Você sabe o que é UX e UI? Se você pensa em fazer uma transição de carreira e até em mudar de país, saiba que estas são algumas das áreas mais promissoras do momento. O Canadá, por exemplo, está com uma grande demanda de profissionais de UX e UI, oferecendo salários bastante atrativos.
Neste post, esclarecemos a diferença entre UX e UI, as habilidades que você precisa desenvolver para atuar na área e por que vale a pena investir em estudar e fazer carreira como UX ou UI designer.
O que é UX e UI?
UX é a sigla para User Experience ou Experiência do Usuário. Como o nome sugere, diz respeito a todas as interações do cliente com uma empresa, seus produtos e serviços — e isso é determinante para o sucesso ou fracasso de uma marca. A função principal de um UX Designer é garantir que essa experiência seja agradável para o cliente em todos os pontos de contato, por exemplo, desenvolvendo sites responsivos (otimizados para dispositivos móveis).
Já UI é User Interface ou Interface do Usuário, uma área voltada para a criação de interfaces mais intuitivas e amigáveis, desde telas de sites e aplicativos de celular até painel de carro ou botões de micro-ondas e de controle remoto. Os elementos principais de uma interface são: botões, tipografia, ícones e cores.
Digamos que o UI é um trabalho mais pautado no racional e o UX no emocional. O primeiro visa conduzir sutilmente o usuário a tomar determinadas ações diante de uma tela, e o segundo a despertar sensações específicas nesse usuário/cliente em diferentes momentos antes, durante e após uma compra.
Cada um tem seu papel e, trabalhando em conjunto, eles podem trazer resultados ainda melhores para a empresa, gerando alto valor para o público, aumentando as chances de engajamento com a marca e fortalecendo, assim, a imagem dela perante seus atuais e futuros clientes.
Habilidades esperadas de um UX e UI designer
As habilidades para trabalhar com experiência do usuário e se destacar nesse meio são bem variadas, incluindo competências em design gráfico, psicologia, engenharia e marketing.
UX designer
O UX designer precisa pensar em formas de proporcionar uma boa experiência ao usuário em termos de usabilidade, utilidade e conveniência na interação com um determinado produto. Para isso, algumas das habilidades técnicas necessárias são:
- Arquitetura da informação: organização das informações de forma compreensível, tanto em sites, aplicativos e softwares, quanto em materiais impressos e até em espaços físicos. Pode incluir sistemas como rotulagem, navegação e funções de pesquisa.
- Projeto de interação: organização das interações com os usuários nos canais disponíveis.
- Fluxos de tarefas: mapeamento de cada passo das tarefas realizadas pelo usuário visando deixar as ações mais fluidas.
- Wireframing: trata-se de um projeto feito para cada tela de uma interface, incluindo todos os componentes necessários para interações (botões, ícones, etc.) página a página.
- Wireflows: traça todos os caminhos que os usuários podem percorrer dentro de um site ou aplicativo.
- Sitemaps: mapa do site, com os detalhes de cada página e a relação entre elas.
Além disso, algumas soft skills ou habilidades pessoais para UX designers são curiosidade, empatia, boa comunicação, colaboração, criatividade, raciocínio lógico e estar constantemente antenado(a) com as tendências.
UI designer
A função do UI designer é criar o design criativo a partir de todo o planejamento feito em UX. Assim, o profissional precisa dominar alguns softwares:
- Adobe XD
- Sketch
- Figma
- Photoshop
- Illustrator
Com essas ferramentas, ele faz os esboços, wireframes e protótipos, selecionando cores e outros elementos que deixarão a interface amigável e com boa usabilidade.
Demanda por profissionais de UX e UI no Canadá
As empresas, de modo geral, têm investido fortemente em design centrado na experiência do usuário para criar produtos e soluções cada vez mais encantadores para o público. Com a expansão da tecnologia e dos meios digitais, agências, startups e mercado corporativo do mundo todo buscam por profissionais qualificados de UX e UI.
Em muitos países, como o Canadá, a demanda supera a oferta. Ou seja, não há profissionais suficientes para ocupar todas as vagas, o que faz com que os salários sejam jogados para cima, principalmente no caso de profissionais de nível médio e sênior. Afinal, as empresas que ficarem para trás neste contexto, correm um sério risco de perder sua competitividade no mercado.
Um relatório do LinkedIn listou o UX como uma das 5 habilidades mais solicitadas pelo mercado. O “relatório de contratação de de projeto de produto”, da Invision, também revela dados interessantes sobre a demanda crescente por esses profissionais, citando UX e UI designers como os mais procurados na área de design de produto.
Quanto ganha um UX Designer no Canadá?
O salário médio de um profissional de UX ou UI designer em Vancouver, por exemplo, é de CA$ 73 mil por ano, começando em CA$ 50 mil anuais e podendo chegar a CA$ 105 mil. Os salários variam de acordo com o tempo de experiência, tipo da empresa e região em que ela está localizada.
O Canadá é conhecido por ter uma das melhores qualidades de vida do mundo e ser um país receptivo a estrangeiros. Por isso, é muito procurado por brasileiros que desejam estudar e trabalhar fora ou até fazer carreira internacional. Com o mercado aquecido e escassez de mão de obra qualificada, o governo tem flexibilizado as regras para que os contratantes possam atrair e reter profissionais estrangeiros que atendam aos requisitos exigidos.
Fazer um curso de UX ou UI no Canadá pode ser uma oportunidade para você entrar no mercado por lá e começar uma nova carreira ou de avançar e criar novas oportunidades, mesmo que já atue na área no Brasil. Além da perspectiva de crescimento, essa é uma carreira bastante dinâmica e significativa, em que o foco em pessoas e em gerar boas experiências pode ser muito gratificante para o profissional.
Para saber mais sobre programas de intercâmbio no Canadá e oportunidades para UX e UI designer, entre em contato com a Spiible!