e MBA, dentre outras questões que envolvem esse assunto? Este post foi feito para você!

Qual é a diferença entre pós e MBA?

Existem duas categorias de pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. A primeira se refere aos mestrados e doutorados, ou seja, é focada no universo acadêmico e de pesquisa. Já a segunda é voltada para atuação no mercado, em que estão inseridas as especializações e MBAs (Master in Business Administration).

 

A diferença entre especialização e MBA é o tempo de duração e, principalmente, o objetivo de cada um: formar especialistas com conhecimento técnico aprofundado em determinadas áreas (turismo, administração, sustentabilidade, finanças, saúde, dentre outras), no caso da primeira; e o do MBA é qualificar profissionais para alcançar cargos executivos de gestão e liderança. Sendo assim, o foco é no desenvolvimento de senso analítico, estratégico e de negociação.

 

Além disso, existem diferenças entre MBA no Brasil e no exterior. Lá fora, trata-se exatamente do que a sigla Master in Business Administration sugere: um mestrado na área de Administração voltado para negócios (no Brasil existem MBAs em outras áreas, como marketing e arquitetura). Ou seja, o nível de exigência e a carga horária dos MBAs no exterior normalmente são maiores, e ao final o aluno recebe a titulação de Mestre.

 

Para ter o diploma reconhecido no Brasil, é preciso que o MBA feito no exterior tenha carga horária mínima de 360 horas.

Quais as vantagens de fazer um MBA no Canadá?

Como vimos no tópico anterior, os MBAs no exterior são, de fato, programas de mestrado, e não apenas de especialização. Além disso, abrem caminhos profissionais para quem deseja fazer carreira internacional. Em muitos países, como é o caso do Canadá, o aluno de MBA consegue trabalhar em tempo integral enquanto estuda. Com um bom currículo e experiência de trabalho no país, abrem-se as portas, inclusive, para conseguir residência.

E os preços de MBA no exterior, será que são muito mais altos do que no Brasil?

O programa completo de MBA no Canadá custa entre CAD $34.000 e CAD $55.000. A título de comparação, um MBA Executivo Internacional no Insper (uma das melhores instituições de ensino brasileiras do segmento) custa R$114.122,80 e um Executive MBA na Fundação Dom Cabral (outra instituição de ensino brasileira que é referência nessa área) custa R$122.000! Lembrando que, fazendo um MBA no Canadá, você terá permissão de trabalho e vai receber seu salário em dólar, portanto não precisa se preocupar com a conversão da moeda.

 

Claro que é recomendável que você tenha uma reserva financeira, pensando também nos demais custos envolvidos, como passagens, processo de visto, moradia e alimentação. Mas, colocando na ponta do lápis e analisando os ganhos que você terá em termos de currículo, experiência e networking, podemos afirmar que vale muito a pena fazer um MBA no Canadá.

 

O país está com alta demanda de profissionais qualificados para apoiar seu crescimento econômico nos próximos anos e tem uma política amigável em relação a estrangeiros, o que faz com que ele seja cada vez mais procurado por brasileiros que desejam estudar e trabalhar no exterior.

 

Canadá ou Brasil: qual país escolher para fazer meu MBA

MBA da University Canada West

O campus de última geração da University Canada West fica no coração de Vancouver, que é uma das melhores cidades para se viver no mundo! Trata-se de uma instituição de ensino inovadora, voltada para negócios e tecnologia, com ênfase na experiência prática.

 

Além disso, a UCW mantém conexões estreitas com a comunidade empresarial e os programas são voltados para atender às necessidades do mercado, garantindo que os alunos recebam o ensino mais atualizado possível.

 

O MBA da UCW é focado no desenvolvimento de competências essenciais em pensamento crítico, comunicação persuasiva, análise de sistemas, liderança e ética empresarial. O aluno adquire conhecimentos e habilidades específicas por meio de cursos eletivos com foco em Liderança, Marketing ou Finanças.

 

Além disso, há parcerias com o Digital Marketing Institute, Salesforce (Trailhead), Tableau e IBM, que agregam componentes digitais relevantes para os cursos de MBA da UCW. 100% dos alunos graduados no MBA da UCW encontram emprego no período de até seis meses depois da formatura!

 


Para saber mais sobre taxas, pré-requisitos de entrada e todas as etapas que envolvem um processo de intercâmbio ou imigração para o Canadá, entre em contato com a Spiible! Oferecemos o suporte de que você precisa para realizar o sonho de estudar e trabalhar fora, trilhando uma carreira internacional.

 

Quero entrar em contato