Mercado de trabalho no Canadá: UX e UI

share on

Nesse Blog Spiible explicamos tudo sobre trabalhar com UX designer e UI no Canadá, salários, demandas e oportunidades.

 

Você sabe o que é UX e UI? Se você pensa em fazer uma transição de carreira e até em mudar de país, saiba que estas são algumas das áreas mais promissoras do momento. O Canadá, por exemplo, está com uma grande demanda de profissionais de UX e UI, oferecendo salários bastante atrativos.

 

Neste post, esclarecemos a diferença entre UX e UI, as habilidades que você precisa desenvolver para atuar na área e por que vale a pena investir em estudar e fazer carreira como UX ou UI designer.

O que é UX e UI?

UX é a sigla para User Experience ou Experiência do Usuário. Como o nome sugere, diz respeito a todas as interações do cliente com uma empresa, seus produtos e serviços — e isso é determinante para o sucesso ou fracasso de uma marca. A função principal de um UX Designer é garantir que essa experiência seja agradável para o cliente em todos os pontos de contato, por exemplo, desenvolvendo sites responsivos (otimizados para dispositivos móveis).

 

Já UI é User Interface ou Interface do Usuário, uma área voltada para a criação de interfaces mais intuitivas e amigáveis, desde telas de sites e aplicativos de celular até painel de carro ou botões de micro-ondas e de controle remoto. Os elementos principais de uma interface são: botões, tipografia, ícones e cores.

 

Digamos que o UI é um trabalho mais pautado no racional e o UX no emocional. O primeiro visa conduzir sutilmente o usuário a tomar determinadas ações diante de uma tela, e o segundo a despertar sensações específicas nesse usuário/cliente em diferentes momentos antes, durante e após uma compra.

 

Cada um tem seu papel e, trabalhando em conjunto, eles podem trazer resultados ainda melhores para a empresa, gerando alto valor para o público, aumentando as chances de engajamento com a marca e fortalecendo, assim, a imagem dela perante seus atuais e futuros clientes.

Habilidades esperadas de um UX e UI designer

As habilidades para trabalhar com experiência do usuário e se destacar nesse meio são bem variadas, incluindo competências em design gráfico, psicologia, engenharia e marketing.

UX designer

O UX designer precisa pensar em formas de proporcionar uma boa experiência ao usuário em termos de usabilidade, utilidade e conveniência na interação com um determinado produto. Para isso, algumas das habilidades técnicas necessárias são:

  • Arquitetura da informação: organização das informações de forma compreensível, tanto em sites, aplicativos e softwares, quanto em materiais impressos e até em espaços físicos. Pode incluir sistemas como rotulagem, navegação e funções de pesquisa.
  • Projeto de interação: organização das interações com os usuários nos canais disponíveis.
  • Fluxos de tarefas: mapeamento de cada passo das tarefas realizadas pelo usuário visando deixar as ações mais fluidas.
  • Wireframing: trata-se de um projeto feito para cada tela de uma interface, incluindo todos os componentes necessários para interações (botões, ícones, etc.) página a página.
  • Wireflows: traça todos os caminhos que os usuários podem percorrer dentro de um site ou aplicativo.
  • Sitemaps: mapa do site, com os detalhes de cada página e a relação entre elas.

 

Além disso, algumas soft skills ou habilidades pessoais para UX designers são curiosidade, empatia, boa comunicação, colaboração, criatividade, raciocínio lógico e estar constantemente antenado(a) com as tendências.

UI designer

A função do UI designer é criar o design criativo a partir de todo o planejamento feito em UX. Assim, o profissional precisa dominar alguns softwares:

  • Adobe XD
  • Sketch
  • Figma
  • Photoshop
  • Illustrator

 

Com essas ferramentas, ele faz os esboços, wireframes e protótipos, selecionando cores e outros elementos que deixarão a interface amigável e com boa usabilidade.

Demanda por profissionais de UX e UI no Canadá

As empresas, de modo geral, têm investido fortemente em design centrado na experiência do usuário para criar produtos e soluções cada vez mais encantadores para o público. Com a expansão da tecnologia e dos meios digitais, agências, startups e mercado corporativo do mundo todo buscam por profissionais qualificados de UX e UI. 

 

Em muitos países, como o Canadá, a demanda supera a oferta. Ou seja, não há profissionais suficientes para ocupar todas as vagas, o que faz com que os salários sejam jogados para cima, principalmente no caso de profissionais de nível médio e sênior. Afinal, as empresas que ficarem para trás neste contexto, correm um sério risco de perder sua competitividade no mercado.

 

Um relatório do LinkedIn listou o UX como uma das 5 habilidades mais solicitadas pelo mercado. O “relatório de contratação de de projeto de produto”, da Invision, também revela dados interessantes sobre a demanda crescente por esses profissionais, citando UX e UI designers como os mais procurados na área de design de produto.

 

Quanto ganha um UX Designer no Canadá? 

salário médio de um profissional de UX ou UI designer em Vancouver, por exemplo, é de CA$ 73 mil por ano, começando em CA$ 50 mil anuais e podendo chegar a CA$ 105 mil. Os salários variam de acordo com o tempo de experiência, tipo da empresa e região em que ela está localizada.


O Canadá é conhecido por ter uma das melhores qualidades de vida do mundo e ser um país receptivo a estrangeiros. Por isso, é muito procurado por brasileiros que desejam 
estudar e trabalhar fora ou até fazer carreira internacional. Com o mercado aquecido e escassez de mão de obra qualificada, o governo tem flexibilizado as regras para que os contratantes possam atrair e reter profissionais estrangeiros que atendam aos requisitos exigidos.

Fazer um curso de UX ou UI no Canadá pode ser uma oportunidade para você entrar no mercado por lá e começar uma nova carreira ou de avançar e criar novas oportunidades, mesmo que já atue na área no Brasil. Além da perspectiva de crescimento, essa é uma carreira bastante dinâmica e significativa, em que o foco em pessoas e em gerar boas experiências pode ser muito gratificante para o profissional.

 


 

Para saber mais sobre programas de intercâmbio no Canadá e oportunidades para UX e UI designer, entre em contato com a Spiible!