Trabalhe com Recursos Humanos no Canadá.

share on

Para saber quanto ganha um profissional de RH no Canadá, os pré-requisitos e oportunidades dessa área não deixe de ler esse Blog Spiible.

O mercado do Canadá continua bastante aquecido e tem alta demanda por profissionais de várias áreas para apoiar seu crescimento nos próximos anos. Inclusive o governo tem flexibilizado algumas regras para facilitar a contratação e retenção de estrangeiros qualificados para esses segmentos que têm carência de profissionais locais.

 

Para saber quanto ganha um profissional de Recursos Humanos no Canadá, pré-requisitos para entrar no mercado e outras informações, continue a leitura!

 

Algumas das áreas que estão em alta, não só lá mas no mundo todo, são tecnologia, inteligência artificial e marketing digital. E com essas grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, que incluem novos tipos de contratos e mudanças significativas nas relações entre empresas e funcionários (especialmente no período pós-pandemia), bons profissionais de Recursos Humanos também serão muito requisitados.

 

Como funciona o RH no Canadá?

Neste quesito, Canadá e Austrália estão praticamente empatados. No ranking das 1000 melhores universidades do mundo, há 26 instituições de ensino canadenses e 33 australianas. No TOP 200 mundial, figuram 8 universidades australianas e 7 canadenses. Portanto, esse não deve ser um critério decisivo para sua escolha.

O estilo de ensino que predomina em ambos países também é bem semelhante: há um grande estímulo ao pensamento crítico e independente, de modo que os alunos tenham autonomia em seus estudos e, ao mesmo tempo, possam expressar suas próprias ideias em sala de aula, compartilhando-as com seus colegas de diversas partes do mundo.

Custo da educação

Além de lidar com a parte burocrática de contratações e demissões, processos de seleção e entrevistas, folha de pagamento e gestão de benefícios e planos de carreira, o profissional de RH tem um desafio ainda maior em momentos complexos como o que estamos vivenciando. Aquele que conseguir atuar para manter os funcionários engajados no trabalho e comprometidos com a empresa, mesmo de forma remota, com certeza será muito valorizado pelo mercado.

Para isso, é preciso se manter atualizado, com disposição para aprender e antenado em relação àssoluções tecnológicas voltadas para RH, que vem modernizando os processos do setor. Um exemplo disso são as People Analytics, ferramentas digitais de análise de dados usadas para combinar os requisitos da vaga com as habilidades do candidato e selecionar os que serão entrevistados.

O caminho mais indicado para quem deseja ingressar no mercado canandense é fazer um curso em um college ou universidade no país. Além de se estudar e se preparar de forma direcionada para as necessidades do mercado local, você desenvolvefluência no idioma (fundamental para atuar no mercado), faz networkinge combina experiência de estudos e trabalho, dependendo do programa escolhido.

Isso pode, ainda, abrir caminhos para você solicitar um PGWP (Post-Graduation Work Permit Program), que concede de 2 a 5 anos para ficar trabalhando em tempo integral no Canadá após a conclusão do seu programa de estudos. Tendo formação e experiência na área no país, você pode até se tornar elegível para um visto de residência posteriormente.

Pré-requisitos

Se você já é um profissional formado em uma instituição reconhecida no Brasil e tem experiência na área, seu diploma e tempo de experiência valem no Canadá, porque a área não é regulamentada.

No entanto, para ocupar cargos de liderança e com maiores salários, sem dúvidas um diploma ou certificado de uma instituição de ensino canandense fará diferença, além das vantagens que citamos no tópico anterior. E conhecimento nunca é demais, certo? Essa pode ser uma ótima oportunidade para fazer um MBA, aprimorando suas habilidades em negócios e gestão, e fortalecendo ainda mais seu currículo.

Profissionais em início de carreira também podem ter boas perspectivas se traçarem um plano para desenvolver experiência educacional e profissional no Canadá desde os primeiros passos.

Em algumas províncias, é importante ter o CHRP (Certified Human Resources Professional). Em geral, os profissionais que têm esse certificado ganham melhores salários no Canadá.

 

Veja mais algumas ferramentas e habilidades que podem ser requeridas:

 

  • Conhecimento em sistemas de informação da área de RH (HRIS )
  • Plano de sucessão e crescimento na empresa
  • Sistemas de gestão de aprendizagem
  • Oracle peoplesoft
  • CRM (Customer Relationship Management)
  • Microsoft sharepoint

Cargos de RH para os quais existe demanda no Canadá

O Canadá precisa, principalmente, de profissionais que ocupem cargos de liderança no setor de RH, por isso sua bagagem de ensino e experiência profissional contam muito! Veja agora alguns dos cargos que você poderá ocupar trabalhando no mercado canadense:

 

  • HR Manager
  • Recruiter
  • HR Generalist
  • HR Coordinator
  • HR Assistant
  • HR Business Partner
  • HR Advisor
  • Director of HR
  • Chief HR Officer
  • HR labor relations
  • Training and development
  • HR information systems (HRIS) professionals
  • VP of Human Resources (a mais alta posição)

Uma das vantagens dessa área é que praticamente todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento, precisam de, pelo menos, um profissional de RH. Veja a seguir uma lista de algumas das indústrias que mais empregam estes profissionais no Canadá:

 

  • Prestação de serviços
  • Educação
  • Varejo
  • Instituições financeiras e de seguros
  • Manufatura
  • Cuidados de saúde
  • Tecnologia da informação

 

Grande parte das ofertas de trabalho se concentram nas cidades de Toronto, Ottawa e Montreal.

Salários de Recursos Humanos no Canadá 

O salário médio dos profissionais da área de RH é de cerca de $ 63.000 dólares canadenses por ano (pode variar de acordo com a região e o cargo ocupado).

No cálculo por hora (que é o mais comum por lá), a média salarial é de CAD $25,15 para nível de analista, podendo chegar a CAD $47,69 por hora em cargos de liderança.

 

Recursos Humanos no Canadá - Oportunidades no país

 

 

Niagara College

O Niagara College Canada tem um programa de estudos certificado de pós-graduação de 1 ano em Gestão de Recursos Humanos, em seu lindo campus Niagara-On-The-Lake, na província de Ontario.

Os alunos adquirem conhecimento especializado em direito do trabalho, saúde e segurança ocupacional, relações trabalhistas e remuneração e recrutamento, o que lhe permite trabalhar em todos os aspectos de RH.

O curso é projetado para complementar formações anteriores e os professores têm experiência significativa no mercado de trabalho. Há oportunidades de aprendizagem aplicada, incluindo um estágio com 300 horas de experiência prática em RH.

Os cursos o preparam para as designações de Certified Human Resources Professional (CHRP) e/ou Certified Human Resources Leader (CHRL). Além disso, você terá oportunidade de se conectar com líderes do setor por meio de palestrantes convidados, ex-alunos, eventos e associações do setor, incluindo a Human Resources Professionals Association (HRPA) e a Human Resources Professional Association of Niagara (HRPAN).

 

 


 

 

Se você se identificou e tem interesse em ingressar no mercado de RH no Canadá, entre em contato com a Spiible para que possamos dar orientações mais direcionadas para o seu caso específico, de acordo com seu background e objetivos!

Quero entrar em contato