Vistos de estudante na Austrália – Um guia completo

share on

Para estudar na Austrália, solicite o visto de estudante (Subclasse 500). Escolha a instituição, pague a matrícula, adquira o seguro saúde, redija a Carta de Intenção (GTE), anexe documentos, faça exames médicos e dados biométricos, comprove estabilidade financeira, demonstre proficiência em inglês, e inicie o processo com antecedência, pois o tempo de processamento varia de 13 a 49 dias.

Como solicitar um visto de estudante e quais tipos de vistos existem? Quanto tempo demora o processo?

Se você é daqueles que sonha em estudar na Austrália, chegou a hora de parar de sonhar e começar a agir.

O primeiro passo é saber com detalhes tudo o que você precisa para obter o visto de estudante, além de entender melhor quais são os tipos de vistos que você pode se candidatar.

A Austrália é um país que, além de ser um destino turístico incrível, também é ideal para quem deseja estudar e crescer profissionalmente, já que possui diversas universidades classificadas como as melhores do mundo. Além disso, existem opções de formação em diferentes áreas, com universidades especializadas onde poderá encontrar cursos e programas de estudo de acordo com os seus interesses.

Então, quais são os tipos de visto?

A boa notícia é que agora existe apenas um visto de estudante que abrange todas as possibilidades de estudo, seja para candidatura a cursos, pós-graduação, master ou formação especializada, portanto, basta solicitar o Studant Visa Subcass 500, que lhe permitirá permanecer no país de 3 meses a 5 anos, se estiver estudando. Lembre-se de que você pode solicitar o visto de estudante a partir dos 16 anos e para trabalhar a partir dos 18 anos. Antes de iniciar o processo, não se esqueça de conferir a validade do seu passaporte, pois ele deve ter validade mínima de 6 meses.

E como faço para solicitar o visto?

Independentemente da sua nacionalidade, o processo é basicamente o mesmo para todos, embora possa ter variações mínimas para alguns países. Aqui vai o passo-a-passo:

  1. Escolha a instituição onde deseja estudar e efetue o pagamento: Você pode optar por pagar tudo ou apenas uma parte. Isso gera o CoE (Confirmation of Enrolment) que é um documento que confirma sua matrícula.
  2. Faça o pagamento do seu seguro saúde: Este documento é conhecido como OSHC (Overseas Student Health Cover). É importante que você ateste que estará protegido durante sua estada na Austrália, portanto, você deverá pagar seu seguro saúde durante todo o período que estiver lá e apresentar comprovante do mesmo.
  3. Escreva a Carta de IntençãoEste documento é conhecido como GTE (Genuine Temporary Entrant) e se trata de uma carta de intenção endereçada ao Departamento de Imigração, onde você declara os motivos pelos quais deseja estudar na Austrália, os benefícios que isso lhe trará e o que você irá fazer uma vez que você terminar seus estudos.
  4. Anexe os documentos comprobatórios: Você deve anexar à carta ou GTE os documentos que comprovem seus estudos em seu país ou experiência de trabalho, conforme o caso.
  5. Faça seus exames médicos e dados biométricos: Dependendo do país de sua nacionalidade, esses exames podem ter solicitações diferentes. Você deve anexar os resultados dos mesmos.
  6. Verifique a comprovação financeira: Você deverá apresentar uma comprovação de que possui solvência econômica para cobrir o tempo total da sua estadia no país. Dependendo da estabilidade econômica e política do seu país, eles podem pedir que você comprove o dinheiro ou insira uma classificação de risco de imigração; com o qual eles determinam a probabilidade de alguém permanecer ilegal na Austrália.
  7. Nível de inglêsSe você está se candidatando para uma formação que não seja um curso de inglês, você deve certificar seu nível neste idioma para que possa então solicitar o visto de estudante.

Uma vez que você possuir esses documentos e certificados, já será possível realizar o pedido de visto de estudante. Lembre-se de que o tempo de processamento pode variar se você se candidatar como estudante estrangeiro, ELICOS (cursos de inglês) ou VET (cursos profissionalizantes). Logo, o processo pode demorar entre 13 e 49 dias, por isso é importante que você comece seu processo com antecedência, para que na hora da data da sua viagem você já tenha tudo resolvido e em dia.