Tipos de certificações no Canadá

share on

Quem pensa em estudar no exterior muitas vezes pode ficar confuso(a) em relação aos tipos de diplomas e certificações, já que, muitas vezes, o sistema de ensino e as universidades estrangeiras não seguem a mesma lógica do ensino superior brasileiro.


Neste post, vamos esclarecer 
o que é certificate qual a diferença entre certificado e diploma no Canadá para que você consiga identificar aquele que seria o mais adequado para o seu perfil e objetivos. Acompanhe!

Quais são os tipos de certificações no Canadá? 

Graduate certificates 

Para quem já tem diploma de graduação e deseja se aprofundar em sua área de formação ou se especializar em um nicho mais específico, há os graduate certificates, que têm duração média de 1 ano.


Esse tipo de programa equivale às nossas 
pós-graduações de curta duração, ou seja, não incluem mestrado (master) e doutorado (doctorate), que fazem parte de outra categoria. Em alguns casos, a experiência profissional na área pode ser considerada como critério de seleção.

Certificates

Programas com duração média de 1 ano, que podem ser feitos por quem ainda não tem ensino superior. Ou seja, se você terminou o Ensino Médio e deseja fazer um curso mais simples e curto para se especializar em alguma área voltada ao mercado de trabalho, pode optar por um Certificate.


Alguns exemplos de carreiras que podem ser exercidas no exterior com um Certificate Program são assistente médico, 
desenvolvedor web, técnico em oftalmologia e paisagista.

Diplomas 

A nomenclatura pode confundir muita gente, levando a associar com programas universitários de graduação ou pós. Acontece que os programas denominados Diploma no Canadá tratam-se de cursos de treinamento profissional ou vocacional.


Assim como os Certificates, 
não exigem formação acadêmica prévia. A diferença principal é o tempo de duração, que é um pouco maior (cerca de 2 anos). São, em geral, os mais requisitados pelos empregadores canadenses.

Advanced diplomas

Os advanced diplomas seguem a mesma linha das duas categorias anteriores, com a diferença de que duram ainda mais tempo: aproximadamente 3 anos. Podem ser uma boa opção para quem já tem uma graduação no Brasil e pretende ampliar seus conhecimentos na área no Canadá.

Degrees

Finalmente temos a categoria que corresponde, de fato, ao Bacharel no Brasil. Ideal para quem busca completar uma formação superior com foco na área acadêmica, aprofundando seus conhecimentos teóricos em cursos de graduação, mestrado ou doutorado.

De forma parecida com o que ocorre nas universidades brasileiras, os degrees têm duração média de 3 a 4 anos, podendo ser um pouco mais do que isso em casos específicos.

 

Tipos de certificações no Canadá

Qual a diferença em relação às titulações?

Os certificados de conclusão obtidos por estudantes que concluem um Certificate Program não têm validade como curso superior. Quem optar por um Diploma Programs receberá, por sua vez, um diploma de validação naquela área de estudo. Já aqueles que passam por Degrees, que são as graduações completas, recebem o título de bacharel.

De modo geral, os Certificates e Diplomas são cursos profissionalizantes para desenvolver as qualificações necessárias para atuar em determinadas áreas do mercado de trabalho, de forma mais técnica e prática. Os Degrees são mais voltados para a área acadêmica, envolvendo um conhecimento teórico mais aprofundado e uma formação mais ampla do indivíduo.

Para quem são indicados?

Os Certificates e os Diplomas são para quem quer fazer um curso mais rápido para ingressar ou conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, e quem sabe até fazer uma transição de carreira, adquirindo ou atualizando seus conhecimentos em uma área específica e desenvolvendo as habilidades requeridas pelos empregadores.


Os 
Degrees são mais indicados para quem deseja seguir carreira acadêmica e/ou ter uma formação tradicional, mais ampla e integral.

Lá fora, é muito comum que os estudantes façam um curso mais técnico ou profissionalizante antes de ingressar no ensino superior. Muitas vezes, esses cursos funcionam também como uma preparação para que os estudante defina melhor a área em que realmente deseja se dedicar de forma mais aprofundada e/ou se especializar ainda mais posteriormente, já tendo alguma experiência técnica e de mercado.

Por que optar por um diploma ou certificações no Canadá?

Um dos grandes benefícios de optar por qualquer um desses programas de estudo no Canadá é a possibilidade obter um PGWP (Post Graduation Work Permit), um visto de trabalho concedido a estudantes que se graduarem em uma instituição de ensino canadense pós-secundária. 

Para isso, é preciso que o curso tenha duração mínima de 8 meses, sendo que o tempo de visto de trabalho corresponde, geralmente, ao tempo de duração do curso, podendo chegar a até 3 anos depois de sua formatura:

  • Cursos de 8 meses a 1 ano de duração: PGWP com a mesma duração dos estudos.
  • Cursos de 2 a 4 anos de duração: PGWP de 2 a 3 anos.

Os requisitos para se tornar elegível a um PGWP são:


Essa experiência de 
estudo e trabalho no Canadá pode, inclusive, contar pontos no Express Entry, que é o sistema de imigração do país, para você conseguir residência permanente no futuro, caso seja de seu interesse. 


De toda maneira, estudar no Canadá será uma experiência única, que pode fazer toda a diferença em seu currículo e também em sua bagagem de vida. O país é um dos mais procurados por intercambistas brasileiros e do mundo todo por sua 
qualidade de vida, excelente infraestrutura, alto nível das instituições de ensino, receptividade a estrangeiros e oportunidades de trabalho. O fato de receber estudantes do mundo todo também faz dele um país multicultural.

 

 


 

 

Conseguiu identificar qual tipo de curso, diploma ou certificação seria o mais indicado para você? Se ficou interessado(a) em estudar no Canadá, desenvolver fluência em inglês e/ou francês ao mesmo tempo em que adquire qualificação acadêmica e/ou profissionalentre em contato com a equipe da Spiible para tirar suas dúvidas sobre vistos, opções de cursos e colleges e pré-requisitos de admissão. Nós podemos lhe ajudar a realizar esse sonho!

Quero entrar em contato!