Vantagens de estudar em um college em Montreal

share on

Está em dúvida para escolher a cidade parar morar no Canadá? Veja algumas das inúmeras vantagens de fazer um college em Montreal.

Um dos países mais escolhidos pelos brasileiros para intercâmbio de estudo e trabalho é o Canadá. O destino norte-americano tem entre os principais atrativos a excelente qualidade de ensino. Entre as cidades mais visitadas e requisitas para se viver, está Montreal, da província de Quebec.

 

Como quem faz intercâmbio no Canadá pode solicitar a permissão para trabalhar dependendo do curso escolhido, o país é uma ótima opção para quem deseja ter uma experiência completa no exterior.

 

Entretanto, uma dúvida bastante comum de quem quer estudar fora é que tipo de curso escolher, onde estudar (College ou University) e em qual cidade. Se você também tem esses questionamentos, esse post vai te ajudar a entender se morar em Montreal é o ideal para o seu perfil e qual tipo de instituição está de acordo com seus objetivos.

Como estudar no Canadá?

Antes de tudo, vale saber que para estudar no Canadá por mais de seis meses você precisará de um visto de estudante. Em um período inferior, é possível se matricular em um curso apenas com o visto de turismo.

 

Para você ter a permissão de estudo, porém, será necessário fazer a aplicação para o visto e ter uma carta de aceite de uma instituição de ensino do país. Por isso, o primeiro passo é escolher em que lugar vai estudar, se inscrever no programa da instituição selecionada e esperar a aprovação.

 

Com o documentos mãos, é a hora de fazer a aplicação para o visto de estudante. Importante destacar que existe um prazo médio de 90 dias para a liberação, por isso, atente-se à data do início das aulas para não ter problemas.

Diferença entre University e College no Canadá

Uma dúvida comum de brasileiros é sobre os nomes das instituições de ensino, não à toa, a busca por termos no Google sobre “College no Canadá: como funciona” ou “University no Canadá” é frequente.

 

A diferença entre os dois modelos não está na qualidade, pois grande parte das organizações de educação do país são excelentes. A distinção está no formato dos programas e cursos.

 

Os colleges no Canadá podem ser comparados aos cursos profissionalizantes no Brasil. São aqueles nas quais as disciplinas são mais práticas, ou seja, os alunos são incentivados a realizar as técnicas e as competências aprendidas em sala de aula. São, por esse motivo, considerados cursos de especialização.

 

Essa é a principal característica dos cursos em Colleges foco em uma formação bastante específica para uma área profissional e na preparação do aluno para o mercado de trabalho.

 

Os colleges oferecem quatro tipos de certificados:

  • Certificates (2 semestres): certificação técnico-profissional, cursos como tecnologia da informação, gerenciamento de projetos, contabilidade etc.
  • Diplomas (4 semestres): curso superior de até dois anos de duração, corresponde aos tecnólogos no Brasil e desenvolve habilidades e competências para o mercado de trabalho.
  • Bachelor Degrees (8 semestres): não são oferecidos por todos os colleges, mas são cursos de diversas áreas de conhecimento, com até 04 anos de duração e são semelhantes à formação superior brasileira.
  • Post-Grad (2 a 4 semestres)são uma pós-graduação como conhecemos, com o intuito de preparar o profissional para se especializar em uma área do mercado de trabalho.

 

Já os cursos de universidades têm foco no conteúdo teórico, assim como as do Brasil. Geralmente, são cursos mais extensos. São as formações em universidades que darão os tradicionais títulos de bacharelado, mestrado e doutorado. Além disso, a university tem um viés de pesquisa e desenvolvimento para quem deseja uma carreira acadêmica.

 

college em montreal

College no Canadá: quanto custa?

Uma das vantagens em optar por estudar em um college no Canadá é que os valores dos cursos são bem mais baratos que os das universidades. O preço irá depender de vários fatores como: área de estudo, local, reputação da instituição de ensino etc., porém, costumam variar entre CAD$ 6.000 A CAD$ 15.000 por semestre.

 

Além do custo menor por semestre, os cursos são mais curtos e, por isso, menos custos no montante final.

Onde estudar no Canadá?

A escolha da cidade onde você irá estudar depende de uma série de fatores, como estilo de vida, preferência de clima e, principalmente, do tipo de curso que deseja fazer. Entretanto, um dos locais mais procurados para quem irá estudar em um college é Montreal.

 

A cidade é o maior município da província de Quebec e a segunda maior do país, destino de muitos brasileiros todos os anos. Um da das vantagens de escolher esse destino é que a população é bilíngue, então, você tem a oportunidade de melhorar o desempenho nos dois idiomas oficiais do Canadá: inglês e francês.

 

A província de Quebec também é conhecida mundialmente por ser bem diferente de outras regiões do país, inclusive, até o processo de imigração é outros, já que um convite para morar lá é bem disputado.

 

Possui uma vida noturna muito agitada, além de ser sede de eventos muito importantes como as corridas de Fórmula 1. Outra característica da cidade é que, apesar de ser bem frio no inverno, com temperaturas entre -5ºC e 12ºC, no verão os termômetros batem os 26 graus.

 

Outra vantagem da cidade é que Montreal abriga a sede de grandes empresas, já que os impostos na região são baixos. Essa é uma oportunidade do estudante já buscar se posicionar no mercado de trabalho enquanto estuda.

Qual o custo de vida em Montreal?

Mesmo sendo uma das principais cidades do Canadá, o custo de vida em Montreal não é alto. Estima-se que um casal sem filhos, que escolhe morar longe do centro, tem um custo de vida aproximado de 2 mil dólares canadenses por mês, considerando comida e transporte público.

Onde estudar em Montreal? Conheça a Canada College

Se você já se convenceu que Montreal pode ser o destino ideal para você, está na hora de escolher a instituição de ensino. ACanada College é uma das escolas mais tradicionais do país e com excelente reputação acadêmica.

 

A faculdade possui reconhecimento do Ministério do Ensino Superior, Pesquisa, Ciência e Tecnologia (MESRST)e do Ministério da Educação e Ensino Superior (MESS). Na Canada College, prevalecem os princípios de suporte profissional e sucesso do aluno. A instituição a companha seus alunos em seu processo de desenvolvimento e integração ao Quebec e à sociedade canadense.

 

Todos os programas oferecidos aos alunos incluem aprendizagem teórica e prática significativa. O Colégio acredita fortemente na importância de ambos os tipos de aprendizagem, a fim de proporcionar uma formação plena e completa, permitindo que os graduados iniciem melhor suas carreiras profissionais.

 

 


Quer saber mais sobre a cidade de Montreal e como se inscrever em um dos cursos da Canada College? Entre em contato com a Spiible e um de nossos consultores especialista em intercâmbio irá ajudar você a realizar seu sonho de estudar fora do país.

 

Quero entrar em contato!