Brasileiros agora têm mais facilidade para obter o visto canadense!
Se você deseja estudar, trabalhar ou viajar para o Canadá, temos uma ótima notícia! O governo canadense implementou medidas para acelerar a emissão de vistos para brasileiros, tornando o processo mais rápido e acessível.
Confira abaixo como essa mudança pode beneficiar você e quais são os novos prazos e requisitos!
Programa Student Direct Stream (SDS)
O Brasil e mais 6 países (Antígua e Barbuda, Colômbia, Costa Rica, Peru, São Vicente e Granadinas e Trinidade e Tobago) foram incluídos no Student Direct Stream (SDS). Saiba nesse post porquê o Canadá acelera vistos para brasileiros
O que mudou na emissão de vistos para brasileiros?
O Canadá simplificou o processo de solicitação para tornar a entrada de brasileiros no país mais ágil. As principais mudanças incluem:
✅ Redução no tempo de processamento para vistos de turista e estudante.
✅ Menos exigências para brasileiros que já possuem visto dos EUA.
✅ Adoção de processos digitais para acelerar a análise de documentos.
🔹 Dica: Se você está planejando viajar, inicie o pedido de visto o quanto antes para aproveitar a nova agilidade no processamento!
Student Direct Stream (SDS) é um programa de processamento de vistos de estudante acelerado para aqueles que irão estudar um curso pós-secundário (universidade, colleges e institutos).
O SDS foi lançado em 2018 como uma opção para oferecer suporte a um processamento mais rápido para alunos pós-secundário. Por meio da SDS, um candidato fornece informações adicionais antecipadamente, permitindo que os oficiais façam uma avaliação completa e uma decisão final rapidamente. O tempo de processamento deste programa é de 20 dias.
Os processos aplicados dentro deste programa são muito positivos para os estudantes pois dão maior certeza que os vistos serão concluídos em tempo hábil. Além disso, os países que já faziam parte desta lista costumam apresentar alto índice de aprovação já que cumprem com os requisitos rigorosos impostos pela imigração canadense.
Requisitos necessários para serem elegíveis:
- Teste de proficiência: Mínimo de pontuação 6.0 no IELTS em cada habilidade (listening, reading, writing and speaking) ou o Test d’Evaluation de Français (TEF) que é equivalente a uma pontuação do Canadian Language Benchmark (CLB) de pelo menos 7 para cada habilidade: pelo menos 310 para speaking, 249 para listening, 207 reading e 310 writing.
- Comprovação financeira de CAD 10.000 ou mais. Deve ser de uma instituição financeira canadense elegível. Listas das instituições: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/student-direct-stream/eligibility.html#GIC ou https://www.cdic.ca/your-coverage/list-of-member-institutions/
- Comprovação do pagamento do primeiro ano do curso
- Letter of acceptance de uma escola DLI
- Evidência de estudos: histórico escolar do ensino médio ou graduação
- Exames médicos realizados com um médico credenciado pela imigracao
Obs: O aplicante também deverá realizar a biometria para que o processo seja concluído dentro do prazo estipulado.
Tipos de vistos mais impactados pela mudança
Os principais vistos que tiveram seus tempos de processamento reduzidos incluem:
Visto de Estudante (Study Permit)
Para aqueles que desejam estudar no Canadá, o processo agora está mais rápido, permitindo que estudantes iniciem seus cursos no prazo certo.
Visto de Turismo (Visitor Visa)
Se você deseja visitar o Canadá por lazer ou para conhecer instituições antes de se matricular, a emissão do visto agora ocorre de forma mais eficiente.
Visto de Trabalho (Work Permit)
Para profissionais qualificados que desejam trabalhar no Canadá, a aceleração no processamento pode facilitar a entrada no mercado de trabalho canadense.
🔹 Dica: Dependendo do tipo de visto, a documentação exigida pode variar. Certifique-se de ter todos os documentos necessários para evitar atrasos!
Qual o prazo atual para conseguir um visto para o Canadá?
O tempo de processamento varia de acordo com o tipo de visto e sua categoria específica. Com as novas regras, o tempo médio para brasileiros pode ser de apenas algumas semanas, especialmente para vistos de turismo e estudo.
🔹 Dica: Consulte o site oficial do governo do Canadá para acompanhar os tempos de processamento atualizados.
Fonte sobre a inclusão do Brasil na lista e sobre o SDS: https://www.canada.ca
<