Estudar e trabalhar fora do país é o sonho de muitos brasileiros. Um dos destinos mais desejados é a Europa. Por isso, a pergunta “É preciso de visto para Europa?” é uma dúvida bastante comum de que começa a pesquisar informações sobre intercâmbio no continente.
Com tantas opções de países europeus que recebem brasileiros para trabalhar ou estudar, saber qual melhor se encaixa no seu perfil e em qual irá conseguir o visto é essencial para a sua experiência de intercâmbio na Europa.
Neste texto, vamos explicar todos os detalhes, as regras e os documentos necessários para solicitar o visto europeu de estudante nos destinos mais procurados por brasileiros na Europa: Alemanha, Suíça, Espanha e Irlanda. Se tiver interesse em outros países, a Spiible possui um departamento interno especializado em visto que pode te ajudar gratuitamente com a estratégia mais adequada para seu perfil.
Quer saber mais sobre os destinos mais almejados? Continue a leitura deste post!
Guia de visto europeu:
A maioria dos países europeus recebe brasileiros de portas abertas. Entretanto, para estudar ou trabalhar em alguns destinos a aplicação para o visto tem suas particularidades e exigências. O guia abaixo vai ajudar a entender qual dos países mais tradicionais de intercâmbio para brasileiros é o ideal para você.
Tipos de visto: Alemanha
Apesar de ser um país no qual a complexidade do idioma pode ser um desafio para brasileiros, a Alemanha tem diversos atrativos e figura entre os destinos mais procurados para intercâmbio.
O primeiro ponto a destacar é que os brasileiros não precisam solicitar visto no Brasil para estudar e morar no país se estiver matriculado em uma instituição de ensino alemã. Isso é válido para estudantes de todos os tipos de cursos:graduação, intercâmbio, pós-graduação, doutorado ou outros cursos universitários.
Ao chegar na Alemanha, porém, é necessário procurar o Departamento de Estrangeiros e solicitar aautorização de residência obrigatória até três meses depois da chegada no país.
Todo esse processo só é permitido caso o estudante tenha recebido uma carta de aceite de uma universidade alemã, de um curso preparatório (Studienkolleg) ou de uma escola superior de ciências aplicadas (Fachhochschule). Além disso, todo o financiamento ou pagamento do curso deve estar garantido.
Em alguns casos, antes de ingressar no ensino superior, o intercambista decide aprimorar a fluência no alemão e faz um curso preparatório do idioma. Se esse for o seu caso, você precisará solicitar um visto para curso intensivo de alemão. Para fazer a aplicação do visto de estudante Alemanha, esses são os documentos necessários:
- Passaporte válido;
- Requerimento de concessão de autorização de residência;
- Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
- Dados completos do endereço de referência na Alemanha;
- Carta de aceite da universidade ou da escola superior de ciências aplicadas alemã, ou do curso preparatório;
- Certificado de conclusão escolar (histórico escolar) com Apostila da Haia e acompanhado de tradução em língua alemã feita por tradutor juramentado;
- Comprovante de financiamento;
- Comprovante de seguro saúde.
No momento do requerimento do visto, o estudante ainda deve pagar a taxa cobrada por um visto nacional no valor aproximado de 75 euros.
Tipos de visto: Espanha
A Espanha é outro destino entre os preferidos de quem deseja fazer um intercâmbio na Europa. Não há exigência de visto na Espanha para brasileiros que pretendem ficar no país por até 90 dias, mesmo se for estudar durante esse período, devido ao Tratado de Schengen.
Porém, se você deseja fazer um curso ou graduação com mais tempo de duração, será obrigatório solicitar o visto Espanha para estudante. Os requisitos e documentos exigidos para aplicação do visto são:
- Formulário de solicitação do visto;
- 1 Foto 3×4: recente, colorida e com fundo branco;
- Carta de aprovação pela instituição do ensino, com data de início e finalização do curso, carimbada e assinada pela instituição;
- Passaporte original, válido por até 6 meses após a data prevista de chegada na Espanha;
- Apresentar atestado médico e seguro saúde;
- Comprovação de subsistência equivalente a 100% do IPREM (índice espanhol) durante todo o período do curso – 565 euros por mês em 2021;
- Histórico Acadêmico;
- Comprovante de Residência e Título de Eleitor;
- Seguro-viagem;
- Pagamento de taxa no valor de R$367,00.
