Estude e Trabalhe na Austrália | Intercâmbio na Austrália

Hoje vamos falar sobre como é possível estudar e trabalhar na Austrália, país com uma das menores taxas de desemprego do mundo. Lá, há inúmeras cidades onde é possível conseguir um trabalho legalmente como estudante, de modo que você possa curtir, viajar, explorar seu inglês, sua comunicação e ainda fazer suas compras com o próprio dinheiro (lembrando que com o visto de turista não é possível conseguir um trabalho). Nós sabemos que o desejo de fazer intercâmbio na Austrália e a dúvida de como se manter num país diferente sem passar perrengue, ou ficar dependendo do dinheiro da família, envolve muitas pessoas, e é aí que surge a busca por oportunidades de emprego e uma maior independência.

Primeiramente, nós indicamos que você se planeje e leve uma graninha extra para viver por, pelo menos, 2 meses sem trabalhar. É muito provável que você consiga um emprego nas primeiras semanas de estadia no país, não é nem por isso, mas o ideal é que você tire aquele primeiro mês para conhecer e explorar os hábitos locais, se soltar um pouco mais, e assim que estiver mais adaptado, buscar um trabalho. O pessoal australiano, no geral, é muito receptivo com estrangeiros (nós não cansamos de dizer isso). Eles acolhem muito bem quem vem de fora e super entendem que esse negócio de estudar e trabalhar ajuda muito os jovens em intercâmbio na Austrália, então não se preocupe com o tempo, porque você vai encontrar muitas vagas te esperando.

Geralmente, o pessoal começa procurando as vagas em sites e depois partem para os pedidos de indicação, onde você começa cobrindo as férias de quem já trabalha no local e depois – se tudo ocorrer como o esperado – pode ser contratado formalmente (por isso é bom participar das atividades extracurriculares e fazer amizades com o pessoal). Também rolam muitas vagas em grupos de whatsapp e facebook, mas a melhor opção é você pegar uma tarde, imprimir uns currículos e sair entregando nos estabelecimentos – eles costumam deixar avisos na vitrine quando estão precisando de ajudantes. De uma forma geral, é bom usar todos os canais possíveis de busca, tanto online quanto off. E ser cara de pau, sair da zona de conforto e ir atrás de oportunidades, construindo mais redes de relacionamento e indicação.

Para que você encontre um emprego com facilidade, o nível de inglês é um fator importante, pois os tipos de trabalho que mais se encaixam para quem faz intercâmbio na Austrália normalmente são na área de atendimento ao cliente (como bares, restaurantes, supermercados, hotéis, entre outros). Esta é uma ótima maneira de você treinar o seu inglês e desenvolver melhor suas habilidades comunicativas, enquanto tira um aprendizado enorme devido às experiências que o trabalho vai gerar e ganha um salário bom para se manter (a Austrália possui um dos maiores salários mínimos do mundo, sendo, atualmente, AU$ 18,93 pagos por hora). Só tenha cuidado na empolgação, para que o cansaço físico não tome conta de você e prejudique seus estudos.

Dúvidas sobre VET ou Ensino Superior na Austrália

Estude Social Media na Austrália

Uma dica que costumamos dar é que o período entre setembro e fevereiro o turismo fica mais forte em todas as cidades, abrindo mais postos de trabalho. Você só será liberado para começar a trabalhar a partir do dia de início do seu curso, então é bom ficar atento às datas e se planejar para poder começar a trabalhar numa época mais propícia. É permitido fazer até 40 horas quinzenais de trabalho durante o período de estudos (20h/semana relativamente), mas nas férias você pode trabalhar sem limite de horas (é importante que você respeite isso, pois se houver alguma discrepância de trabalho full time durante o período letivo, isso pode gerar sérios problemas, tanto para o empregador quanto para o empregado).

Existe uma burocracia básica que envolve documentações para quem faz intercâmbio na Austrália. Você precisa ter um TFN – que é como se fosse o CPF australiano – para garantir que você não pague mais impostos do que deve, e se você não fornecer este TFN ao banco e ao empregador, quase metade do seu salário será retido e você não consegue o direito a férias anuais pagas. Com toda a documentação necessária em mãos, força de vontade e agilidade, você com certeza vai conseguir um emprego com rapidez por lá.

Estudar e trabalhar pode algo desafiador, mas com o tempo você verá os resultados fluindo e ficará orgulhoso de si. Nós da Spiible estamos aqui para te ajudar no que for preciso, então se você ficou com alguma dúvida sobre intercâmbio na Austrália para estudar e trabalhar, entre em contato conosco!

Leia: Spiible na Folha de S. Paulo

We help from wherever you are!

Head Office - Australia
Level 5 / 342 Flinders Street, Melbourne, VIC 3000 - Australia

Email: hello@spiible.com 
Phone: +61 3 9080 6672
Whatsapp: +61 406 247 900

 

Brazil - São Paulo
Av. Paulista, 1374 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-100 (WeWork 11 andar)

Email: brasil@spiible.com.br 
Whatsapp: +55 11 99341-1558

Your Details
To contact us, please complete the details below.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.