Como saber se meu visto vai ser aprovado pela imigração?

share on

Meu visto vai ser aprovado pela imigração? Nossa especialista em vistos, com 99% de taxa de aprovação, respondeu as principais perguntas. Confira!

 

Estados Unidos, Canadá, Malta, Nova Zelândia, Inglaterra / Reino Unido, África do Sul, Austrália ou Irlanda. Se você vai fazer um intercâmbio, é bem provável que um desses países seja o seu destino e que você já esteja pensando em como fazer para tirar o seu visto! E por isso, deve estar cheio de dúvidas como: Terei que contar com a sorte? O processo parece com uma loteria de vistos? É possível saber se vou conseguir ser aprovado pela imigração?

 

Para te ajudar a esclarecer todas essas dúvidas, de forma gratuita, e garantir que você não perca mais o sono com esse assunto, conversamos com a Mellina Iano, uma das maiores especialista em vistos do Brasil. A Mellina trabalha hoje como head do departamento de vistos da Spiible e ajuda estudantes do mundo inteiro com seus projetos de intercâmbio, além de possuir uma taxa de aprovação de quase 100%. Ela separou um tempinho em sua agenda e respondeu as principais dúvidas dos estudantes internacionais que não necessariamente buscam um Green Card, mas desejam viajar para o destino dos seus sonhos. Acompanhe abaixo as perguntas e respostas.

Tem como ter certeza se eu serei aprovado pela imigração?

 

“Infelizmente, não. Quem toma a decisão sobre os pedidos de visto é a imigração. O que a gente faz, para reduzir os riscos de negativa, é cuidar do seu processo com todo o carinho, levando em consideração cada detalhe que a imigração utiliza para te considerar um estudante genuíno.”

 

Existe uma renda mínima para conseguir tirar o visto?

 

“Existe, sim. E cada país estipula o valor para ser apresentado. De uma forma geral, eles fazem o cálculo baseado nos gastos que você vai ter enquanto estiver estudando por lá, como moradia, alimentação, lazer, transporte, etc.”

 

 


Mapa mundi

 

VEJA AS PÁGINAS OFICIAIS DOS GOVERNOS:

• Canadá

• EUA

• Irlanda

• Austrália

• Nova Zelândia

• Reino Unido

• Malta

• África do Sul

 


O consulado tem acesso a quais informações do meu processo de aplicação de visto?

 

“Bom, as imigrações têm acesso a todos os documentos que são apresentados na sua aplicação. E geralmente elas pedem comprovações sobre estudo, trabalho, capacidade financeira e os vínculos com o país de origem.”

 

Quais são os vistos mais difíceis de serem aprovados e por quê?

 

“São aqueles que não conseguem cumprir com alguma exigência feita pela imigração. Mas de uma forma geral, baseado na nossa experiência, são aqueles que não se preparam financeiramente para o projeto ou que não conseguem demostrar qual a importância do curso para o seu crescimento profissional. Os que não conseguem demostrar que tem forte motivação para voltar para o seu país de origem, ou seja, aquele que não tem o vínculo com o seu país, também são difíceis.”

 

Existe algum padrão para a reprovação do visto?

 

“Não existe um padrão para a reprovação. O que existe, na verdade, são alguns requisitos que as imigrações consideram importantes para se certificarem que você é um estudante genuíno. Eles querem saber qual é o seu objetivo com intercâmbio, ou seja, se o curso que você vai realizar vai ser importante para o seu crescimento profissional. E como que eles analisam e cruzam todas essas informações? Através dos pontos já mencionados acima, como uma comprovação de estudo, uma comprovação de trabalho, capacidade financeira e os vínculos com o seu país de origem.”

 

 

Como funciona os agendamentos dos vistos?

 

“Bom, cada país tem uma forma de solicitar os vistos. Muitos são totalmente online, não exigem entrevista ou qualquer apresentação presencial. Mas tem outros países, como Canadá e os Estados Unidos, que pedem a biometria e a entrevista.”

 

Existe algum país, procurado por intercambistas, em que os brasileiros não precisam de visto?

 

“Tem alguns países da Europa, como Irlanda, Alemanha e Inglaterra, por exemplo. E tem países como o Canadá e a Nova Zelândia que facilitaram o processo em algumas situações, pedindo somente autorização eletrônica. Mas é importante ressaltar que isso vai depender muito do tempo e do tipo do seu curso.”

 

 

Que documentos podem ser apresentados como comprovação financeira?

“Extratos bancários, poupanças, aplicações financeiras com liquidez e imposto de renda, dependendo do rendimento anual.”

 

 

Quanto tempo leva para sair o resultado da aplicação do meu visto?

 

“O tempo de processamento de visto é dinâmico. Altera de acordo com a demanda interna nas imigrações. Por isso, é importante se planejar com antecedência para o seu intercâmbio, assim você não terá problemas com prazos em nenhuma parte do processo.“

 

 

Em geral, quais são os perfis que são aprovados para a maioria dos vistos?

 

“Mais do que um perfil específico, é importante que o estudante cumpra com as exigências que os países fazem. Nesse sentido, a Spiible é muito diferenciada. A gente se preocupa em entender quem é esse estudante e por que ele quer estudar fora. Depois fazemos um estudo do perfil e apresentamos as possibilidades para uma aplicação que tenha maior chance de aprovação.”

 

 

Gostou da entrevista e quer saber mais sobre o universo dos vistos? Agende uma conversa com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas.

 

Quero entrar em contato