Colleges privados e Colleges públicos no Canadá: o que são e quais as diferenças?

share on

College público ou college privado? A grande dúvida de quem quer fazer um intercâmbio ou imigrar para o Canadá. Nesse Blog Spiible te explicamos tudo!

 

Muitas pessoas que desejam fazer intercâmbio e imigrar para o Canadá, optam por se matricular em um college. De fato, esse pode ser um caminho promissor, inclusive para quem tem a intenção de ir com a família para o Canadá, mas é preciso ficar atento a alguns pontos, como a diferença entre os colleges privado e os colleges públicos no Canadá, e as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Neste post, vamos esclarecer essas diferenças e apresentar opções de college público e privado para que você possa tomar uma decisão acertada de acordo com aquilo que faz mais sentido para sua realidade e objetivos.

Como funcionam os colleges públicos no Canadá? 

Diferentemente do que ocorre no Brasil, os colleges públicos no Canadá não são gratuitos, o que pode acabar confundindo muita gente. Eles, na verdade, recebem verba do governo, e oferecem mais opções de cursos, além de ter uma infraestrutura mais completa de bibliotecas, laboratórios, residências estudantis etc. 


No entanto, as mensalidades são mais caras do que as dos colleges privados, e o nível de exigência do processo seletivo também costuma ser mais alto. A anuidade dos colleges públicos gira em torno de CAD $13.000 e CAD $20.000 e nota do 
IELTS precisa ser entre 6 e 6,5, embora alguns aceitem 5,5.


Outra vantagem dos colleges públicos é que, além dos próprios alunos, seus 
cônjuges também conseguem permissão de trabalho enquanto durar o programa de estudos, e os filhos com idade a partir de 5 anos têm direito a estudar gratuitamente em escola pública neste período. 

 

Além disso, quem se forma em um college público no Canadá pode aplicar depois para o PGWP (Post Graduate Work Permit), que dá permissão para que o estudante e sua família permaneçam no Canadá por mais até 3 anos após a conclusão do curso, trabalhando em tempo integral.

 

A duração da permissão de trabalho vai depender da duração do seu curso. Não é preciso ter uma oferta de trabalho para se aplicar ao PGWP, mas só é possível fazer a solicitação uma única vez. Portanto, para quem tem planos de imigração, especialmente se for acompanhado da família, os colleges públicos são mais indicados.


Outro ponto importante a ser observado é que, nos colleges públicos há apenas 3 datas fixas de início, em 
setembro, janeiro e maio, sendo que alguns cursos só podem ser iniciados no outono (setembro). Nessas instituições, o mais comum é que haja um misto de estudantes nativos e internacionais.

 

Colleges privados e Colleges públicos no Canadá

 

Niagara College Canada

Com instalações tecnológicas de ponta, foco em comunidade e investimentos multimilionários em sustentabilidade, o Niagara College Canada oferece instalações de aprendizado avançadas em dois belos campi na região de Ontário.

 

Em Welland, há um Instituto de Saúde Aplicada, o Centro de Tecnologia Rankin, o Green Automotive Lab e o Salão de Cabeleireiro Docente. No Niagara-In-The-Lake, localizado na base da Escarpa de Niagara — uma Reserva Mundial da Biosfera, projetada pela UNESCO —, há uma Cervejaria de Ensino, Destilaria de Ensino, Vinícola e Vinhedo de Ensino, Estufa de Ensino, Restaurante de Ensino e Spa de Ensino.

 

Alunos de quase 100 programas se envolvem anualmente em cooperação, colocações em campo, estágios, empreendimentos de aprendizagem, estágios, estágios clínicos, pesquisa baseada em curso, trabalho de campo.

Quais as vantagens dos colleges privados?

Embora haja algumas limitações, os colleges privados também oferecem vantagens que podem fazer mais sentido para algumas pessoas.


Eles não recebem auxílio financeiro do governo e, em geral, se tratam de instituições menores, com oferta mais restrita de cursos. No entanto, os 
custos de anuidades são mais baixos e há menor exigência quanto ao nível de inglês. Há opções de cursos a partir de CAD $6.000 anuais.

 

Contudo, esses valores são mais altos para residentes do Canadá, que na maioria dos casos acabam optando pelos colleges públicos. Então, nos colleges privados há praticamente só alunos estrangeiros.


Os colleges privados também oferecem 
mais opções de datas de início, que pode ser todos os meses ou a cada dois meses, dependendo da instituição.

 

Você também recebe permissão para trabalhar enquanto estiver estudando em um college privado no Canadá, mas seu cônjuge, via de regra, não (embora haja exceções). Pela lei atual, os filhos de estudantes de colleges privados também não terão direito à educação pública gratuita. 

 

Há casos isolados de pessoas que conseguiram work permit para o cônjuge mesmo estando matriculadas em um college público e, com esse documento, conseguiram matricular o filho em escola pública. Mas isso não é garantido e vai depender de cada escola, cidade ou província.


Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que o diploma de um college privado, embora possa contar pontos no 
express entry, não dá direito ao PGWP, salvo em situações específicas, que devem ser verificadas diretamente no site oficial de imigração canadense.

 

Resumindo, se você não tem ainda grana ou nível de inglês suficiente para um college público, e não pode ou não quer investir nisso agora, o college privado pode ser uma ótima alternativa.


De toda forma, você terá o 
aperfeiçoamento profissional, caso o plano seja mesmo voltar ao Brasil após o término do curso. Além disso, o PGWP não é a única maneira de imigrar para o Canadá, e podem surgir outras oportunidades que você nem imagina agora quando você estiver estudando e trabalhando por lá. Nada impede também que você entre, posteriormente, para um college público, quando tiver se estruturado melhor por lá.

Cornerstone

Fundada em 1980, em Vancouver, a Cornerstone é uma faculdade particular totalmente credenciada, com programas de destaque nas seguintes áreas: Desenvolvimento de Aplicativos Web e Mobile, Soluções de Rede e Sistema, Marketing Digital, Gestão de Hotelaria, Gestão de Negócios Internacionais, Relações com o Cliente e Inglês como segundo idioma.

 

A distinção da Cornerstone está em seu currículo. Cada programa é desenvolvido para fornecer uma abordagem prática, para além da aprendizagem em livros didáticos. Salas de aula pequenas permitem uma atmosfera de aprendizagem interativa, onde a máxima atenção pessoal é garantida pelos instrutores.

 

Datas de início flexíveis e taxas de ensino competitivas atraem estudantes de todo o mundo, criando assim um ambiente de aprendizagem multicultural. Na Cornerstone, você vai ouvir espanhol, mandarim, português, turco, japonês, italiano, russo, cantonês, francês, coreano, árabe e, claro, inglês.

 


Não é difícil entender por que o Canadá tem sido cada vez mais procurado por brasileiros e estrangeiros em geral. Além de ter uma das melhores qualidades de vida do mundo, desenvolvimento tecnológico que gera uma demanda crescente por profissionais qualificados de várias áreas para apoiar o crescimento do país, e instituições de ensino de ponta, o Canadá tem uma política de imigração flexível, com boa receptividade a estrangeiros.

 

Se você precisa de ajuda para programar seu intercâmbio ou processo de imigração para p Canadá,entre em contato com a Spiible!

 

Quero entrar em contato