Com esses documentos em mãos, o estudante deve solicitar o visto pessoalmente pelo menos 430 dias antes da data prevista para a viagem. Mas, se o curso tiver duração de mais de seis meses, em até um mês após a chegada no país, o estrangeiro precisa pedir o Número de Identificación de Extranjero (NIE), uma espécie de carteira de identidade para imigrantes.
Tipos de visto: Irlanda
A Irlanda também é bastante procurada pelos brasileiros para a realização de intercâmbio pela possibilidade de estudar ou trabalhar e pelo idioma ser o inglês. Assim como na Espanha e Alemanha, todo estrangeiro que não possua passaporte da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça precisam de visto para ficar mais de 90 dias no país.
Existe um lista de vistos possíveis para quem deseja morar na Irlanda. O Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração (Irish Naturalisation and Imigration Service – INIS) é o órgão responsável pela permissão ou não da permanência de estrangeiros no país.
Nenhum brasileiro precisa de visto para entrar na Irlanda, mas a aplicação do visto é realizada assim que chegar em solos irlandeses. Existem diversos tipos de vistos no país (de turista, trainee, permanência prolongada, casamento, entre outros), porém, o mais cobiçado é o Stamp 2 (visto para estudo e trabalho), que abordaremos por aqui.
Ele é concedido para imigrantes que frequentarão aulas regulares, mas desejam trabalhar. O Stamp 2 permite que o estudante trabalhe até 20 horas durante as aulas e até 40 horas em meses de férias estudantis (junho a setembro/15 de dezembro a 15 de janeiro).
Os requisitos para aplicação deste tipo de visto são estar matriculado em um curso de duração mínima de 25 semanas sem uma instituição de ensino reconhecida pelo governo Irlândes.
O Stamp 2 permite que o intercambista fique no país por até 8 meses, com a possibilidade de renovação por mais duas vezes se comprovar que continua fazendo cursos na Irlanda. Durante esse período, nenhum estrangeiro pode utilizar serviços oferecidos pelo governo, como seguro-desemprego e saúde.
Ao chegar no país, o estudante recebe um visto temporário de um mês para organizar os documentos que deve apresentar:
- Carta da escola (curso com carga mínima de 15/h por semana);
- Seguro governamental ou médico privado;
- Comprovante de pagamento do curso;
- 3 mil euros comprovados em extrato de uma conta bancária irlandesa;
- Comprovante de endereço;
- Prova de que a escola possui o Learner Protection;
Pagamento de taxa para a obtenção do Irish Residence Permit – IRP (visto da Irlanda de estudo e trabalho) – valor: 300 euros.
Tipos de visto: Suíça
Questionamentos como “a entrada de brasileiro na Suíça, com a COVID-19, está permitida?” e “Como conseguir visto de estudante na Suíça?” estão cada vez mais comuns, o que mostra que o destino tem ganhado popularidade entre os brasileiros.
Então, se você quer imigrar para o país, fique atento, ao contrário dos países anteriores, se você deseja entrar e permanecer na Suíça por um período deve fazer a solicitação de visto.
Meses antes de iniciar o seu curso, você precisa procurar a Embaixada ou Consulado Suíço no seu país para fazer a aplicação do visto. Certifique-se de que tem em mãos todos os documentos necessários e que tenha pelo menos uma cópia nos idiomas francês, alemão, inglês ou italiano.
- Três formulários de solicitação de visto de longa permanência (D Visa), preenchidos e assinados;
- Quatro fotografias tamanho passaporte;
- Passaporte válido;
- Carta de aceitação de uma universidade suíça;
- Comprovante de pagamento da matrícula e mensalidades;
- Prova de fundos suficientes para seus estudos na Suíça por meio de extratos bancários;
- Comprovante de bolsa ou empréstimo, se for seu caso;
- Currículo;
- Carta de motivação;
- Uma declaração por escrito de que você deixará a Suíça ao concluir seus estudos.
Pode ser ainda que você precise fazer um teste de idioma para comprovar que está apto pra estudar no país.
Se estudar fora do país é seu sonho, você precisa começar a se planejar e, principalmente, procurar uma instituição de ensino renomada para iniciar seus estudos.
Uma das referências em ensino para intercâmbio na Europa é aEU Business School,escola de negócios internacional, profissionalmente credenciada e de alto nível, com campi em
Barcelona, Genebra, Montreux, Munique e online.
A universidade oferece programas de base, bacharelado, mestrado e MBA com ensino de inglês em disciplinas que fomentam o empreendedorismo, a inovação e a liderança.