Como solicitar um visto de estudante e quais tipos de vistos existem? Quanto tempo demora o processo?
Se você é daqueles que sonha em estudar na Austrália, chegou a hora de parar de sonhar e começar a agir.
O primeiro passo é saber com detalhes tudo o que você precisa para obter o visto de estudante, além de entender melhor quais são os tipos de vistos que você pode se candidatar.
A Austrália é um país que, além de ser um destino turístico incrível, também é ideal para quem deseja estudar e crescer profissionalmente, já que possui diversas universidades classificadas como as melhores do mundo. Além disso, existem opções de formação em diferentes áreas, com universidades especializadas onde poderá encontrar cursos e programas de estudo de acordo com os seus interesses.
Então, quais são os tipos de visto?
A boa notícia é que agora existe apenas um visto de estudante que abrange todas as possibilidades de estudo, seja para candidatura a cursos, pós-graduação, master ou formação especializada, portanto, basta solicitar o Studant Visa Subcass 500, que lhe permitirá permanecer no país de 3 meses a 5 anos, se estiver estudando. Lembre-se de que você pode solicitar o visto de estudante a partir dos 16 anos e para trabalhar a partir dos 18 anos. Antes de iniciar o processo, não se esqueça de conferir a validade do seu passaporte, pois ele deve ter validade mínima de 6 meses.
E como faço para solicitar o visto?
Independentemente da sua nacionalidade, o processo é basicamente o mesmo para todos, embora possa ter variações mínimas para alguns países. Aqui vai o passo-a-passo:
- Escolha a instituição onde deseja estudar e efetue o pagamento: Você pode optar por pagar tudo ou apenas uma parte. Isso gera o CoE (Confirmation of Enrolment) que é um documento que confirma sua matrícula.
- Faça o pagamento do seu seguro saúde: Este documento é conhecido como OSHC (Overseas Student Health Cover). É importante que você ateste que estará protegido durante sua estada na Austrália, portanto, você deverá pagar seu seguro saúde durante todo o período que estiver lá e apresentar comprovante do mesmo.
- Escreva a Carta de Intenção: Este documento é conhecido como GTE (Genuine Temporary Entrant) e se trata de uma carta de intenção endereçada ao Departamento de Imigração, onde você declara os motivos pelos quais deseja estudar na Austrália, os benefícios que isso lhe trará e o que você irá fazer uma vez que você terminar seus estudos.
- Anexe os documentos comprobatórios: Você deve anexar à carta ou GTE os documentos que comprovem seus estudos em seu país ou experiência de trabalho, conforme o caso.
- Faça seus exames médicos e dados biométricos: Dependendo do país de sua nacionalidade, esses exames podem ter solicitações diferentes. Você deve anexar os resultados dos mesmos.
- Verifique a comprovação financeira: Você deverá apresentar uma comprovação de que possui solvência econômica para cobrir o tempo total da sua estadia no país. Dependendo da estabilidade econômica e política do seu país, eles podem pedir que você comprove o dinheiro ou insira uma classificação de risco de imigração; com o qual eles determinam a probabilidade de alguém permanecer ilegal na Austrália.
- Nível de inglês: Se você está se candidatando para uma formação que não seja um curso de inglês, você deve certificar seu nível neste idioma para que possa então solicitar o visto de estudante.
Uma vez que você possuir esses documentos e certificados, já será possível realizar o pedido de visto de estudante. Lembre-se de que o tempo de processamento pode variar se você se candidatar como estudante estrangeiro, ELICOS (cursos de inglês) ou VET (cursos profissionalizantes). Logo, o processo pode demorar entre 13 e 49 dias, por isso é importante que você comece seu processo com antecedência, para que na hora da data da sua viagem você já tenha tudo resolvido e em dia.