Comprovação financeira na Austrália: Quais os valores e como funciona?

share on

Antes de ter certeza de que o destino da sua viagem é a Austrália, é legal entender quais são as exigências da imigração. Descubra como fazer sua comprovação financeira na Austrália.

Agora é oficial: Você vai fazer o intercâmbio dos seus sonhos!

Mas antes de ter certeza de que o destino da sua viagem é a Austrália, é legal entender quais são as exigências que a imigração faz para aprovar a entrada de estudantes por lá. Hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre como funciona a comprovação financeira na Austrália e o que você precisa fazer para conseguir o seu visto de estudante.

O que é comprovação financeira?

A comprovação financeira é o valor que o estudante precisa apresentar a imigração para provar que tem condições de se manter na Austrália, enquanto for estudante.Por isso, o valor é baseado no custo de vida do país e inclui aluguel, alimentação, transporte público e despesas básicas. Hoje, o governo costuma solicitar que o estudante apresente pelo menos AU$1.753,42 para cada mês que for ficar no país.

Vale lembrar que essa comprovação é feita apenas para o primeiro ano na Austrália. Ou seja, se você está indo para a Austrália fazer um curso de 2, 3 ou 4 anos, você terá que comprovar renda apenas para os seus primeiros 12 meses.

Não esqueça também que a imigração irá pedir outras duas comprovações financeiras adicionais:

  • Valor da passagem aérea (cerca de AU$ 2.000 por pessoa)
  • Condições financeiras para pagar o valor que estiver faltando do curso escolhido, caso não tenha sido quitado antes da viagem.

Ou seja, se você for fazer um curso de 6 meses na Austrália precisará comprovar:

AU$1.753,42 X 6 meses (AU$10.520,52) + valor das passagens aéreas (AU$2.000) + valor para a quitação do curso.

Como apresentar a comprovação financeira na Austrália?

Para a imigração ter certeza de que você tem o valor necessário para sobreviver na Austrália, será solicitado que você apresente um documento comprobatório, como cópia de extrato bancário dos 3 últimos meses ou o último imposto de renda.

Após receberem essa documentação, será feita uma análise e apenas os valores com liquidez imediata serão considerados. O que isso significa? Quer dizer que será contado apenas o dinheiro que estiver em lugares onde você possa retirar quando precisar, como poupança e conta corrente. Por isso, carro, imóveis e FGTS não entram como comprovação financeira.

A imigração também irá verificar se o valor que está na sua conta é genuíno e não veio de um empréstimo bancário. Por exemplo, caso você tenha vendido um carro e tenha um valor adicional apresentado na sua conta, basta comprovar de onde veio esse saldo, para garantir que é genuíno.

Ah! Vale falar também quea Austrália não irá reter este valor! Eles apenas querem saber se você terá disponível em caso de alguma necessidade durante o seu intercâmbio. Por isso, enquanto a imigração estiver analisando o seu processo, ela pode sim solicitar extratos atualizados da conta que você apresentou como comprovação financeira. Então, o ideal é manter o valor disponível durante todo o processo da aplicação do seu visto.

 

E se eu não tiver esse dinheiro na minha conta?

Existe também a possibilidade de recorrer a um suporte financeiro de algum parente próximo, como irmãos, primos, pais e avós. Você poderá utilizar o rendimento de até 3 parentes de sangue simultaneamente para ajudar com a sua comprovação financeira. Porém, se a comprovação for feita através do imposto de renda, apenas o seu pai ou sua mãe poderão servir de suporte financeiro e o rendimento anual deles terá que ser superior a AU$60.000. 

Os valores da comprovação financeira podem mudar?

A imigração tem liberdade de alterar o valor da comprovação financeira sempre que achar necessário. Porém, normalmente eles atualizam os valores apenas no fechamento do ano fiscal da Austrália, que acontece entre junho e julho.

Como funciona a comprovação financeira para partner, na Austrália?

O visto de partner é concedido para pessoas casadas que desejam ir juntas para a Austrália. Nesse caso, existe um aplicante principal e o partner. O aplicante principal pode ir para estudar pelo período que o curso escolhido se estender. Já o partner pode estudar no máximo por 3 meses desde que seja um curso de inglês. No restante do tempo o partner poderá trabalhar para ajudar com as despesas do casal.

Sobre a comprovação financeira, o casal terá que comprovar para o partner AUD$ 7.362 a mais por ano, além do valor já mencionado na comprovação principal.

Comprovação necessáriaAplicante PrincipalCônjugeCriança
Custo de VidaAU$ 21.041 por anoAU$ 7.362 por anoAU$ 3.152 por ano
Passagens AéreasAU$ 2.000 por pessoaAU$ 2.000 por pessoaAU$ 2.000 por pessoa
Valor do CursoValor para o primeiro ano de curso (menos entrada CoE)Não precisa comprovarNão precisa comprovar

E quanto custa para aplicar meu visto?

Existe uma tabela de preços que varia um pouco, mas para uma primeira aplicação de fora da Austrália, para um visto de estudante do aplicante principal ovalor cobrado pela imigração é AU$ 717,17. Este valor é mantido para a primeira renovação de visto, quando o estudante já estiver no país, e sobe para AU$ 1.424,24 para a segunda renovação.

Tipo de Visto1ª Aplicação Fora da Austrália1ª Aplicação na Austrália2ª Aplicação na Austrália
Visto de Estudante – Aplicante PrincipalAU$ 717.17AU$ 717.17A$ 1424.24
Aplicante Dependente + 18 anosA$ 535.35A$ 535.35A$ 1,242.42
Aplicante Dependente – 18 anosA$ 176.76A$ 176.76A$ 883.83

*Os valores incluem a taxa do cartão

 


Comprovação financeira na Austrália

Está com dúvidas sobre como funciona o processo de aplicação e de aprovação do seu visto?

A loteria dos vistos: É possível saber se vou conseguir ser aprovado pela imigração?Leia mais!

 


Quer saber mais sobre quais as exigências que a imigração faz para aprovar a entrada de estudantes na Austrália? Fale com o nosso time!

 

Quero entrar em contato

 

< Older Post