O que você precisa saber antes de ir para o Canadá?

share on

Pensando em se mudar para o Canadá? Separamos nesse blog tudo que você precisa saber antes de imigrar ou fazer um intercâmbio.

 

São vários os detalhes que precisam ser considerados na hora de fazer um intercâmbio no Canadá. Seja um curso de inglês, um college, uma graduação ou um MBA, com certeza você terá que planejar diversas etapas. E, por mais que a gente tente pesquisar tudo, sempre tem alguns pontos importantes que passam desapercebidos.

 

Pensando em te ajudar a fazer aquele checklist da perfeição, separamos algumas informações importantes para você lembrar de tudo e se organizar da melhor forma possível com algumas dicas.

 

Moradia

 

Você pode optar por uma Homestay (casas de família que recebem intercambistas), uma moradia estudantil (hospedagem dentro das universidades) ou alugar um apartamento. Cada uma das opções tem uma faixa de preço e um custo-benefício diferente. Tudo dependerá de quanto você está disposto a gastar e do que você está procurando.

 

De qualquer forma, vale deixar claro que se você está pensando em morar de aluguel no Canadá, precisa saber que a maioria dos contratos imobiliários começam no primeiro dia de cada mês. Ou seja, caso tenha fechado seu contrato a distância, programe-se para chegar perto do dia 01. Ou então chegue com certa antecedência para conseguir encontrar seu apartamento. Vale a pena prestar atenção também nas exigências que alguns lugares fazem para você conseguir alugar o seu apartamento. Existem condomínios que pedem alguns meses de aluguel adiantados. Então, se prepare para isso.

 

Dinheiro

 

Você tem a autorização de sair do Brasil com até R$10.000 em dinheiro, sem ter que declarar o valor. Sabemos que dependendo da cotação do dólar, pode ser muito pouco para garantir o período do seu intercâmbio. Então, a nossa dica é levar um cartão pré-pago e carregá-lo após chegar no país.

 

Uma ótima opção para isso é a Sidekick, que funciona como um cartão de crédito recarregável, com o melhor câmbio de todo o Canadá. O legal é que basta baixar o aplicativo no seu celular, que você consegue saber exatamente quanto com cada categoria de compra (alimentação, transporte, etc) você está gastando e, assim, controlar os seus gastos de forma racional. Outro ponto positivo é que ele é aceito em todos os estabelecimentos comerciais do país, porque só trabalha com as principais bandeiras de cartão. Você pode conhecer um pouco mais sobre a Sidekick clicando aqui!

 

 



Custo de vida

 

Como o Canadá é dividido por províncias, o custo de vida irá variar de acordo com a região que você escolher. Para te ajudar a ter uma noção, separamos os principais gastos que você teria nas regiões mais escolhidas pelos intercâmbistas. Veja aqui!

 

Empregos

 

O primeiro ponto que precisamos ter atenção é: Nem todos os cursos que estão disponíveis para intercambistas no Canadá dão direito a trabalho.  Para trabalhar durante o seu intercâmbio no Canadá você vai precisar tirar um visto apropriado ou conseguir uma permissão de trabalho do governo. Mas pode ficar tranquilo, o processo é mais fácil do que parece.

 

Uma das formas mais comuns é através de um CO-OP, programa oferecido em alguns cursos técnicos para ajudar o aluno a ganhar experiência de trabalho na área estudada. Ele funciona como um estágio e garante a possibilidade de trabalho durante o seu estudo. O único ponto de atenção, é que não são todos os cursos em colleges que possuem programa de CO-OP. Então, observe direitinho antes de fechar o seu programa de estudo.

 

Outra forma de trabalhar durante o seu intercâmbio no Canadá é fazendo um curso de nível superior em uma universidade ou college. Nesse caso, você poderá trabalhar até 20h semanais durante as aulas, desde o primeiro dia do seu curso, e 40h semanais durante os breaks ou nas férias.

 

Você também pode pedir uma permissão de trabalho pós-estudo (PGWP), caso tenha feito algum curso que tenha duração de 8 meses ou mais, no Canadá. O legal nesse caso é que, após o seu curso acabarvocê poderá conseguir até 3 anos a mais de permissão para ficar trabalhando no país e, talvez, tentar até uma residência permanente. O principal aqui, é escolher o curso certo para poder aplicar o PGWP. Por isso, indicamos que converse com um especialista no assunto antes de fechar o seu intercâmbio no Canadá.

Mande um WhatsApp! 

 

Roupas

 

O frio é um tema que precisa ser analisado antes de escolher a região em que você irá morar. Caso você escolha viver em Vancouver, não terá dificuldade em se adaptar a temperatura, uma vez que o clima da região é extremamente agradável para brasileiros, quando comparada a outras cidades. Em Vancouver, a mínima atingida no inverno normalmente fica em torno de 10°C e as temperaturas no verão chegam até 30°C.

 

Agora, se você decidir que irá viver em alguma província que faz frio, tenha em mente que precisará comprar roupas quando o inverno chegar, uma vez que as roupas de frio do Brasil servem apenas para o outono no Canadá.

 

Parece muita coisa para pensar, mas não se preocupe. O segredo é começar montando um checklist para garantir que nada será esquecido. Você também pode contar com os especialistas da Spiible. Podemos te ajudar com uma consulta gratuita para esclarecer todas as suas dúvidas e fazer a experiência do seu intercâmbio ser ainda mais completa.